O estudo “Uma trajetória da educação de Ilhéus : diagnóstico, ações e resultados (1997 – 2004)”, realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus, conclui, entre outras coisas, que no final da gestão atual conseguiu reduzir o índice de repetência de 44% para 14%, diminuiu a evasão escolar de 20% para 13% e reformou 90% das unidades escolares, que tiveram a sua rede física melhorada, enquadrando-se nos padrões mínimos de funcionamento da Fundescola. Um outro indicador importante no período foi a redução do índice de analfabetismo que caiu de 25% para 20%, com a alfabetização de cerca de 10 mil jovens e adultos.
Para a secretária Dinalva Melo também foram incluídos no relatório a aprovação do regimento escolar pelo Conselho Municipal de Educação e a preparação de regimentos próprios por todas as unidades escolares. Outra conquista importante, foi a redução do déficit de docentes da zona rural, através da contratação de professores através de concurso público e a habilitação de 100% dos professores leigos. O documento também faz referências aos desafios da educação para o quadriênio 2005 a 2008.
A secretaria de educação contabiliza ainda como resultados obtidos, a construção e instalação de escolas nas 14 comunidades onde inexistia oferta educacional de 1ª a 4ª séries e de 5ª a 8ª séries. O relatório destaca também a fixação de autonomia financeira e pedagógica das escolas, através de lei específica e a preparação e publicação do programa de ensino, com a instituição de um sistema de avaliação externa para a verificação do nível de aprendizagem dos alunos.
INTEGRAÇÃO – Dinalva Melo ressalta como pontos positivos na área da educação, o fortalecimento da integração entre as redes municipal e estadual de ensino, através da assinatura de convênio de cooperação técnica com o Programa Educar para Vencer; com a preparação e implementação do projeto político pedagógico e plano de desenvolvimento da escola, em 100% das unidades escolares. Ela enfatiza a nucleação administrativa de todas as salas isoladas da zona rural.
Em termos institucionais, um avanço importante ficou por conta do Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar e Conselho Municipal do Fundesb, além da aprovação de um novo Plano de Carreira do Professor, criação de oito centros de educação de jovens e do centro de referência à inclusão escolar, instituição do núcleo de educação e tecnologia.
Os investimentos viabilizaram a ampliação de 50% das matrículas da educação infantil, instituição da metodologia da Escola Ativa para classes multiseriadas e a descentralização dos recursos para a merenda escolar. A Secretaria de Educação também aplicou recursos no Projeto de Atividades Pedagógicas e do Programa Escola Campeã, que transformou Ilhéus num referencial em educação na Bahia, com a implementação de uma série de indicadores de avaliação qualitativa e quantitativa.
Foram implantados TAMBÉM segundo Dinalva Melo, o projeto de educação ambiental – Ecoteatro -, o modelo do ciclo básico de aprendizagem, o projeto contação de histórias, o Fura-Bolo, voltado para difusão da literatura infantil e a construção coletiva de um livro sobre a estória de Ilhéus para uso pedagógico. Ainda são referenciais no estudo o Projeto Proação, para assegurar a graduação de 40 docentes da rede em parceria com a Uesc, ampliação de 17 escolas, reforma de outras 75 unidades, realização de três concursos públicos para docentes, informatização de oito escolas e a aprovação do Plano Municipal de Educação e instituição do Sistema Municipal de Ensino, através da lei 3038, de 10 de janeiro de 2004.
A secretaria de educação contabiliza ainda como resultados obtidos, a construção e instalação de escolas nas 14 comunidades onde inexistia oferta educacional de 1ª a 4ª séries e de 5ª a 8ª séries. O relatório destaca também a fixação de autonomia financeira e pedagógica das escolas, através de lei específica e a preparação e publicação do programa de ensino, com a instituição de um sistema de avaliação externa para a verificação do nível de aprendizagem dos alunos.
INTEGRAÇÃO – Dinalva Melo ressalta como pontos positivos na área da educação, o fortalecimento da integração entre as redes municipal e estadual de ensino, através da assinatura de convênio de cooperação técnica com o Programa Educar para Vencer; com a preparação e implementação do projeto político pedagógico e plano de desenvolvimento da escola, em 100% das unidades escolares. Ela enfatiza a nucleação administrativa de todas as salas isoladas da zona rural.
Em termos institucionais, um avanço importante ficou por conta do Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Alimentação Escolar e Conselho Municipal do Fundesb, além da aprovação de um novo Plano de Carreira do Professor, criação de oito centros de educação de jovens e do centro de referência à inclusão escolar, instituição do núcleo de educação e tecnologia.
Os investimentos viabilizaram a ampliação de 50% das matrículas da educação infantil, instituição da metodologia da Escola Ativa para classes multiseriadas e a descentralização dos recursos para a merenda escolar. A Secretaria de Educação também aplicou recursos no Projeto de Atividades Pedagógicas e do Programa Escola Campeã, que transformou Ilhéus num referencial em educação na Bahia, com a implementação de uma série de indicadores de avaliação qualitativa e quantitativa.
Foram implantados TAMBÉM segundo Dinalva Melo, o projeto de educação ambiental – Ecoteatro -, o modelo do ciclo básico de aprendizagem, o projeto contação de histórias, o Fura-Bolo, voltado para difusão da literatura infantil e a construção coletiva de um livro sobre a estória de Ilhéus para uso pedagógico. Ainda são referenciais no estudo o Projeto Proação, para assegurar a graduação de 40 docentes da rede em parceria com a Uesc, ampliação de 17 escolas, reforma de outras 75 unidades, realização de três concursos públicos para docentes, informatização de oito escolas e a aprovação do Plano Municipal de Educação e instituição do Sistema Municipal de Ensino, através da lei 3038, de 10 de janeiro de 2004.