Os gestores do Programa Escola Campeã de Ilhéus participam do II Encontro Nacional de Superintendes de Ensino, evento promovido pelo Instituto Airton Senna e a Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de discutir o fortalecimento da gestão escolar municipal. Realizado em Belo horizonte, desde ontem (20), estendendo-se até amanhã (22). O encontro está sendo desenvolvido com debates sobre os temas “A política educacional do município após consolidação do Programa Escola Campeã” e a “Mobilização comunitária”. Na Bahia, somente os municípios de Ilhéus e Conde foram contemplados com o programa voltado para a melhoria da qualidade da educação pública.
A implementação das normas da política educacional e das rotinas que asseguram o bom funcionamento das unidades de ensino, colegiado escolar, proposta pedagógica e programas de ensino, entre outros temas, também estão na pauta das discussões do simpósio. A secretária de Educação, Dinalva Mello, ressalta que indiscutivelmente, que o programa, desde que foi implantado, descortinou um novo paradigma para a educação de Ilhéus.
AVANÇOS – Na visão da secretária, para o fortalecimento do fazer na escola, os parceiros do programa disponibilizam uma consultoria que mensalmente visita o município, com o objetivo de avaliar os avanços apresentados por cada unidade de ensino e a orientar ou sugerir possíveis correções de rumos. Dinalva Mello entende que a aliança firmada com a Fundação Banco do Brasil e com o Instituto Airton Senna trouxe inúmeros avanços no âmbito educacional, através de uma parceria construtiva para o setor educacional.
Como exemplo a secretária citou a importância da crescente participação da família nas ações da escola, além do envolvimento de voluntários em atividades didático-pedagógicas que têm como principal objetivo melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, diretores, professores e técnicos, unindo esforços para reduzir o índice de reprovação e de evasão escolar.