Centenas de visitantes, da comunidade e de outras escolas, estiveram na Feira de História promovida pelo colégio Fênix Objetivo, em Ilhéus, durante três dias de atividades especiais que destacaram aspectos importantes das grandes guerras ocorridas no mundo. Entre os acontecimentos brasileiros, um estande específico mostrou encenações da Guerra de Canudos realizadas por estudantes da quinta série. Outra apresentação que despertou curiosidade foi o trabalho do terceiro ano, que apresentou os conflitos do Oriente Médio.
A Feira de História é um acontecimento anual do Fênix Objetivo, sempre estimulado pelo diretor geral da escola, professor Carlos Arléo Barbosa, um dos mais renomados historiadores da região sul baiana e titular de História da Universidade Estadual de Santa Cruz. Arléo ressalta o envolvimento dos alunos com o evento, já que eles definem e executam a produção da feira, debatem e escolhem os temas, escrevem e apresentam peças teatrais. “O objetivo é desenvolver a solidariedade, a capacidade crítica, a afetividade, sempre se integrando com a sociedade em geral”, diz o professor.
Coordenada pela diretora pedagógica, Cláudia Barbosa, a III Feira de História foi realizada nas dependências do próprio colégio, na avenida Canavieiras. A sexta série produziu um museu da história das cruzadas medievais, incentivadas pela igreja Católica. A revolução francesa, em 1789, foi o tema da sétima série, e a Guerra de Tróia, da oitava série. A I Guerra Mundial e a Segunda Guerra foram assuntos desenvolvidos pelos primeiro e segundo anos do ensino médio.