SEMANA JORGE AMADO

A IV Semana Jorge Amado de Cultura e Arte começou ontem (2) com a abertura da mostra de livros de escritores regionais, atividade que estende-se até 10, aniversário do escritor mais popular do Brasil e que revelou Ilhéus para o mundo. A jornada, instituída pelo prefeito Jabes Ribeiro, em 2001, com o objetivo de homenagear o escritor grapiúna pelo seu legado literário, é também uma forma de incentivar as diversas manifestações artísticas na região sul da Bahia. A semana contará com a presença da escritora Zélia Gattai, esposa de Amado e de convidados. A programação do evento culminará com a entrega do Troféu Jorge Amado de Cultura e Arte a personalidades que contribuíram de maneira significativa para a cultura regional.

Promovida pela prefeitura, através da Fundação Cultural de Ilhéus, a semana se constitui em uma grande mostra de atividades que engloba cinema, teatro, literatura, história e música. As diversas manifestações estão sendo realizadas na Biblioteca Pública Adonias Filho, Cine-Teatro Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural, no Teatro Municipal e Bataclan. Os aspectos relacionados ao resgate de elementos da história do município serão debatidos durante workshop, considerado um dos destaques do evento.

LIVROS – A programação inclui o lançamento de seis livros de autores regionais, editados pela Via Literarum e pela Editus, e é outro ponto na programação do evento. A proposta dessas editoras é incentivar a produção literária na região, através da edição de novos livros, abrindo espaços para escritores que buscam espaço no mercado editorial. Com esse comportamento, esses editores fazem um trabalho de conscientização direcionado a abordagem de temas de grande relevância para a cultura, lembrando ainda que isso é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual da civilização sul-baiana.

Na visão de Maria Luíza Heine, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, todas as atividades da programação são de grande importância para o processo de difusão da arte e da cultura, tendo em vista a necessidade de aproximar o cinema, a literatura, a música e o teatro do público. Entende que por existir ainda parcelas da população que não tem acesso à cultura, é fundamental a ampliação e a continuidade da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte; “É preciso despertar a essas pessoas o gosto pela arte e cultura”.

PROGRAMAÇÃO – Consta ainda na grade da programação de hoje (3) o lançamento do Projeto Escola no Quarteirão, que acontece no Cine-Teatro Fernando Leite Mendesi, às 15 horas. Para às 19 horas está prevista a exibição do filme “Lisbela e o prisioneiro”, oportunidade para assistir filmes nacionais dos últimos tempos. A entrada é franca. Amanhã (4) acontece o workshop História de Ilhéus, às 19 horas no cine-teatro da Fundação Cultural. Também no mesmo horário será realizada mais uma sessão de cinema com “Cidade de Deus”, e às 20 horas, no Bataclan, acontece o esquete teatral “Da ficção à realidade em Jorge Amado e os coronéis do cacau”.

Prosseguindo as atividades da jornada cultural, na quinta-feira (5) será realizada mais uma etapa do workshop sobre a História de Ilhéus, às 9 horas, e às 19 horas será exibido o filme “Deus é brasileiro”, e no mesmo horário, na Academia de Letras de Ilhéus vai haver o lançamento dos livros da Editora Via Litterarum. Na sexta-feira (6) o público poderá assistir o filme “O homem que copiava”, às 19 horas. Por volta das 22h30min será realizado o “Baile dos coronéis”, no Bataclan. Da grade da programação de sábado (7) consta a exibição do filme “Eu, tu, eles”, às 19 horas, e no mesmo horário, no Bataclan acontece o lançamento do livro da historiadora Maria Luiza Heine, “Jorge Amado e os coronéis do cacau”. Para às 20 horas está reservado o II Sarau Lítero-Musical, no Bataclan, em homenagem a Sosígenes Costa. As atividades da semana recomeçam às 17 horas de domingo (8) com a apresentação do coral da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Bataclan, e às 19 horas a mostra de cinema será encerrada com a exibição de “Caminho das nuvens”.

Já às 9 horas de segunda-feira (9), a semana inclui a realização de duas oficinas de teatro, uma às 9 e outra às 14 horas. A programação termina dia 10, com o encerramento da exposição de livros de escritores regionais e a entrega do Troféu Jorge Amado de Cultura e Arte, às 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, com homenagem às personalidades que mais se destacaram na cultura ilheense e regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *