CONGRESSO E FEIRA DE INFORMÁTICA

A micro e pequena empresa e o setor agrícola têm sido, ao lado dos temas tecnológicos, assuntos prioritários durante a realização do III Congresso e Feira de Informática e Eletroeletrônica da Bahia, que está sendo realizado no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, com a participação de 30 empresas e instituições como o Sebrae, Uesc, Cepedi, Desenbanco e Inforum, e apoio da prefeitura de Ilhéus e do governo do estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Zugaib, destaca que o evento reúne o que há de mais expressivo e inovador no Pólo de Informática de Ilhéus, hoje com 67 empresas, gerando 1,3 mil empregos diretos e deve faturar este ano R$ 1,5 milhão.

O presidente do Sinec, Gentil Pires elogiou o governador Paulo Souto pela decisão de criar o Pólo de Informática de Ilhéus, um setor que exige capacitação técnica, e que se reflete nos diversos segmentos como, por exemplo, na educação, na cultura e no próprio desenvolvimento tecnológico. Ele considera que os desafios iniciais foram superados e que as empresas investiram num projeto que hoje está em fase de consolidação.
Destacou que o governo tem um canal de negociação com o Sinec e os bens aqui produzidos, “são a nossa riqueza, gerando empregos e investimentos em outros segmentos como os de alimentação, conservação, limpeza e segurança”. Empresário também destaca os resultados indicando que o pólo é viável e, somente no primeiro semestre deste ano, apresentou um faturamento de R$ 703 milhões, que deverá ser duplicado até dezembro.
ANIMADORES – Além de ressaltar que os números são animadores, o dirigente do Sinec lembrou que hoje, 40% dos computadores produzidos legalmente no país são do Pólo de Informática de Ilhéus e que isso não basta, “precisamos continuar investindo em mais tecnologia e pesquisa, para que possamos produzir mercadorias com alto valor agregado”. Esse salto, segundo ele, seria conseguido com a instalação em Ilhéus de uma grande empresa de base tecnológica que funcionaria como âncora para outros projetos.
Elogiou também a atuação do senador Rodolfo Tourinho Dantas, que esteve recentemente em ilhéus, conversou com o prefeito Jabes Ribeiro, lideranças locais e empresários, apresentando no Congresso Nacional emendas à Lei de Informática que podem beneficiar o pólo de Ilhéus, inclusive facilitando a atração de novos investimentos.
TEMÁTICA – O empresário Deraldo Pitombo, da Inforum, empresa que coordena o programa técnico do congresso de informática em paralelo à feira de negócios, destaca que este ano, a temática foi centrada em três aspectos importantes: a tecnologia da informação, o setor agrícola e também a área comercial, com um espaço destinado aos pequenos e micro empresários que precisam ser incluídos no universo digital.
A Inforum também promoveu durante os eventos, o lançamento do Catálogo de Produtos e Serviços de Informática do Estado da Bahia, que foi produzido pela Assespro – Bahia, com o foco centrado na consolidação das relações entre os agentes econômicos afins à área da Tecnologia da Informação na Bahia. O projeto, segundo Pitombo, visa contribuir para que as potencialidades e competências das empresas fornecedoras da área de Tecnologia da Informação tornem-se mais visíveis para o seu respectivo mercado consumidor, ampliando a expressividade e competitividade da economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *