A VI Olimpíada de Matemática do Sul da Bahia, promovida pelo Departamento
de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), da Universidade Estadual de Santa Cruz
(Uesc), vai premiar 52 alunos da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de 34 escolas
da rede pública e privada de Ilhéus (14), Itabuna (10), Coaraci (5) e Camacã (5). A
solenidade está programada para começar às 9h do próximo dia 27, no auditório do
Centro de Arte e Cultura governador Paulo Souto.
de Ciências Exatas e Tecnológicas (Dcet), da Universidade Estadual de Santa Cruz
(Uesc), vai premiar 52 alunos da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de 34 escolas
da rede pública e privada de Ilhéus (14), Itabuna (10), Coaraci (5) e Camacã (5). A
solenidade está programada para começar às 9h do próximo dia 27, no auditório do
Centro de Arte e Cultura governador Paulo Souto.
Participaram da VI Olimpíada 3.928 alunos, sendo 1.808 de Ilhéus, 729 de Camacã, 709
de Coaraci e 682 de Itabuna. De acordo com o professor José Carlos Chagas, um dos
coordenadores do evento, a Olimpíada de Matemática é um projeto de extensão do DCET,
que teve inicio em 1996 e é aberto aos estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino
fundamental, objetivando estimular a competição sadia e melhorar o ensino de
Matemática na região de influência da Uesc. Por outro lado, o projeto permite
conhecer a realidade do ensino de matemática nos níveis que precedem o ensino
superior.
de Coaraci e 682 de Itabuna. De acordo com o professor José Carlos Chagas, um dos
coordenadores do evento, a Olimpíada de Matemática é um projeto de extensão do DCET,
que teve inicio em 1996 e é aberto aos estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino
fundamental, objetivando estimular a competição sadia e melhorar o ensino de
Matemática na região de influência da Uesc. Por outro lado, o projeto permite
conhecer a realidade do ensino de matemática nos níveis que precedem o ensino
superior.
Segundo o professor, a partir da análise dos dados observados, em parceria com
outros projetos da Uesc, serão desenvolvidas ações como a capacitação de professores
de matemática das escolas envolvidas, análise e possíveis mudanças no curso de
Licenciatura em Matemática da universidade e o seu envolvimento contínuo com as
escolas, para definir estratégias de ação, estreitando a relação escola
básica-universidade.