TREINAMENTO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR RURAL

Prevenção de acidentes, manipulação de agrotóxicos, primeiros socorros, meio ambiente e doenças profissionais são os temas do Treinamento em Segurança e Saúde do Trabalhador Rural, a ser realizado em Ilhéus, no período de 26 a 30 de outubro. O evento, ainda na fase de planejamento, terá as presenças do secretário do Trabalho e Ação Social, Eduardo Oliveira Santos, e do prefeito Jabes Ribeiro, devendo reunir representantes de diversos municípios da região que vão atuar como multiplicadores de informações nas suas respectivas comunidades.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Zugaib, esteve reunido hoje(15), com a técnica do Setras, Maria das Graças Silva Santos, que cuida do planejamento do simpósio e com o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Comunidades Rurais de Ilhéus, César Acioni Reis. Na ocasião, foi apresentado um perfil da realidade agrícola de Ilhéus, um município com mais de 1,7 mil quilômetros quadrados e cerca de 70 mil habitantes na zona rural, uma população maior que a dos municípios de Canavieiras, Una e Buerarema juntos.
Zugaib informou ainda, que o município tem 44 povoados e vilas, 17 assentamentos rurais e 22 núcleos de pequenos produtores. Em termos de produção, embora o principal produto agrícola seja o cacau, Ilhéus também produz, segundo o zoneamento agropecuário realizado pela Sedecon, côco, banana da terra, gado e dispõe de um pólo de fruticultura na localidade de Sapucaeira, “o que indica o amplo potencial de crescimento deste segmento econômico”.
OBJETIVO – Maria das Graças Silva disse que o objetivo do projeto é treinar numa primeira etapa, 40 agentes multiplicadores que vão atuar nas suas respectivas comunidades. Ela explica que em função das peculiaridades de Ilhéus, deverão ser destinadas 25% das vagas para representantes de entidades associativistas do município. As vagas também serão destinadas a trabalhadores de outras localidades como Itabuna, Uruçuca, Buerarema, Una, Ubaitaba, Canavieiras e Itacaré. O planejamento do curso também leva em consideração, segundo ela, a disponibilização de um espaço com alojamento, alimentação e auditório para os participantes. Também estão sendo contatadas as secretarias municipais de Saúde, Educação e entidades como a Emarc, que tem cursos voltados para a formação de técnicos na área rural.
Ela enfatiza ainda, como desdobramento futuro do treinamento, a realização numa etapa complementar de um Encontro de Trabalhadores Rurais, o que vai permitir trabalhar com um número maior de pessoas, com o objetivo de ampliar o debate sobre as questões de saúde no campo, que estão associadas de forma direta ao meio ambiente e a uma visão dos problemas com relação ao manuseio de agrotóxicos, prevenção de acidentes e primeiros socorros.
Segundo a técnica da Setras, o treinamento a ser realizado é destinado especificamente a trabalhadores rurais, com o objetivo maior de levar informações a quem está na ponta do processo produtivo no campo, enfrentando condições adversas e num ambiente precário, “pessoas que em muitos casos têm baixo nível de instrução ou de informação e não sabem agir nos casos de primeiros socorros para vitimas de acidentes,” finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *