ABERTA INSCRIÇÃO PARA CURSO DE DICÇÃO

Para quem deseja aprimorar a dicção e se aperfeiçoar profissionalmente, a Fundação Cultural de Ilhéus abriu inscrição para o curso intensivo de dicção, técnica vocal e leitura expressiva, com aulas às segundas e quintas-feiras, das 17h30min às 19 horas, no auditório Fernando Leite Mendes, da própria entidade, a partir desta segunda-feira (19). Com 20 vagas, o curso, ministrado pela professora e atriz grapiúna Nevolanda Soares Pinheiro, é dirigido a professores, estudantes, empresários, comunicadores, atores, professores, conferencistas, e a todos que desconhecem os cuidados necessários para a utilização da voz e queiram se expressar bem, com duração de sete semanas. No encerramento desse módulo, será conferido certificado de freqüência. Informações adicionais podem ser obtidas com Nádja Gonzaga, pelo telefone 634-8986, em horário comercial.

A presidente da Fundação Cultural, Maria Luiza Heine, diz que o curso possibilita a introdução e desenvolvimento das técnicas da voz, a exemplo de alongamento, relaxamento corporal, destaque para as áreas superiores do tórax, ombros, pescoço e cabeça, postura, gestos, além de teoria da comunicação verbal, exercícios para articulação das palavras, clareza no falar, técnicas para a impostação e projeção da voz, cuidados para proteger a voz e a fala. “É bom lembrar que a professora e atriz grapiúna Nevolanda Soares Pinheiro realizou um excelente trabalho à frente do Núcleo de Arte Cênica da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), pessoa altamente capacitada para coordenar as aulas”.
Destaca a professora Nevolanda Soares Pinheiro que o curso é baseado essencialmente no treinamento das técnicas que serão apresentadas em curtas explicações teóricas, “sempre evidenciando o porque de cada exercício. Inicialmente, apresentaremos desenhos esquematizados do aparelho respiratório e fornador. Além disso, serão utilizados vários textos selecionados para treinamento de leitura em narrativa, poesia tradicional com métrica e rima e poesia moderna em versos livres”, disse. Nas aulas também serão utilizados apostilas com exercícios básicos e frases – trava-línguas – para treinamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *