BIOFÁBRICA – Enfatiza que foram obtidos vários ganhos com o seminário, mas o principal foi o convênio assinado entre a Cargill, Ceplac e alguns produtores onde a Cargill financiava algumas pesquisas em relação à vassoura-de-bruxa. Posteriormente, foi realizado outro seminário promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Ceplac e Ministério de Ciência e Tecnologia, visando dotar o produtor de técnicas de clonagem de cacau. Nesse simpósio foi discutida a proposta de criação em Ilhéus da Biofábrica de Cacau, que tem campus no distrito de Banco do Pedro, um projeto implementado através de organização social em parceria com o governo do estado.
O programa de recuperação do cacau incluiu ainda uma visita a Ceplac, para conhecimentos de clones já recomendados e técnicas a respeito de mudas enraizadas, fertilização, poda de cacaueiros clonados e manejo de clones. Também numa parceria com a Ceplac foi realizado um zoneamento agrícola do município de Ilhéus, que permitiu identificar as potencialidades de agronegócios e definir ações de preservação ambiental.
ALIANÇA DOS PRODUTORES – O secretário destacou que durante o governo do prefeito Jabes Ribeiro foi realizada também a Assembléia Geral da Aliança dos Países Produtores de Cacau e Conselhos de Ministros, que reuniu representantes de diversos paises. Na ocasião, o prefeito deu boas vindas às delegações participantes e destacou a importância do cacau na economia regional, além de expressar o seu otimismo com a retomada da produção com o uso de novas tecnologias geradas pela Ceplac e graças ao trabalho dos produtores. Ilhéus se fez presente num workshop em defesa da recuperação da cacauicultura baiana. Foram medidas e tituladas áreas localizadas em todo o município, beneficiando 480 pequenos produtores. O projeto foi realizado em duas etapas, numa parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário, da secretaria estadual de Agricultura.
Como resultado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico entregou cerca de 480 títulos de terra aos agricultores localizados em diversas comunidades da zona rural. Com essa ação, os agricultores conseguiram financiamentos e puderam diversificar suas propriedades. Também o Ilhéus está realizando o maior projeto de reforma agrária da Bahia. Já foram implantados no município cerca de 14 assentamentos, muitos deles já operando com energia e toda a infra-estrutura operacional, beneficiando milhares de famílias.