Dez artistas plásticos pernambucanos vão expor seus trabalhos amanhã (10), na Casa dos Artistas de Ilhéus. Denominada de “Pernambuco: palavras, forma e cor”, o vernissage contará com trabalhos de J. de Moura, Ricca, Guimarães, Neuza Ester, Carlos Moura, Sílvia Pantano, Gilberto Tartarelli, Lourdes Hortas, Lourdes Teixeira, Teotônio Monteiro e Marcelo Soares. A abertura está marcada para às 19 horas e a exposição ficará aberta ao público até o dia 31 de janeiro próximo, das 9 às 22 horas.
J. de Moura é pintor, desenhista, gravador e professor, sendo considerado um artista plástico de formação. Ricca é autodidata, começou a pintar em 1944 e já participou de 18 exposições coletivas e individuais, enquanto Guimarães despontou nas artes plásticas em 1990, no Salão de Novos de Aracaju, quando ficou com a terceira colocação. Já Neuza Ester participou de várias exposições coletivas. Da arte de Carlos Moura surgem figuras do imaginário popular que são retratadas a partir de uma visão repleta de simbolismo e enigma. Teotônio Monteiro realizou sete exposições individuais, inclusive na Inglaterra.
Sílvia Pântano participou de 14 exposições individuais e coletivas, sendo uma das mais recentes foi na Galeria Maison Bonfim, em Olinda, em 2002. Gilberto Tartarelli iniciou sua formação artística a partir de cursos de desenho, técnicas e materiais com vários professores. A formação artística de Lourdes Teixeira se deu através do curso de desenho e teoria da cor, na Escola Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. Já Lourdes Hortas teve este ano trabalhos selecionados para a exposição coletiva “Olinda arte em toda parte”. As obras de Marcelo Soares trazem sotaque nordestino e com produção especial para colecionadores de arte.