CONGRESSO E FEIRA DE INFORMÁTICA

Com a participação confirmada de 20 empresas como a Waytec, Syntax, Acess, Interlig Segurança, Utility do Nordeste, Gertec, Megaware e 10 instituições, entre as quais a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que promove em paralelo a IV Semana de Informática, do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Informática e Eletroeletrônico de Ilhéus (Cepedi), Sebrae, Inforum, Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e governo do estado, representado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, além da Fapesb e Desenbahia, será realizado de 20 a 24 deste mês, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, o III Congresso e Feira de Informática e Eletroeletrônica da Bahia, considerado um dos mais importantes eventos tecnológicos do norte e nordeste do país.

O evento será aberto oficialmente pelo governador da Bahia, Paulo Souto, e pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, estando prevista a participação do ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Na abertura será inaugurada a incubadora de empresas tecnológicas, Inet, que vai funcionar em anexo ao Cepedi, numa área construída de 300 metros quadrados, como unidade de incentivo à inovação tecnológica. A incubadora poderá oferecer suporte operacional para até oito empresas em desenvolvimento.
NOVOS PRODUTOS – Em paralelo ao incentivo à realização de negócios e de discussão de temas voltados para a tecnologia, o evento vai servir para o lançamento de novos produtos, inclusive monitores com telas sensíveis ao toque – touch screen -, que estão sendo lançados em escala internacional pela Waytec e de novos equipamentos e softwares desenvolvidos por outras empresas do Pólo de Informática de Ilhéus, através de parceria com o Cepedi, que colocou este ano no mercado uma placa de comunicação 100% ilheense.
O pólo reúne mais de 60 empresas que movimentam mais de 900 milhões de reais, produzindo 40% dos computadores fabricados legalmente no país. O congresso será iniciado dia 22, com palestra de Paulo Alvim, gerente de Tecnologia do Sebrae Nacional, enfocando as políticas e programas para informatização de micro e pequenas empresas. A agenda inclui palestras sobre segurança de informações na Internet, com o engenheiro de segurança da Symantec, Moises Bonfim Silva. Estão agendadas duas palestras sobre soluções para a pecuária e para o setor agrícola, com Abel Fernandes, diretor da Vale Verde.
DEBATES – Na pauta das palestras do dia 23 estão a captação de recursos para investimento em informática, com um consultor financeiro do Desenbahia e de Sistemas de segurança de informações na Internet, com Marcelo Adães, consultor empresarial e diretor da Tecno Ativa. O tema “Tecnologia de hardware avançado” será apresentado por Fernando Ebraico, diretor da Prontec, enquanto Christian Andrade, gerente de informática da Dimon Nordeste, abordará “Redes de computadores para micro e pequenas empresas”, com descrição e comparações dos ambientes Windows e Linux, com foco em resultados de negócios empresariais.
O diretor da Inforum, Deraldo Pitombo, ressalta que o congresso vai focar três temas fundamentais o uso da tecnologia no setor agrícola, na pequena empresa e os avanços tecnológicos, destacando para o dia 24 uma palestra sobre o processo de informatização de micro e pequenas empresas, com Francisco da Costa Pinto, diretor da Prisma, e sobre “Automação comercial”, com Roberto Augusto da Silva Araújo, da Universidade Bematech e consultor em automação empresarial.
Outro tema importante, segundo Pitombo, é a questão da utilização de software livre em empresas, uma palestra com Augusto Loureiro da Costa, da Ufba, e outra com relação à questão da informática aplicada na área do ensino, com Ana Carla Sales Passos, consultora empresarial da Simetria. Napoleão Batista Lemos, da Basoft, abordará a informatização na micro e pequena empresa, avaliando do planejamento aos resultados esperados, e Carlos Nestor enfocará a utilização da Internet para micro e pequenos empresários, com ênfase para a disseminação das potencialidades da tecnologia Internet e dos benefícios que esta provê quando usada de forma eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *