O Bataclan – cabaré imortalizado através da obra de Jorge Amado “Gabriela, Cravo e Canela” e frequentado pelos ilustres coronéis do cacau e outros personagens descritos pelo escritor – está com uma programação inteiramente inspirada em alguns aspectos de romances do escriba mais popular do país. A programação deste mês do novo centro cultural de Ilhéus consta de apresentações de números de dança, sarau, lítero-musical, de grupos de choro e esquetes teatrais. O Bataclan, reconstruído em parceria pela prefeitura, Petrobras e FazCultura, do governo do estado e reinaugurado pelo prefeito Jabes Ribeiro, recebe uma média diária de mais de 200 visitantes.
“Da ficção à realidade em Jorge Amado e os coronéis do cacau” é título da esquete teatral que será encenado mais uma vez na sala de multi-eventos, por atores do Teatro Popular de Ilhéus e participação especial do ator José Delmo, que incorpora o personagem coronel Coriolano, da obra ” Gabriela, Cravo e Canela”. As apresentações estão programadas para os dias 18 e 25, às 20 horas, recebendo elogios do público e da crítica especializada, com destaque para a performace de José Delmo no papel do “hilário” Coriolano.
Shows às Sextas – Para os dias 20 e 27 deste mês, a programação contará com a apresentação do espetáculo musical “La Boêmia – dos amores e desejos, das paixões e da melancolia nas mais belas canções das décadas de 20 e 30” , com participação do trio Bohemia, sempre nas sextas-feiras, às 20 horas. Os primeiros espetáculos do grupo no Bataclan tiveram uma participação de público acima do esperado.
Já nos dias 21 e 28, às 20 horas , o público terá a oportunidade de assistir ao II Sarau Lítero-Musical ” Do búfalo de fogo a Iararana – mistério e paixão nos poemas de Sosígenes Costa” , interpretado pelo Teatro Popular de Ilhéus. O Poema ” Do búfalo de fogo a Iararana – mistério e paixão nos poemas de Sosígenes Costa” foi uma criação de Sosígenes Costa para homenagear Jorge Amado. Além da programção, que é apresentada gratuitamente, o Bataclan oferece outras opções como cyber-café, exposições de artes plásticas e o quarto temático de Maria Machadão, um dos espaços mais visitados do novo cento cultural que tem atraído um público de turistas e de pessoas da comunidade.