PROJETO CRIANÇA SORRISO

Os alunos da faixa etária entre 6 e 14 anos, matriculados nas escolas da rede municipal de Ilhéus, vivem uma nova realidade no atendimento e prevenção da saúde bucal. Com o Projeto Criança Sorriso, implantado há dois anos no município numa parceria envolvendo as secretarias de Saúde, de Educação, a Associação Baiana de Odontologia (AB), núcleo de Ilhéus, e o Lions Clube-Centro, mais de sete mil estudantes de 23 escolas, além de quase mil crianças de creches são atendidas pela iniciativa que tem como prioridade promover a redução da incidência da cárie através de cuidados preventivos. Para assegurar o êxito do programa, a clientela só é liberada após o término dos trabalhos, uma vez que uma pesquisa preliminar revelou que 77,8% dos alunos não tinham acesso a dentista.

As crianças menores de 6 anos, matriculadas nas creches do município, também são beneficiadas pelo projeto que realiza ainda trabalhos de ação curativa a exemplo de restauração. Higiene oral por meio de escovação e uso de fio-dental, aplicação de flúor, remoção de tártaro, são outras ações promovidas pelo projeto que atende cerca de 80 pacientes por dia, de segunda a quinta-feira, no Centro Social de Saúde Oral. Ali, semanalmente, são atendidas 400 crianças e adolescentes As crianças são transportadas das escolas até o centro através de ônibus. Segundo secretário de Saúde de Ilhéus, Paulo Medauar, “as escolas terão anualmente um período de retorno para manutenção dos tratamentos realizados” e destaca que projeto tem contribuído de forma significativa para a redução da cárie entre os jovens.

Sobre a dimensão do projeto, ele destaca que “todos os esforços se mostrarão tímidos diante da grande demanda acumulada ao longo dos anos, uma vez que a maior parte do público atendido é formada por crianças carentes e sem acesso à serviços de saúde bucal”. O “Criança Sorriso”, contudo, pretende servir como incentivo para que propostas similares sejam implementadas e possibilitem por meio da troca de experiências um redimensionamento constante das ações e estratégias empregadas”.
O secretário ressalta que “a iniciativa do projeto pela sua dimensão e pela inovação se apresenta como uma grande conquista da comunidade ilheense e prova que só por intermédio do trabalho em conjunto e da articulação dos diversos setores e segmentos de nossa sociedade civil organizada em conjunto com o poder público, poderemos vislumbrar uma mudança significativa e duradoura no quadro de saúde bucal”, enfatizou, ressaltando também a dimensão cultural do projeto.
NOÇÕES BÁSICAS – O projeto Criança Sorriso foi montado de forma modular e em diversas etapas: capacitação de profissionais em saúde bucal, promoção de reuniões periódicas com professores e agentes comunitários, reuniões de esclarecimentos com pais de estudantes, trabalhos lúdicos para sensibilização dos alunos, implantação de escovações rotineiras após a merenda, aplicação semanal de flúor gel, escovação comunitárias realizadas pelos agentes comunitários de saúde e visitas domiciliares para escovação e orientação da saúde bucal desenvolvida pelos agentes. O trabalho é complementado com o atendimento das crianças no centro Social de Saúde Oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *