CEPEDI É CONSIDERADO REFERÊNCIA EM INCLUSÃO SOCIAL NA REGIÃO SUL

A criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática de Ilhéus (Cepedi), um projeto viabilizado através de parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a Petrobras Distribuidora, foi considerado uma obra-prima de inclusão social, segundo a edição número 12 da revista Soluções BR – Mercado Consumidor, que a compara como uma estória que muito bem poderia levar a assinatura de Jorge Amado, tendo como cenário São Jorge dos Ilhéus.

O mais importante na reportagem foi a importância do Cepedi como um dos principais projetos de inclusão social já implementados no sul da Bahia, com o objetivo de desenvolver pesquisas de produtos e processos para as empresas localizadas no Pólo de Informática de Ilhéus, funcionando como importante centro de formação e qualificação profissional para os jovens da região.

Outro ponto ressaltado do Cepedi é a sua parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) que assumiu a sua coordenação recentemente, promovendo além da transferência de tecnologia e da realização de projetos em conjunto com a iniciativa privada, mais uma porta de acesso para o mercado formal de trabalho. Cita que oito formandos em Ciência da Computação da Uesc já trabalham no centro, que tem uma equipe multidisciplinar com 12 profissionais, entre técnicos de ciência da computação, engenheiros eletrônicos e analistas de sistemas.

A Soluções BR relata ainda do projeto já consolidado da Incubadora de Empresas Tecnológicas de Ilhéus (Ineti) criada para oferecer suporte a idéias de negócios que estimulem o empreendedorismo na região. Explica que o Cepedi também atua na captação de recursos para viabilizar empresas tecnológicas, que vão em contrapartida gerar emprego e renda para a população local.

Para a instalação do Cepedi, a BR cedeu à Prefeitura de Ilhéus uma área de 8.710 metros quadrados e em contrapartida, recebeu outra com 10 hectares, o equivalente a 100 mil metros quadrados, às margens da BR 415, onde a BR construiu a Central Avançada de Inspeção e Serviços (Ais) um projeto desenvolvido pela Gerência de Grandes Consumidores e que vai funcionar como Porto Seco, facilitando inclusive o transporte de soja para embarque no porto de Ilhéus. O contrato tem prazo de 20 anos e pode ser prorrogado por igual período.

A BR Distribuidora também é parceira da prefeitura na reconstrução do Bataclan, famosa casa noturna imortalizada por Jorge Amado e que hoje é ponto de referência para turistas do país e do exterior. Já o Cepedi cumpre a sua função social capacitando mão-de-obra para o setor produtivo do pólo de informática e eletroeletrônicos de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *