“DEUS DANADO” SERÁ ENCENADO NO TMI

O espetáculo teatral “Deus danado”, de João Denys, será encenado neste sábado (24) e domingo (25), às 21 e 20 horas, respectivamente, no Teatro Municipal de Ilhéus. O drama conta a vida de dois sobreviventes da seca nordestina, Teodoro e Luiz, que estabelecem entre si uma relação de amor e poder para se manter vivos diante da natureza hostil. O trabalho dirigido por Alda Valéria é protagonizado por Bira Freitas e Pisit Mota, da Companhia Rapsódia. A peça é promovida pelo Projeto Circulado, da Fundação Cultural da Bahia, em parceria com o Teatro Municipal de Ilhéus. O ingresso, vendido antecipadamente na bilheteria do teatro, custa 5 reais.

A peça utiliza como pano de fundo a questão social da seca no sertão para falar de uma relação familiar que envolve amor e poder, além de colocar o homem diante de seus dramas universais, como a solidão, o vazio da existência humana e a busca por um sonho. “Deus danado” foi considerado um dos melhores espetáculos de 2003, obtendo três indicações ao Prêmio Braskem de Teatro, nas categorias melhor espetáculo adulto, direção e melhor ator. Alda Valéria ganhou o prêmio revelação pela direção do espetáculo e Pisit Mota, o de melhor ator.

As abordagens do espetáculo são baseadas no teatro de Artaud e Grotowiski. Os dois sertanejos – Teodoro e Luiz – que se tratam por padrinho e afilhado, são os últimos sobreviventes do povoado denominado de Cruz, um lugar onde houve fartura, mas que foi completamente destruído pela enchente e pela seca. O drama exibido agora, em Ilhéus, já foi apresentado no Teatro Maestro Manoel Gomes, em São Sebastião do Passé, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro da Purificação e no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *