O Águia da Cultura, projeto que procura preencher lacunas na vida de moradores de comunidades carentes com manifestações de expressões artísticas e literárias, participa da IV Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, através da realização de mostra envolvendo teatro, dança e artesanato. Os alunos matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental da Escola Municipal do Santo Antonio, serão os protagonistas das atividades apresentadas nos dias 9 e 10, sempre às 15h30min. As atividades acontecem no Cine-Teatro Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural, localizado na rua Jorge Amado, centro.
Para a realização dessas atividades os alunos passaram por processo de adaptação e em seguida foram treinados para o desenvolvimento dos trabalhos cênicos, de dança e de artesanato. Durante trinta dias eles receberam treinamento com os instrutores dos projetos que tiveram como desafio a reconstrução da auto-estima das comunidades, incluindo nesse contexto a prática do exercício da cidadania. O projeto itinerante Águia da Cultura costuma desenvolver atividades de quatro semanas em cada comunidade visitada. A mostra que será apresentada na jornada cultural é resultado do trabalho desenvolvido na localidade de Santo Antonio.
A coordenadora do projeto, professora Lourdinha Teles, responsável pela adaptação do trabalho de Beth Coelho, denominado “A história da estrelinha verde”, que será apresentado durante a mostra, informa que a peça tem um conteúdo ecológico e educativo. As atividades de canto constam de composições de Benito di Paula, Flávio Venturini e Luiz Gonzaga. “Os trabalhos manuais – artesanato – desenvolvidos pelos alunos integrados ao projeto no Santo Antonio servem como forma de construir a percepção e coordenação motora na criança, além de despertar a sensibilidade artística. Por isso são importantes para a construção de um bom aprendizado escolar”, destaca.
ÁGUIA DA CULTURA – O projeto é uma iniciativa da Fundação Cultural de Ilhéus e a empresa Águia Branca, com o objetivo de possibilitar o acesso de comunidades carentes e zona rural às manifestações culturais e artísticas, a exemplo de dança, teatro, literatura e cinema. As atividades são desenvolvidas em ônibus adaptado e dotado de biblioteca e sala para cinema, por instrutores treinados para atingir as inúmeras metas que já alcançou diversas distritos e bairros de Ilhéus.