SEMANA JORGE AMADO

Mais uma vez Ilhéus vai dedicar uma semana de agosto ao escritor mais popular do Brasil, Jorge Amado, que faz aniversário de vida no dia 10. A nova edição da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, promovida pela prefeitura, através da Fundação Cultural, começa segunda-feira (2) e estende-se até a data do aniversário do escritor. A viúva do romancista grapiúna, escritora Zélia Gattai, confirmou presença na semana de homenagens ao criador de “Gabriela, cravo e canela”. O evento será aberto às 14 horas, com mostra de livros de escritores regionais. A jornada cultural culmina com a entrega do Troféu Jorge Amado de
Cultura e Arte a personalidades que contribuíram de forma significativa com a cultura de Ilhéus e da região sul-baiana.

Instituída pelo prefeito de Ilhéus em 2001, tendo como principal objetivo incentivar as diversas manifestações culturais produzidas no município e região, a semana volta-se ainda a reverenciar àquele que melhor divulgou Ilhéus para o Brasil e o mundo, por meio de obras climatizadas na cidade e na zona cacaueira. Com o evento, Ilhéus procura retribuir as manifestações de carinho que Amado dedicou à cidade que escolheu como terra-mãe, como lembra a presidente da Fundação Cultural, Maria Luiz Heine.

A programação consta mostra das diversas expressões artísticas, com um apanhado contendo livros de escritores regionais que prossegue até o dia 10, na Biblioteca Pública Adonias Filho, localizada na praça Castro Alves. Também no primeiro dia dos trabalhos acontece oficina de teatro infantil, que será realizada às 14 horas, na Fundação Cultural, localizada na rua Jorge Amado. Para a mesma data está programada também a IV Mostra de Cinema Nacional, com a exibição do filme “O homem do ano”, no auditório Fernando Leite Mendes, da própria Fundação, às 19 horas.

O público que for prestigiar o evento na terça-feira (13) terá à disposição o lançamento do projeto “A escola do quarteirão”, que acontece a partir das 15 horas, e mais uma sessão da mostra de cinema com o filme “Lisbela e o prisioneiro”, às 19 horas. Para quarta-feira (4) o evento conta com o workshop “História de Ilhéus”, às 14 horas e a exibição do filme “cidade de Deus”, às 19, na sala da Fundação Cultural. No Bataclan será realizada a escrete teatral “De Jorge amado e os coronéis do cacau”.

As atividades constam na quinta-feira (5) a continuação do workshop, às 14 horas e a mostra de cinema com o filme “Deus é brasileiro”, às 19 horas, ambas na Fundação Cultural. No mesmo dia acontece o lançamento dos livros da Editora Via Litterarum, na Academia de Letras de Ilhéus. Para a sexta-feira (6) está programada mais uma exibição da mostra com o filme “O homem que copiava”, às 19 horas, na Fundação Cultural, e o “Baile dos coronéis”, às 22h30min, no Bataclan, localizado na praça José Marcelino. Do evento cultural consta ainda a continuação da mostra de cinema, lançamento do livro “Jorge Amado e os coronéis do cacau”, de Maria Luiza Heine, sarau lítero-musical, com homenagens a Sosígenes Costa, apresentação de coral e oficinas infantis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *