TEATRO POPULAR DE ILHÉUS

O Teatro Popular de Ilhéus apresenta neste sábado (2), às 18 horas, na Casa dos Artistas o espetáculo infantil “Ita – um tupinambá em busca do manto sagrado”, texto de Romualdo Lisboa, trilha sonora de Solange Skromov e com a participação especial da índia tupinambá Nádia Acauã, direção de Tânia Barbosa.

Segundo Romualdo Lisboa, o espetáculo resgata uma tradição cultural indígena, “uma vez que o manto sagrado da tribo tupinambá foi levado há muitos e muitos anos pelos Peró, os portugueses”. A lenda conta que a alma dos índios depois de retomar a relíquia, a guarda em seu poder no meio do mundo e Ita é um indiozinho que resolveu unir forças com a caipora, o saci e partir para o meio do mundo em busca do manto sagrado de sua tribo.

ELENCO – Baseado em narrativas dos índios tupinambás, o espetáculo reúne lendas e histórias que até hoje fazem parte das conversas de fim de noite das tribos que vivem nos arredores de Olivença, distrito de Ilhéus. O elenco é integrado por Uira Caá, Oséas Ribeiro, Mônica Guerra, Guto Pacheco, Ivan Barreto e Ruan Lisboa.

SHOW “ENTRE TRÓPICOS” NO TMI

O show “Entre trópicos”, projeto musical do percussionista David Júnior, (Papel), que reunirá nomes como Fátima Trajano, Elias Leal, Nêgo, Tot Carvalho e Ari PB, será apresentado a partir das 19 horas de terça-feira (5), no Teatro Municipal de Ilhéus. O espetáculo, inspirado nas viagens do músico por países como Suíça, França, Itália, Espanha, África e América do Sul, conta com a participação especial dos músicos Gilberto Santos (guitarra e violão), Sandro Lima (sax), Dejaci Soares (baixo) e William (teclado). Igor Pokemon e Alécio Gomes. O preço do ingresso custará 1 real e mais um quilo de alimento não perecível que será doado a instituições filantrópicas.

O projeto do show “Entre trópicos” surgiu a partir de lembranças e experiências com músicas originárias dos países que teve a oportunidade de conhecer, o que enriqueceu seus conhecimentos e oportunizou estudos que permitiram fazer misturas com estilos brasileiros, de excelentes resultados. No show, de acordo com o percussionista, que é um dos mais criativos da região sul-baiana, ele mostra “um pouco de tudo que é bom da música brasileira, indiana, africana, árabe, flamenca, caribenha, e muito mais. È um verdadeiro show de melodias e ritmos jamais vistos de uma só vez”, salientou.

O percussionista – que já trabalhou com Gerônimo, Chico César, Marcolino, Jorge Time, Tonho Matéria, Margareth Menezes e Saul Barbosa, e que tem passagens pelas bandas Cacau com Leite, Massicas, Molho Tropical, dentre outras -, disse que o show, além da mistura de estilos. Destacou as participações de nomes do cenário musical da região sul-baiana, como uma das grandes atrações do espetáculo. No currículo do músico tem registros em vários projetos culturais, a exemplo do “Canta Brasil”, “Seis e Meia” e “Toque Brasileiro”.

FACULDADE DE ILHÉUS ESTREOU O ESPAÇO UNIVERSITÁRIO

Durante a 8a. Travessia Ilhéus Pontal e 3a. Golden Maratona Nacional de Ilhéus, realizada sábado último na praia da Universidade Livre do Mar e da Mata, o local mais visitado e que atraiu bastante a atenção do público foi o “espaço universitário” montado pela Faculdade de Ilhéus. Numa tenda armada no passeio, o DJ Rogério comandou a alegria com muita música e dança para todos.



Um grupo de dançarinos ajudou a fazer o ritmo da festa com coreografias e aulas práticas com diversos jovens presentes ao evento, que foram prestigiar a oitava edição da travessia, promovida anualmente pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e a TV Santa Cruz. A prova contou com a participação de 201 atletas. A Faculdade de Ilhéus foi uma das patrocinadoras do evento, que reuniu alguns dos melhores nadadores do País.

A Faculdade, que mantém os cursos de Administração e Ciências Contábeis, informa que um dos seus projetos é apoiar algumas atividades esportivas. Atualmente funcionando nas dependências do Colégio Vitória, à noite, na Conquista, a instituição está construindo o campus próprio no Jardim Atlântico, zona sul de Ilhéus. Dois dos quatro blocos de salas de aula já estão em ritmo de conclusão. “Estamos em fase de expansão”, diz Almir Milanesi, diretor da Faculdade de Ilhéus.

ATLETAS DA ARPM SE DESTACAM EM COPA DE JUDÔ

A Associação Recreativa Poliesportiva do Malhado (ARPM), entidade voltada para a assistência de crianças e adolescentes de famílias carentes do bairro do Malhado e áreas adjacentes, teve grande participação na Copa Nissei de Judô, evento realizado no último domingo, no Ginásio de Esportes de Canavieiras. Além de se destacar como a entidade que apresentou a maior delegação na copa de judô, a ARPM faturou o primeiro lugar na competição com um total de 42 medalhas, distribuídas entre as três primeiras classificações.

Dez academias de cidades como Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Ipiaú, Canavieiras e municípios circunvizinhos, participaram das competições que reuniram 217 atletas da região sul-baiana e foi acompanhado por juizes da Federação Baiana de Judô. Um dos aspectos salientado pelo coordenador da ARPM durante a competição foi a disposição e a garra dos judocas da associação, uma vez que deram o máximo de si para se superarem. Ele lembrou do fato da associação ter um quadro de atletas bastante disciplinado e sempre pronto a lutar com disciplina e disposição.

O quadro de medalhas faturado pelos atletas da ARPM se distribui da seguinte maneira: 22 medalhas foram para os primeiros lugares de várias categorias, 12 nos segundos lugares e oito nos terceiros. Entre os atletas que conseguiram boas colocações se destacaram Vitor Henrique, de 8 anos, Truma Luis, de 10 anos, Rafael Amorim, de 13 anos, e José Carlos, de 15 anos.

“AQUARELAS DO MORRO” CHEGA AOS ALTOS DO VIDIGAL E DO CACAU

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a secretaria estadual de Combate à Pobreza, está intensificando ações que visam melhorar a qualidade de vida de inúmeras famílias carentes que moram em altos, com implementações de serviços que integram o Programa “Aquarelas do Morro”. Depois de contemplar moradores dos altos do Coqueiro – situado entre o bairro da Conquista e avenida Itabuna – e Gamboa, localizado no bairro do Malhado -, o programa chega aos altos do Vidigal, na Princesa Isabel, e do Cacau, no Malhado.

Nessa etapa, o programa Aquarelas do Morro está beneficiando um total de 1.508 pessoas, cujas residências vão receber reboco, troca de portas e janelas em estado de conservação, pinturas nas esquadrias e paredes e melhorias nas instalações elétricas, sem nenhum custo adicional para os proprietários. O secretário Antonio Vieira, que coordena o programa, diz que cada morador é quem escolhe a cor da fachada da casa e esquadrias, como forma de transformar o visual das residências de maneira democrática. Em casos específicos, de famílias em extrema carência, a prefeitura promove a construção da unidade sanitária-padrão.
A arquiteta Solange Valadão, que acompanha a execução do Programa “Aquarelas do Morro” em Ilhéus, informa que devido ao seu resultado positivo do projeto, o prefeito procurou ampliar o número de casas contempladas, que passou de 500 para 611 residências, “sem perder de vista a geração de emprego e renda a moradores das comunidades assistidas”.

COLÉGIO DO IGUAPE GANHA QUADRA POLIESPORTIVA

O governo do estado, através da secretaria de Educação, está realizando em Ilhéus mais uma obra na cidade beneficiando, desta vez, o Colégio Estadual do Iguape, com a construção de quadra poliesportiva para uso dos alunos e da comunidade de modo geral. A reivindicação foi feita pelo prefeito Jabes Ribeiro ao governador Paulo Souto, após ouvir a comunidade na reunião do Programa Prefeitura Cidadã, que viabilizou também a reforma total da escola do bairro e hoje dispõe de salas de aula adequadas para o ensino.

A construção da quadra poliesportiva na escola do Iguape já foi iniciada e deve ficar pronta no prazo de 45 dias. Segundo a professora Zoêmia Sampaio, gerente da Direc-6, hoje o grupo escolar do bairro está inteiramente renovado, com cinco salas de aula, atendendo a média de 850 alunos, nos três turnos, no ensino fundamental (de 5ª à 8ª séries) e no ensino médio. Ela disse ainda que com o apoio do prefeito de Ilhéus, o governo estadual recuperou praticamente todas as escolas de sua responsabilidade na cidade.
Além disso, o bairro do Iguape ganhou mais obras de urbanização com a pavimentação asfáltica das ruas A., B, C e D, no loteamento Novo Iguape, além de trecho da avenida Beira Rio. As obras estão sendo realizadas também em parceria com o governo da Bahia. O bairro do Iguape é um dos mais importantes da cidade, do ponto de vista estratégico, já que sedia o Distrito Industrial de Ilhéus e está numa zona urbana em expansão.

SECRETARIA DO ESPORTE TEM PROMOVIDO TORNEIOS

Através do apoio da Secretaria do Esporte e Cidadania de Ilhéus, a União das Associações Desportivas, em parceria com a Adep-2001, realizou, no último final de semana, vários eventos esportivos como parte do programa de incentivo ao esporte amador. As competições, realizadas em locais distintos do perímetro urbano da cidade, tiveram como objetivo a criação de condições para que jovens se afastem do perigo das drogas, estimulando o interesse pela prática de esporte.

A participação do público adulto nas competições realizadas no domingo, na avenida Litorânea Norte e Praia do Marciano, no bairro do Malhado, e no alto do Basílio, na zona norte da cidade, foi um dos aspectos destacados pelo secretário Sizínio Barros. Segundo o secretário, a Adep-2001 e a União de Associações Desportivas realizaram torneio de dominó com 20 duplas, apontando como campeã Alemão e Dalo. Esses jogos foram realizados na sede da Adep-2001, na Praia do Marciano.
A Adep-2001 e a União de Associações Desportivas também promoveram torneio de futebol de areia, que aconteceu no domingo, no Parque Luís Eduardo Magalhães. Esse evento teve a participação de 14 agremiações e apontou a equipe Favela Ponto Certo como a campeã, vindo em seguida o time Dos Pedras, da Praia do Marciano. Já no alto do Basílio foi realizada a final do torneio de futebol, tendo como campeã a equipe de Lagoa do Sapo. A segunda colocação coube a rua do Cano e em terceiro a equipe do Teotônio Vilela.

ILHÉUS FACILITA QUITAÇÃO DE IMPOSTOS EM 36 VEZES

Os contribuintes do município de Ilhéus que deixaram de pagar débitos referentes ao alvará de Licença e Localização e ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), dispõem de várias alternativas para regularizar o seu débito perante a fazenda municipal. Com base no atual Código Tributário do Município, a prefeitura está parcelando em até 36 vezes o pagamento dos impostos. A medida estende-se também aos inadimplentes com Imposto Sobre Serviços (ISS) e faz parte de exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), visando o aumento na arrecadação das receitas próprias. Segundo o diretor de Tributos da Prefeitura, Roberto Soares, informa que o benefício só será concedido se a parcela tiver valor acima de 20 reais para pessoa física e de 50 reais para pessoa jurídica.

O contribuinte interessado deve procurar o Setor de Tributos para proceder o parcelamento que concede a elasticidade do prazo de pagamento da dívida. Segundo o chefe do Setor na Prefeitura, Roberto Soares, “esta é mais uma oportunidade que o município concede ao contribuinte, visando facilitar a vida de quem quer ficar em dia com nossa cidade, através da facilitação do pagamento de impostos com prazo mais longo”.
Soares lembra que a prefeitura promoveu, este ano, outras campanhas para facilitar o pagamento de taxas e impostos, a exemplo da concessão de desconto de 20 por cento para pagamento do IPTU em cota única, beneficiando muitos contribuintes. Em seguida, foi oferecido 15% de desconto no mesmo imposto. Ele assegura que o número de contribuintes que procura a prefeitura para quitar débitos por conta das campanhas é bastante significativo.

GAÚCHO E RUSSA NATURALIZADA VENCEM TRAVESSIA

A atleta russa Natália Iakovleva – naturalizada brasileira e radicada em Minas Gerais -, campeã sul-americana dos cinco quilômetros de travessia em águas abertas, e o gaúcho Guilherme Bento Bieer foram os vencedores da III Golden Maratona Nacional de Ilhéus e VIII Travessia Ilhéus-Pontal, respectivamente, nas categorias feminino e masculino. Além do troféu, a dupla recebeu um prêmio em dinheiro e o segundo e terceiro lugares foram contemplados com medalhas. A largada aconteceu ao meio-dia do último sábado (25), na baía do Pontal, bairro Nova Brasília, zona sul de Ilhéus, e contou com a participação de atletas da Bahia e de várias partes do país.



VENCEDORES CATEGORIA MASCULINO

No ano passado, os vencedores foram os atletas Natália Iakovleva, no feminino, e Eduardo Pavão, no masculino. Promovida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e TV Santa Cruz, com o apoio há oito anos da prefeitura municipal e este ano, a Faculdade de Ilhéus, montou uma arena para show, denominado de espaço universitário, onde se apresentaram grupos de dançarinos da cidade e DJs, com entrega de prêmios para quem tivesse a melhor performance.



VENCEDORAS CATEGORIA FEMININO

OBJETIVOS – Como nos anos anteriores, a travessia tem o objetivo de proporcionar aos participantes momentos de atividade física e de lazer, promovendo a integração social da comunidade e a natação como atividade esportiva, dando destaque às belezas naturais de Ilhéus. O evento também premiou atletas femininos e masculinos nas categorias infantil, júnior, máster e adulto. Os três primeiros lugares receberam além de prêmio em dinheiro, troféu e medalhas.

FUNDAC ATENDERÁ JOVENS INFRATORES

Ao presidir a solenidade de instalação da unidade regional da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) – órgão ligado à secretaria estadual do Trabalho e Ação Social –, em parceria com a prefeitura e Fundação Reconto, o presidente da entidade, João Formigli, disse que devido ao resultado positivo da experiência implantada em Canavieiras, o município de Ilhéus está sendo contemplado com mecanismos que vão possibilitar a reintegração de adolescentes infratores à sociedade, através de medidas sócio-educativas que visam a redução do índice de jovens envolvidos em diversos delitos. A unidade, que funciona na avenida Soares Lopes, 1.724, centro da cidade, conta com equipe multidisciplinar formada por psicólogo, advogado, assistente social, pedagogo, dentre outros técnicos especializados.



João Formigli, que representou na solenidade o secretário estadual do Trabalho e Ação Social, Eduardo Santos, destacou que a unidade de Ilhéus vai prestar atendimento inicial ao adolescente, através da integração operacional de diversas instituições, a exemplo do Ministério Público, Defensoria Pública e secretaria municipal de Assistência Social, priorizando a ação dos serviços, mas levando em conta as determinações legais quanto à responsabilidade do adolescente pela conduta transgressora, e acompanhando a manutenção dos vínculos familiares, comunitários e culturais. Os serviços contam ainda com atendimentos aos familiares dos jovens envolvidos em infrações ou em situação de risco.
Já o padre João Carlos Guimarães, que vai coordenar em Ilhéus a unidade da Fundação Reconto, considera que o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece atenção especial das medidas sócio-educativas preservando-se sempre que possível o vínculo familiar e a convivência comunitária. Na sua opinião, esse atendimento pressupõe um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados e municípios, no sentido de atender ao adolescente em sua cidade ou região de origem.
NÚMEROS – Dados da Fundação da Criança e do Adolescente indicam que a Bahia possui atualmente 181 mil e 201 famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. E nesse contingente populacional encontram-se crianças e adolescentes convivendo com os conflitos familiares e em situação de risco. As dificuldades de sobrevivência e a violência encaminham-se muitas vezes para a prática do ato infracional.

DESENBAHIA

O Pólo de Informática de Ilhéus está inserido no programa dos Arranjos Produtivos Locais (APL), que vai atender através da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), a oito arranjos na região metropolitana de Salvador e no interior do estado. Ilhéus será o único município da região Sul da Bahia incluído no programa APL, segundo o analista de projetos do Desenbahia, Edson Augusto da Silva Sobrinho, ao participar do Congresso e Feira de Informática e Eltroeletrônica, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus, onde falou para um público de pequenos e micro empresários.

Segundo o analista, o Desenbahia oferece uma linha acessível e variada de financiamento para empresas. Na área tecnológica, os recursos estão disponíveis para a compra de máquinas, equipamentos, pesquisa e desenvolvimento e anunciou uma nova linha de crédito, o Progeren, através do Programa de Geração de Emprego e Renda, que está sendo implementado com recursos repassados pelo governo federal, para capital de giro, com taxas de 1,19% ao mês e prazo de 24 meses, sendo 12 carência, “ou seja, o cliente só paga os juros e o principal após os primeiros doze meses do contrato”.
Além de fazer uma palestra sobre as linhas de financiamento, ele também realizou um trabalho de consultoria empresarial, distribuindo aos empresários interessados formulários e orientou para o acesso a informações através da Internet, pelo site www.desenbahia.ba.gov.br, que tem sua sede em Salvador e equipes de técnicos que viajam pelo interior quando solicitados.
Na palestra também foi apresentado um painel das linhas de financiamento do Finame, com prazos de até 96 meses para maquinas e equipamentos nacionais, com juros de 1% ao mês ou de 14,75% ao ano. Além de enfocar a linha de giro voltada para microempresários contribuintes do Simbahia e que estejam em atividade no mercado há dois anos, com taxas de juros baixas e um sistema de bonificações por operações realizadas.

FEIRA DE INFORMÁTICA DE ILHÉUS

Ao entregar à representante da Gertec o prêmio de destaque empresarial tecnológico 2004 pelo investimento numa inovadora etiqueta eletrônica para supermercados, a Gertag, um produto que está sendo lançado nacionalmente, o coordenador do III Congresso e Feira de Informática e Eletroeletrônica da Bahia, Maurício Carvalho Simões, vice-presidente da Associação das Pequenas e Microempresas de Ilhéus, destacou os resultados do evento, que reuniu mais de 30 empresas e instituições que atuam na área de tecnologia, logística e prestação de serviços.

Entre os produtos inovadores, ele cita além do Gertag, o lançamento da Waytec que está produzindo em Ilhéus telas de computadores sensíveis ao toque, o “touch screen”, além da apresentação da Novacard, Utility do Nordeste, que oferece chip-cards, cartões inteligentes e outros produtos com sistemas operacionais próprios. Também foram lançados na feira os note books da Nova Data e produtos ou serviços da área de segurança.
Destacou ainda a realização de seminários técnicos coordenados pela Inforum e pelo Sebrae, além de rodadas de negócios entre empresas, o que serviu para alavancar a troca de produtos serviços do cluster do Pólo de Informática de Ilhéus, que tende no futuro a se transformar num arranjo produtivo local. Destacou ainda a participação no evento de empresas de logística como a Acord, de fabricação de embalagens como a Imapel e de segurança como a Intervig, que lançou um atendimento que associa segurança e saúde.
Na feira que também recebeu um grande número de visitantes, também foi registrada uma intensa movimentação de vendas da Bitway, Sintax, Megaware e Nova Data, que também realizaram vendas diretas e promoções de computadores a partir de R$ 1,3 mil. Também bancos como o Bradesco e do Nordeste participaram do congresso e feira de informática.

TRAVESSIA ILHÉUS-PONTAL

A maior prova de natação do interior da Bahia, a 8ª Travessia Ilhéus-Pontal será realizada neste sábado (25), ao meio-dia, reunindo atletas baianos e de outros estados brasileiros. Promovida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Federação Baiana de Desportos Aquáticos e TV Santa Cruz, a prova terá largada e chegada na praia do Morro de Pernambuco.
A Travessia Ilhéus-Pontal é realizada na baía do Pontal e é totalmente supervisionada pela Capitania dos Portos de Ilhéus, do Ministério da Marinha. Desde que foi lançada, há oito anos, conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Este ano, o evento conta também com apoio da Faculdade de Ilhéus, que está desenvolvendo projetos de incentivo à prática de esportes. Durante a Travessia, a Faculdade de Ilhéus terá uma tenda que servirá como “espaço universitário” com DJs, dançarinos, muita alegria e descontração.

Estão sendo esperados cerca de 200 atletas, entre os melhores nadadores do Brasil, que vão nadar cerca de três quilômetros de percurso. O tempo médio da prova é de 40 minutos. Participam também da 3ª Golden Maratona Nacional de Ilhéus. No ano passado, a vitória foi de Natalia Iakovleva, no feminino, e de Carlos Eduardo Pavão, no masculino.
A travessia tem como objetivo proporcionar aos participantes momentos de atividade física e de lazer, promovendo a integração social da comunidade e a natação como atividade esportiva, dando destaque às belezas da cidade de Ilhéus. A TV Santa Cruz vai mobilizar toda a sua equipe de jornalismo para a cobertura do evento, com flashes ao vivo durante a programação.

ABRIGO SÃO VICENTE REALIZA OBRAS DE AMPLIAÇÃO E REFORMA

Ao lançar a campanha de solidariedade para angariar recursos para a manutenção e execução de obras de construção e reforma do Abrigo São Vicente de Paulo, o presidente da entidade, geriatra Antonio Espírito Santo, disse que conta com a ajuda de vários segmentos da comunidade, da Prefeitura de Ilhéus e dos governos do estado e federal. Foram construídos dormitórios para atender 30 idosos internos, ambulatório médico, posto de enfermagem, refeitório, pintura, colocação de pisos antiderrapantes, reforma da câmara frigorífica, dentre outros serviços. O local está sendo denominado Alameda Irmã Jerônima, homenagem à freira que dedicou 19 anos de trabalhos ao abrigo.

Após essa etapa, serão iniciados trabalhos para a construção do salão de festas, colocação de alambrados e da guarita, além da aquisição de máquina para confeccionar fraldas – o abrigo gasta mensalmente mais de mil reais na compra de fraldas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos internos, transformando o abrigo em lar dos idosos.
“A nossa gestão termina em janeiro e ao assumir, o novo comando da instituição irá encontra-la com todo o planejamento para continuar os projetos de melhoria do abrigo”, ressalta Espírito Santo. Ele lembra que em 2002 o Abrigo São Vicente de Paulo contava com 111 sócios e atualmente conta com 815 parceiros. O quadro funcional do abrigo é de 30 funcionários, a exemplo de geriatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros e outros técnicos da área de saúde.
SORTEIO DE CARRO – Com a finalidade de captar mais recursos financeiros para a manutenção dos usuários e conclusão das obras, o Abrigo São Vicente de Paulo faz campanha de sorteio de um automóvel zero quilômetro. No dia 22 de dezembro será sorteado um carro quatro portas. O bilhete que dá direito a concorrer ao carro pode ser adquirido através do telefone 634-1906 ou 231-3214.

AGROSOFT DESENVOLVE APLICATIVOS E TECNOLOGIAS PARA O SETOR RURAL

Os avanços dos aplicativos e das tecnologias voltadas para a informatização do setor rural foram apresentadas durante o III Congresso e Feira de Informática e Eletroeletrônica da Bahia, que se realiza no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus, em dois módulos coordenados pelo empresário Abel Fernandes, da Vale Verde Informática. No primeiro módulo, que considera informativo, ele enfocou o resgate histórico sobre o que aconteceu nos últimos anos com a informática aplicada ao setor rural, tendo como principal motivador o Agrosoft, hoje na sétima edição e apresentado inclusive em eventos internacionais realizados em Purdue, Chicago e Lisboa.

Abel Fernandes explica que o Agrosoft está hoje em fase de institucionalização e que o sistema foi desenvolvido no Brasil, que é hoje uma grande referência no agronegócio mundial. O empresário destacou ainda que o Agrosoft não é um modelo isolado, mas o resultado do trabalho integrado realizado por diversas empresas que montaram aplicativos para o setor agropecuário a partir do Softex.
NÚCLEO – Ele ressalta que o núcleo de Juiz de Fora, ao qual está integrada a Vale Verde, se especializou na pecuária e vem participando de eventos como feiras e congressos para divulgar o projeto do Agrosoft, iniciado em 1995, a partir apenas de uma planilha para utilização de modelos matemáticos pouco aplicados pelos fazendeiros, “cinco anos depois, tínhamos desenvolvido um grande número de softwares comerciais voltados para o agronegócio e que têm sido ampliados de forma continuada,” enfatizou.

Os avanços no Agrosoft foram realizados em sete edições e em 2000, por exemplo, o foco era centrado na questão da Internet e da sua aplicação ao agronegócio, inclusive com o surgimento de sites de empresas ligadas ao setor agrícola. Agora em 2004, o foco está centrado, segundo o empresário, na questão da segurança alimentar e no controle fitossanitário dos rebanhos, uma consequência dos problemas provocados pelo mal-da-vaca-louca.
FERRAMENTA – Já o primeiro software voltado para a área fitosanitária, foi desenvolvido, segundo Abel Fernandes, há quatro anos, direcionado especialmente para engenheiros agrônomos e para facilitar inclusive a emissão de receituários agronômicos, “a partir daí, tivemos avanços significativos também nesse segmento e hoje, a grande plataforma está centrada na rastreabilidade bovina, uma ferramenta de segurança alimentar”.

QUALIFICAÇÃO TECNOLÓGICA DE SECRETÁRIOS ESCOLARES

Com a proposta de instrumentalizar os secretários escolares da rede municipal de ensino, com conhecimentos básicos em informática, a Secretaria de Educação de Ilhéus, através do departamento de Educação e do Núcleo de Educação e Novas Tecnologias, promove de 27 deste mês a 1º de outubro, a partir das 8 horas, um curso dirigido para trinta secretários escolares. O local escolhido pela coordenação do curso foi o Espaço Digital de Aprendizagem, situado numa sala anexa ao Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, na avenida Canavieiras, no centro da cidade. O encerramento está previsto para às 17h30min do dia 30, durante solenidade.

Dinalva Mello, secretária de Educação de Ilhéus, explica que durante cinco dias os secretários escolares vão receber noções básicas sobre informática, visando a otimização das atividades de registros de dados e informações no processo escolar. Garante a secretária que o curso será intensivo, com carga de 35 horas-aula, sendo que no final os participantes que obtiverem 85% de freqüência vão receber certificados.
Com essa iniciativa, a secretária acredita que possibilita o acesso a conhecimentos de fundamental importância para atender a demanda escolar. “Esse é mais um esforço concentrado do prefeito Jabes Ribeiro em valorizar ainda mais o servidor público municipal de Ilhéus, principalmente os lotados na área de educação”, ressalta. Na grade do curso constam aulas sobre os programas Word, Windows e Excel e informações sobre informática básica.

CONGRESSO E FEIRA DE INFORMÁTICA

A micro e pequena empresa e o setor agrícola têm sido, ao lado dos temas tecnológicos, assuntos prioritários durante a realização do III Congresso e Feira de Informática e Eletroeletrônica da Bahia, que está sendo realizado no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, com a participação de 30 empresas e instituições como o Sebrae, Uesc, Cepedi, Desenbanco e Inforum, e apoio da prefeitura de Ilhéus e do governo do estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Zugaib, destaca que o evento reúne o que há de mais expressivo e inovador no Pólo de Informática de Ilhéus, hoje com 67 empresas, gerando 1,3 mil empregos diretos e deve faturar este ano R$ 1,5 milhão.

O presidente do Sinec, Gentil Pires elogiou o governador Paulo Souto pela decisão de criar o Pólo de Informática de Ilhéus, um setor que exige capacitação técnica, e que se reflete nos diversos segmentos como, por exemplo, na educação, na cultura e no próprio desenvolvimento tecnológico. Ele considera que os desafios iniciais foram superados e que as empresas investiram num projeto que hoje está em fase de consolidação.
Destacou que o governo tem um canal de negociação com o Sinec e os bens aqui produzidos, “são a nossa riqueza, gerando empregos e investimentos em outros segmentos como os de alimentação, conservação, limpeza e segurança”. Empresário também destaca os resultados indicando que o pólo é viável e, somente no primeiro semestre deste ano, apresentou um faturamento de R$ 703 milhões, que deverá ser duplicado até dezembro.
ANIMADORES – Além de ressaltar que os números são animadores, o dirigente do Sinec lembrou que hoje, 40% dos computadores produzidos legalmente no país são do Pólo de Informática de Ilhéus e que isso não basta, “precisamos continuar investindo em mais tecnologia e pesquisa, para que possamos produzir mercadorias com alto valor agregado”. Esse salto, segundo ele, seria conseguido com a instalação em Ilhéus de uma grande empresa de base tecnológica que funcionaria como âncora para outros projetos.
Elogiou também a atuação do senador Rodolfo Tourinho Dantas, que esteve recentemente em ilhéus, conversou com o prefeito Jabes Ribeiro, lideranças locais e empresários, apresentando no Congresso Nacional emendas à Lei de Informática que podem beneficiar o pólo de Ilhéus, inclusive facilitando a atração de novos investimentos.
TEMÁTICA – O empresário Deraldo Pitombo, da Inforum, empresa que coordena o programa técnico do congresso de informática em paralelo à feira de negócios, destaca que este ano, a temática foi centrada em três aspectos importantes: a tecnologia da informação, o setor agrícola e também a área comercial, com um espaço destinado aos pequenos e micro empresários que precisam ser incluídos no universo digital.
A Inforum também promoveu durante os eventos, o lançamento do Catálogo de Produtos e Serviços de Informática do Estado da Bahia, que foi produzido pela Assespro – Bahia, com o foco centrado na consolidação das relações entre os agentes econômicos afins à área da Tecnologia da Informação na Bahia. O projeto, segundo Pitombo, visa contribuir para que as potencialidades e competências das empresas fornecedoras da área de Tecnologia da Informação tornem-se mais visíveis para o seu respectivo mercado consumidor, ampliando a expressividade e competitividade da economia.

Sambaituba, Aritaguá e São João já tem água tratada

Os distritos de Sambaituba e Aritaguá, além do povoado de São João, na zona rural de Ilhéus, ganharam na manhã de hoje (23), o serviço de bastecimento de água potável, inclusive com ligações domiciliares, beneficiando centenas de famílias. A inauguração contou com as presenças do prefeito Jabes Ribeiro e do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Roberto Moussalem, que representou o governador Paulo Souto, o qual também estaria presente, mas que, por problemas administrativos, não pode comparecer. O ato, ainda contou com as participações dos vereadores Elício Sá, Jailson Nascimento, Francisco Sampaio, Edson Silva, José Cruz, e Cacá.

Em seu pronunciamento, o prefeito Jabes Ribeiro lembrou que a solicitação para a implantação do sistema de abastecimento de água foi feita pela própria comunidade, durante a realização do programa Prefeitura Cidadã, onde mais de 80 por cento dos moradores apontaram esse serviço como primordial. “Com esses dados nas mãos, procurei o secretário Moussalem, que se mostrou sensível ao pleito, e em seguida mantive contato com o governador Paulo Souto que, de imediato, nos garantiu a realização das obras através da Embasa”, afirmou Jabes.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jabes Ribeiro lembrou que a solicitação para a implantação do sistema de abastecimento de água foi feita pela própria comunidade, durante a realização do programa Prefeitura Cidadã, onde mais de 80 por cento dos moradores apontaram esse serviço como primordial. “Com esses dados nas mãos, procurei o secretário Moussalem, que se mostrou sensível ao pleito, e em seguida mantive contato com o governador Paulo Souto que, de imediato, nos garantiu a realização das obras através da Embasa”, afirmou Jabes.
Depois de parabenizar o prefeito Jabes Ribeiro em mais esta parceria de sucesso com o Governo do Estado, Roberto Moussalem disse que é animador trabalhar com uma Prefeitura que procura estar atenta às reivindicações de suas comunidades, afirmando que isso vem possibilitando a implementação de vários projetos. Com relação ao asfaltamento, o secretário afirmou que há uma ampla possibilidade para atender mais esta reivindicação, e que, junto com o prefeito Jabes Ribeiro e o governador Paulo Souto, vai analisar este pedido, “que, certamente, vai melhorar ainda mais a qualidade de vida de todos”.

CENTRO DE ZOONOSES DE ILHÉUS

Após a conclusão das obras de construção do Centro de Zoonoses de Ilhéus, a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, deu início ao processo licitatório para a aquisição dos equipamentos para a sua operacionalização. A construção da unidade – situada no quilômetro 0 da rodovia Jorge Amado, é resultado de convênio entre a secretaria estadual de Saúde e a Fundação Nacional de Saúde – representa um salto de qualidade para o município no que tange ao controle de doenças transmitidas por animais, melhorando as condições de saúde e a qualidade de vida da população.



CENTRO DE ZOONOSES

O centro vai funcionar na prevenção de doenças que têm animais como vetores de transmissão para seres humanos. Além disso, o secretário Paulo Medauar garante que a unidade vai operar em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), no sentido de disponibilizar espaços para que estudantes do curso de medicina veterinária utilizam as instalações para estágios e realização de projetos específicos nas áreas científica e acadêmica.
O CENTRO – “Consta no nosso projeto a realização de campanhas educativas para que a população seja agente multiplicador de informações no que diz respeito à melhoria das condições sanitárias”, disse. Construído numa área de 829 metros quadrados, o centro conta com além do núcleo administrativo, guarita, garagem, canil, sala para vacinas, curral, triturador de alimentos, pocilga, baias para animais, estação de tratamento de esgoto, com áreas urbanizadas e de estacionamento e quadra gramada.