CAMPANHA CONTRA AIDS/DST ALERTA MULHERES EM ILHÉUS

Com enfoque especial para a mulher e o adolescente do sexo feminino, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus promoveu várias ações no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no último dia 1.º de dezembro, através da coordenação municipal do programa de DST/Aids, desenvolvendo atividades educativas e de conscientização, principalmente no uso de preservativos (camisinhas). De acordo com a coordenadora, enfermeira Tânia Cordeiro, o apelo da campanha, este ano, objetivou esclarecer a população feminina no que se refere ao acesso às informações, à decisão do uso do preservativo nas relações sexuais e a realização do exame de Aids, mesmo sendo casada.
Fazendo uma avaliação do resultado da campanha, Tânia Cordeiro disse que as atividades obtiveram grande êxito junto à população das classes menos favorecidas. “Durante todo o dia, no estande instalado no calçadão da rua Marquês de Paranaguá, houve um excelente movimento de mulheres de todas as faixas etárias na procura de informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e Aids; realização de testes de HIV e demonstração do uso correto de preservativos, além do aumento da procura pelo preservativo feminino, infelizmente ainda pouco disponível na rede pública de saúde, o que demonstra um avanço importante na abordagem desse público”.

Um outro aspecto positivo da campanha destacado por Tânia Cordeiro foi a parceria com as organizações não governamentais Cáritas Diocesana, Grupo Eros, Grupo de Prevenção à Aids, Secretaria de Ação Social, GAPA, Associação Núcleo da Mulher, Casa de Apoio Viva Luana, “dando maior visibilidade às ações realizadas por essas instituições, e possibilitando uma ação corpo a corpo em diferentes pontos da cidade, principalmente em áreas de maior concentração de pessoas de classes sociais mais baixas, atualmente maiores vítimas da epidemia da Aids”.

Dados do Centro de Referência Municipal em DST/Aids apontam que no período de janeiro a outubro de 2004, dos 62 casos de HIV/Aids registrados, 63% são em mulheres, evidenciando uma crescente exposição dessa população, daí a necessidade da promoção de campanhas de prevenção junto a esse segmento, enfatiza Tânia Cordeiro. Estima-se que na campanha de 1.º de dezembro, cerca de 20 mil pessoas tenham sido abordadas durante todo o dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *