REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL

Implementar um plano municipal com o objetivo de reduzir em Ilhéus a taxa de mortalidade materna e também de recém-nascidos é uma das principais propostas da Secretaria de Saúde. O plano foi aprovado durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, que é o órgão fiscalizador das políticas públicas do setor. Dados coletados pela coordenação de saúde básica indicam que este ano foram realizadas 10 mil e 735 consultas de pré-natal, com um total de 3 mil e 268 partos. Em todas as unidades de saúde a população feminina conta com acompanhamento de ginecologistas, obstetras e pediatras para os menores de 0 a 5 anos.

O plano enfoca os principais problemas e estratégias de enfrentamento da mortalidade materna e infantil através do acompanhamento de indicadores de saúde do município, com informações da rede de serviços, de ações planejamento familiar, da atenção ao pré-natal, atenção ao recém-nascido e puerpério, além do trabelho de promoção ao aleitamento materno, atenção a gestantes HIV positivo e seu recém-nascido. O esforço também leva em conta o aperfeiçoamento dos recursos humanos com a proposta de realização de cursos e treinamentos para médicos, auxiliares de enfermagem além de agentes comunitário de saúde

O secretário de Saúde, Paulo Medauar, observa que nos últimos oito anos foram implantados diversos programas dando enfoque prioritário para a saúde da mulher. “Mas a proposta do Ministério da Saúde para que o município de Ilhéus aderisse a esse programa nacional fez com que enfrentássemos essa problemática da saúde em nosso país, que é o alto índice de mortalidade materna e neo-natal. Mais uma vez o Conselho Municipal de Saúde demonstrou está em sintonia com as necessidades do Sistema Único de Saúde (Sus) e por isso decidiu aprovar esse plano, que considero de suma importância”, complementou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *