Oportunizar alunos à reflexão e construção de um pensar próprio e não apenas receber a transmissão de conteúdos sem questionar e investigar, é um dos principais objetivos do projeto “A Filosofia e o seu Ensino na Escola Fundamental”, que será executado em duas etapas. O primeiro estágio teve um caráter de profissionalização do grupo de coordenadores do projeto – as professoras Jussara Moreira, Líbia Assunção e Walquíria Borges – e a segunda etapa, a capacitação dos profissionais das escolas-piloto, assim como a implantação da disciplina filosofia na grade curricular na rede municipal de ensino. Ontem (8) pela manhã, o departamento de filosofia do IME-Centro coordenou uma oficina e aplicação de metodologia mostruária, visando fornecer aos professores e aos alunos uma visão melhor sobre a educação.
A idéia de trabalhar com a disciplina no ensino de 1ª à 4ª séries e de 5ª à 8ª séries visa, dentro do processo educacional, buscar o pensar e tornar essa experiência peculiar de maneira que a torne vinculada a todo contexto social, político, cultural e pedagógico. “Dentro dessa visão, o ensino de filosofia é importante e tem realmente uma contribuição muito valiosa para a sistematização do pensamento, embora a idéia de filosofia na formação de crianças e adolescentes de forma plena e sistemática, não seja uma novidade na história da filosofia, sua experiência continuada e as pesquisas sobre esta experiência realmente passaram a acontecer a partir da metade do século XX. Destacam-se aí as novelas filosóficas de M. Lipman. E apesar dele ser precursor, esse projeto não se prendeu a metodologia e procurou novos horizontes”, disse Jussara Moreira.
Diz a professora que como recurso didático, esse trabalho utiliza-se de oficinas filosóficas, que consistem em discussões de situações vivenciadas, onde de maneira simples são contempladas em torno de vários temas e termos filosóficos. “Essas discussões funcionam como iscas filosóficas para as crianças, com a finalidade de captar sua atenção e provocá-las a discutir, fazendo despertar o senso crítico para defender, debater, verificar, acreditar ou não em verdades já construídas”.
PROJETO-PILOTO – O projeto foi realizado inicialmente como experiência-piloto em três unidades escolares: Instituto Municipal Eusínio Lavigne, Escola Municipal do Banco da Vitória e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), cujos critérios utilizados para a escolha dessas escolas foram o interesse para criar espaços para promover a prática filosófica com crianças, adolescentes e jovens do ensino fundamental; o local geográfico, buscando contemplar escolas territorialmente diferenciadas dentro do município e o nível sócio-econômico de referência, procurando atingir o educando de diversos níveis econômicos e sociais.