O conselho gestor do Programa Luz para Todos na Bahia acaba de aprovar mais dois projetos de eletrificação rural para o interior de Ilhéus. O primeiro vai atender a 61 unidades de consumo da localidade rural de Sapucaeira, no Acuípe do Meio, com a colocação de 135 postes e quase 10 quilômetros de rede de energia e o segundo, nos povoados de São Miguel, Búzios e Santana, para beneficiar a 120 unidades de consumo, com instalação de 275 postes e 18 quilômetros de rede. Cada unidade pode beneficiar a diversas famílias a depender do tamanho do imóvel e do número de habitantes.
AUTORIZAÇÃO – O secretário diz ainda que esta é a segunda aprovação de projetos desse programa para Ilhéus, uma vez que foram autorizados anteriormente, o elenco de obras do Acuípe de Baixo, que terá 16 quilômetros de rede, 168 postes e deverá atender a 43 unidades de consumo, e no distrito de Banco Central, com mais de 15 quilômetros de extensão, 220 postes e 29 unidades de consumo. Nestas duas áreas está sendo iniciado o trabalho de topografia.
Antonio Zugaib acredita que na próxima reunião do conselho gestor, a ser realizada agora em setembro, em Salvador, deverão ser analisados os projetos que vão atender a agricultores das regiões de Terra Nova, São José, Castelo Novo (ramal da fazenda Parafuso), Santana (ramal da Venturosa), Santa Maria, São José do Maria Jape e Retiro (Aderno) e Ribeirão das Pedras.
Para o secretário, os investimentos a serem realizados na ampliação do programa de eletrificação rural se justificam em função do custo benefício econômico e social, uma vez que a energia no campo melhora a qualidade de vida das pessoas, permite acesso à televisão, ao armazenamento adequado de alimentos perecíveis e isso sem falar que possibilita melhores condições para o beneficiamento agroindustrial da produção, facilitando o funcionamento noturno das escolas e assegurando outras vantagens a mais.