Explica o secretário que nesta quinta-feira (16), estará reunido com uma comissão de mães do Peti, às 17h30min, no salão nobre do Palácio Paranaguá, com a finalidade de relatar os procedimentos em torno do programa e apresentar os documentos que comprovam que a prefeitura se encontra totalmente apta a continuar a receber os recursos do Peti, um dos programas considerados prioritários pelo prefeito Jabes Ribeiro. “Vale salientar que a contrapartida que estava pendente era de 1998, ou seja, não ocorreu na minha gestão como secretário”, disse o secretário John Ribeiro.
O município de Ilhéus possui duas mil crianças e adolescentes cadastradas no Peti nas localidades rurais de Sambaituba, Aritaguá, Vila Campinhos, Urucutuca, Vila Olímpio, Inema, Pimenteira, Banco Central, Vila Cachoeira, Japu, Serrado, Rio do Engenho, Maria Jape, Santo Antonio, Couto, Ponta do Ramo, Tibina, Ponta da Tulha, Aderno, Retiro e Vila do Outeiro. Já na zona urbana, são beneficiadas crianças residentes em Banco da Vitória, Barra, São Miguel, Malhado, Salobrinho, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória.
A coordenadora do Peti em Ilhéus, Michelle Dócio, diz que, no contexto do programa, desde o ano passado está sendo realizada a jornada ampliada, com o objetivo de manter os menores envolvidos em atividades educativas e recreativas, “e com isso criar barreiras para impedir o retorno dos jovens ao mercado de trabalho”. Além disso, com a jornada ampliada, as crianças e adolescentes cadastrados recebem reforço escolar, principalmente aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem.