PROGRAMA DST/AIDS

O Centro de Referência Municipal de DST/HIV/Aids de Ilhéus intensifica ações de prevenção, diagnóstico e assistência às pessoas portadoras de DST/HIV/Aids, com atendimento gratuito através de técnicos multiprofissionais aos pacientes que procuram os serviços. Em paralelo a essas ações, o centro realiza o aconselhamento e testagem anti-HIV e de sífilis, além de promover palestras educativas, treinamento de profissionais de saúde e agentes multiplicadores de informações, prestando assistências médica e social, odontológica, psicológica, terapeuta e de enfermagem para os cerca de 230 pacientes diagnosticados com HIV/Aids em Ilhéus.

A enfermeira Tânia Cordeiro, que coordena em Ilhéus o programa DST/HIV/Aids, diz que uma das preocupações da atual administração municipal, que necessita de investimentos continuados para o controle do avanço das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Aids, tem sido a tendência crescente da pauperização, juvenilização, feminilização e interiorização da Aids, exigindo esforço crescente na difusão de informações para a população.

NÃO USAM PRESERVATIVOS – Tânia Cordeiro lembra que embora os órgãos oficiais da saúde intensifiquem a divulgação através de diversos meios de comunicação e também em campanhas educativas nas escolas, no trabalho, em festas populares, assim mesmo, algumas pessoas ainda praticam relações sexuais sem o uso regular de preservativos, não sabendo que a Aids mata. Essa atitude, segundo ela, exige um trabalho constante de orientação e sensibilização para que aconteça mudança de comportamento nessas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *