HABITAR BRASIL

O Programa Habitar Brasil está investindo R$ 4 milhões em Ilhéus, através de convênio firmado entre a Prefeitura de Ilhéus, governo federal e a Caixa Econômica, através do repasse de recursos não reembolsáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) para um projeto executado na parte alta do Teotônio Vilela e áreas adjacentes, que inclui a construção de casas populares, investimentos em infra-estrutura, pavimentação, urbanização e em ações de desenvolvimento institucional e na área social.

O economista Paulo Machado, que coordena a unidade executora do Habitar Brasil na secretaria municipal de Planejamento e Controle Orçamentário, diz que o projeto inclui além das obras de engenharia, que estão em execução, o desenvolvimento sistemático do licenciamento e de informação urbana, até mesmo a implantação de infra-estrutura de informática com computadores interligados em rede, o que capacita o município na gestão urbana.

CASAS POPULARES – O programa também investiu em dois cursos modulares, com 40 horas de aula ministrados por professores da Unifacs, visando a adequação do plano diretor urbano de Ilhéus ao Estatuto da Cidades, o que terá aplicação no próximo governo, uma vez que foram treinados técnicos da prefeitura, os quais darão seqüência ao elenco de ações iniciadas nessa gestão.

Entre as obras em execução estão a construção de 156 casas populares, o que vai permitir relocar famílias carentes que habitam em áreas consideradas de risco ou em setores considerados de preservação ambiental. A proposta visa a recuperação de manguezais nas margens da rodovia Jorge Amado, no trecho compreendido entre a estação rodoviária e a ponte de acesso ao bairro Teotônio Vilela.

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS – Outra obra em execução é a implantação de rede de esgoto e instalações sanitárias em 229 habitações já cadastradas, que também vão ser beneficiadas com investimentos em melhoria da infra-estrutura e pavimentação, executados pela Ceema Construções e Meio Ambiente Ltda, a quem também compete a realização da readequação do projeto. A proposta inclui um elenco de ações sociais e comunitárias visando a inclusão das populações atendidas, com implantação de centro comunitário e serviços de apoio à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *