A Secretaria de Saúde de Ilhéus deflagra no dia 16, a campanha nacional de vacinação contra a pólio, sarampo, rubéola e coqueluche, vinculada ao Ministério de Saúde, que se estende até 9 de setembro nas zonas urbana e rural do município. No dia nacional de vacinação (21) serão disponibilizados 50 postos fixos e volantes que trabalharão com cerca de 250 profissionais para atender crianças de 12 meses que não tomaram a primeira dose da vacina contra a pólio e atingir com a segunda dose o público de 2 a 4 anos. A triviral (sarampo, rubéola e coqueluche) será aplicada em crianças de 1 a 4 anos, como informou a enfermeira Barbara Magalhães, responsável pela Central de Controle de Vacinação de Ilhéus.
A enfermeira alerta aos pais no sentido de que levem seus filhos aos postos de vacinação, tendo em vista a necessidade de afastar o perigo de doenças como a paralisia infantil que deixa fortes seqüelas, a exemplo de incapacidade nas articulações. No que trata da aplicação da dose da triviral é de grande importância para a saúde da criança porque a doença que esse tipo de antídoto evita doenças como sarampo, rubéola e coqueluche, que também precisam ser erradicadas. Sobre reações, a enfermeira garante que nesses casos é preciso que o paciente seja acompanhado por um médico. Entretanto, diz que em Ilhéus não foi registrado nenhum caso desse tipo.
Para atingir todas as crianças em idade de ser vacinadas, a Secretaria de Saúde está montando um plano estratégico com vistas a alcançar o maior número de menores. As crianças que residem na zona rural não precisarão se deslocar para a cidade, pois os técnicos estarão levando o atendimento necessário para a vacinação, através de unidades móveis no interior e na zona rural no período de 16 deste mês a 9 de setembro.