PROTOCOLO TRANSFERE CEPEDI E INETI PARA A UESC

O prefeito Jabes Ribeiro assinou, juntamente com o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Antonio Joaquim Bastos, o protocolo que transfere para a Uesc, a administração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) e a Incubadora de Empresas Tecnológicas de Ilhéus (Ineti). O acordo tem o objetivo de assegurar as condições de continuidade para o projeto que visa transformar Ilhéus num centro de geração de tecnologia e em uma cidade digital. O convênio foi assinado na solenidade de abertura do III Congresso e Feira de Informática de Ilhéus, evento que reúne 30 empresas e instituições, no centro de convenções Luiz Eduardo Magalhães.
No protocolo, que foi subscrito por autoridades presentes ao evento, foi ressaltado que a Uesc é uma instituição que reúne massa crítica em termos de ciência e tecnologia, principalmente no que se refere à informática e à eletroeletrônica, uma vez que não só dispõe de vários cursos na área da ciência da computação e engenharia da produção e sistemas, como também já demanda um curso de engenharia elétrica.

Assim, a transferência do Cepedi e da Ineti é considerada imprescindível para a obtenção do êxito desejado em todos os projetos voltados para a área tecnológica, o que a Uesc poderá exercitar com desenvoltura e credibilidade, inclusive na busca de empresas e parcerias para desenvolver projetos que vão gerar produtos e processos industriais.
IMPORTÂNCIA – O prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância do acordo assinado com a universidade e defendeu a necessidade de fortalecimento da economia ilheense, que se diversifica e agora, ganha também uma base tecnológica. Ele ressaltou ainda os resultados do Pólo de Informática de Ilhéus, que se consolida e deve gerar este ano, um faturamento de R$ 1,5 bilhão e se fortalece agora com a ampliação da participação da universidade no processo.
Outro aspecto ressaltado pelo prefeito, é que o pólo de Ilhéus está consolidado e que a transferência do Cepedi e Ineti vai permitir maior flexibilidade na execução de projetos e poderá resultar em avanços significativos para a transformação de Ilhéus numa tecnópolis do futuro, “mas para que esse sonho se consolide é necessário o empenho de todos nós e maior participação da sociedade civil organizada, bem como que as autoridades reconheçam os nossos esforços para superar a vassoura-de-bruxa que desestruturou a nossa economia e exigiu novas saídas para o desenvolvimento sustentado”.
O reitor da Uesc, Antonio Joaquim Bastos, falou da satisfação de participar da assinatura do convênio com a Prefeitura de Ilhéus, lembrando que a universidade tem hoje cursos de informática e de engenharia de sistemas, mas vem investindo na atração de novos cursos, bem como na contratação de professores e passa agora a investir na geração de tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da região. Disse que tem certeza de que ao assumir o Cepedi e a Ineti, a Uesc vai ter uma maior inserção no desenvolvimento regional, “e além de ser geradora de conhecimento, sem dúvida, a nossa universidade vai ser mais um agente empenhado no esforço do desenvolvimento sustentado da nossa região. Podem ter certeza que o Cepedi e o Inet estarão em boas mãos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *