DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

O desfile cívico-militar comemorativo dos 182 anos da independência do Brasil, no dia 7 de setembro, em Ilhéus, transformou-se numa grande festa popular. Mais de 15 mil pessoas foram participar ou assistir ao desfile na avenida Soares Lopes, que foi coordenado pelas secretarias municipais de Educação e de Serviços Públicos, e reuniu corporações militares e civis, escolas de 1º e 2º graus, além de instituições filantrópicas. Alguns destaques foram registrados, como a participação do pelotão de crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), fruto de parceria da prefeitura e governo federal, estudantes que homenagearam os atletas olímpicos e os clubes de idosos.



A Av. Soares Lopes Ficou totalmente tomada pelo público

O prefeito Jabes Ribeiro presidiu a cerimônia ao lado do tenente-coronel Humberto Souza Melo Neto, comandante da 18a. CSM, do capitão-de-corveta Luís Cláudio Lázaro Dias, delegado da Capitania dos Portos de Ilhéus, do tenente-coronel Augusto César Salgado, comandante do 2o. Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Walmir Silva Santos, comandante do 5o. Grupamento de Bombeiros, e do coordenador da 13a. Ciretran, capitão Idilceu Bastos. O bispo diocesano foi representado pelo vigário-geral da paróquia de São Jorge dos Ilhéus, padre Nildemar Andrade. Presentes também os vereadores Joabs Ribeiro, Raimundo Borges, Ivo Evangelista, Gilmar Sodré, Valdineck Dantas e Jailson Nascimento, além da secretária de Educação, Dinalva Melo, e demais secretários municipais, a chefe da Direc-6, Zoêmia Sampaio, os presidentes da OAB e da CDL, Leonel Cristo Pontes e Paulo César Ganem, o venerável da Loja Maçônica Elias Ocké, Elias de Oliveira Carvalho, a diretora do Colégio Castro Alves, Dolores Vieira Passos, e o bispo da igreja Universal, Ossésio Santos.
O prefeito de Ilhéus destacou o empenho do governo municipal nos últimos anos para o resgate da tradicional participação popular no desfile de 7 de setembro, estimulando as escolas e a sociedade civil. O desfile começou com a representação da Associação dos Ex-Combatentes de Ilhéus, fundada em 1966, e os pelotões militares da Marinha, Exército, Tiro de Guerra, 2o. BPM e o 5o. Grupamento de Bombeiros, seguidos dos clubes dos Desbravadores e dos Aventureiros, Lions Clubes Ilhéus-Centro, Pontal e Norte, Ordem Demolay, Filhas de Jó, clubes da maior idade Arco Íris, Nova Vida, do Centro Social Urbano, clube dos idosos de Sambaituba, Associação das Mulheres de Ilhéus, Creche Solidariedade, Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e a Escola Menor do Futuro, e quase duas mil crianças do Peti.
ESCOLAS – A banda marcial do Colégio Afonso de Carvalho desfilou puxando também as escolas Castro Alves, Reino da Alegria, Nossa Senhora da Vitória e o estadual Antônio Sá Pereira. A fanfarra do Colégio-Modelo Luís Eduardo Magalhães trouxe seus estudantes e os do Status, Adventista e da escola Santa Bárbara. A fanfarra do Ceamev acompanhou os colégios Impacto, Dom Pedro II e as escolas nucleadas do distrito de Sambaituba. Já a fanfarra do Colégio Estadual de Ilhéus serviu aos pelotões do Centro Integrado de Educação Rômulo Galvão, ao colégio Fênix Objetivo e à escola municipal de Salobrinho. A banda do Instituto Municipal Ensino Eusínio Lavigne marchou com alunos do centro e da Princesa Isabel e das escolas estaduais Paulo Américo e Fábio Araripe Goulart. A banda municipal de Ilhéus, do IME-Pontal encerrou o desfile trazendo também o colégio estadual Moysés Bohana e as escolas municipais do Banco da Vitória e do Pontal. A empresa de segurança patrimonial Intervig fechou o desfile com a frota motorizada e o corpo de bombeiros fez apresentação de manobras na avenida Soares Lopes. Após o desfile oficial a igreja católica realizou a 10a. Marcha dos Excluídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *