O eclipse lunar começa às 22h14min da noite de 27 de outubro, poderá ser visto totalmente a partir das 23h23min e só atingirá seu ponto máximo na madrugada do dia 28, às 0h04min. Eclipses ocorrem duas vezes por ano, em um período chamado de “temporada de eclipses”. Mas o deste mês de outubro é especial, porque pode ser visto em todo o Brasil. Outro eclipse total da Lua como esse só em 2008!
O que é um eclipse lunar?
Um eclipse lunar acontece quando a Lua deixa de receber a luz do Sol e fica escondida por algum tempo na sombra da Terra. Ao girar em torno de nosso planeta, a Lua passa por uma região onde a sombra da Terra impede que a luz solar chegue até ela. Neste momento, Lua, Terra e Sol ficam temporariamente alinhados, provocando o eclipse.
Para apreciá-lo, não é necessário ter um equipamento especial, pois não há perigo em observar a Lua, que pode ser vista facilmente a olho nu. “Apreciar este fenômeno é uma grande oportunidade para aprender um pouco sobre a astronomia e entender como ocorre o eclipse lunar”, diz Martín.
Então, que tal se comportar como um pequeno astrônomo e pesquisar sobre o céu? Você pode começar sua busca na página www.brasilolheparaoceu.org.br, que tem informações sobre o eclipse e sugestões de atividades. O site traz ainda um concurso que escolherá os 100 melhores desenhos e fotografias sobre o eclipse. Todos podem participar! Procure seu professor e espalhe a notícia em sua escola.
Ah! E prepare-se para presenciar o espetáculo: procure um lugar com pouca luz, convide a família e os amigos. É só virar a cabeça para o céu e apreciar o eclipse!
Cathia Abreu