Uma oportunidade para os antenados com as atividades culturais são as apresentações de dança, baseadas em balé clássico e contemporâneos, que formam o festival de fim de ano das academias da cidade, que criam coreografias inéditas e revelam talentos locais. Desde o início deste mês, o Teatro Municipal de Ilhéus tem sido palco de vários espetáculos, resultado do trabalho realizado pelas academias de dança durante todo o ano de 2004, revelando o trabalho criterioso a partir da produção de ensaios, aprendizado técnico e criatividade. Além da equipe técnica de cada academia, a montagem sempre mobiliza os pais das alunas e alunos, além dos apreciadores da arte.
Já na reta final, o Festival de Ballet das Academias de Ilhéus será encerrado no próximo fim de semana, com o espetáculo “Uma loja de brinquedos”, produzido pela Academia do Núcleo de Dança, com direção de Isabela Kruschewsky, que está completando 30 anos de dedicados à atividade. O espetáculo, que fecha a temporada, fica em cartaz na sexta-feira (26), às 18 horas, sábado (27) e domingo (28), às 20 horas. O outro tema a ser apresentado pela Academia Núcleo de Dança é baseado no Jazz, intitulado “Discoteca em vários ritmos”.
A Escola de Ballet Dinâmica e Movimento, responsável pelo espetáculo de abertura do festival, se inspirou em clássicos como Dom Quixote, La Bayadère, Le Corsário, Gisele e a Bela Adormecida, para a montagem de final de ano. Semana passada, o Studio Marry Dança apresentou o espetáculo “Estrelato”.