TROFÉU JORGE AMADO

As atividades da IV Semana Jorge Amado de Cultura e Arte serão encerradas amanhã 1(0) -, dia do aniversário do escritor que completaria 94 anos -, com a entrega do Troféu Jorge Amado a personalidades que contribuíram com a cultura regional. O encerramento conta com o término da mostra de livros de autores regionais, atividade que abriu o evento, na Biblioteca Pública Adonias Filho. A jornada cultural, instituída pelo prefeito Jabes Ribeiro, em 2001, com o objetivo de homenagear o escritor grapiúna pelo seu legado literário, é também uma maneira de incentivar as diversas manifestações artísticas no sul da Bahia. A filha de Jorge Amado, Paloma Jorge Amado, participou de algumas atividades em homenagem ao pai.

A nova edição da semana é promovida pela prefeitura, através da Fundação Cultural de Ilhéus. O evento se constitui numa mostra de atividades que engloba cinema, teatro, literatura, história e música. As manifestações foram realizadas na Biblioteca Adonias Filho, Cine-Teatro Fernando Leite Mendes, Bataclan e Teatro Municipal, onde acontece a entrega do Troféu, que se passa por meio da apresentação de espetáculo envolvendo teatro, dança e música, dirigida por Júlio Ramalho.

O lançamento de seis livros de autores regionais foi um dos destaques da jornada cultural de nove dias dedicada a Jorge Amado. A iniciativa abre espaço para escritores que buscam espaço mercado literário. “Isso é de extrema relevância para o desenvolvimento intelectual da civilização sul-baiana”, como disse a presidente da Fundação Cultural, Maria Luiza Heine, que lançou o livro “Jorge Amado e os coronéis do cacau”.

A mostra de filmes nacionais foi outro destaque do evento de grande importância para a arte e a cultura. Foram exibidos os filmes “Lisbela e o prisioneiro”, “Deus é brasileiro”, “O homem que copiava”, “Eu, tu eles” e o “Caminho das nuvens”, com entrada gratuita, cujo objetivo é difundir a sétima arte entre o público que não tem condições de freqüentar salas de cinema. Outras atividades marcaram o evento, a exemplo de apresentação de corais, sarau lítero-musical, oficinas de teatro e número de dança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *