FIM DE SEMANA COM FESTAS PARA TODOS OS GOSTOS

Ilhéus terá uma vasta programação de eventos envolvendo os mais variados tipos músicas e “tribos”. Hoje, sexta-feira haverá apresentações de grupos de forró e arrocha no SAC (centro comercial da cidade) e no bar Oceânica na Av. Soares Lopes, ainda a apresentação da peça teatral “O Quadro” na Casa dos Artistas rua Jorge Amado-Centro e no Kalua Dancing Bar o DJ Rógério e a banda Estaka Zero animam a noite. Sábado na Concha Acústica acontece o maior encontro do arrocha da Bahia, com Nara Costa, Márcio José, Asas Livres, Top Gun, Só Love e Banda Gardência.Também no sábado, em Olivença acontece a festa de confraternização da 2ª etapa do 3º Circuito Baiano de Surf Universitário, no bar Vagão com as bandas Carbono 14, Ruanda e Demoseile; na Av. 2 de Julho terá a Top Fest, uma rave GLS. No domingo será inaugurado o Espaço Alternativo, Km 0 da rodovia Ilhéus-Olivença, com as bandas Sambágua, Circuito Fechado e Só Love às 14h; às 15h o Kalua Dancing Bar apresenta Swing Legal e convidados; finalizando o domingão, o Oceânica apresenta seu tradicional sambão.

ZÉLIA GATTAI PRESTIGIARÁ SEMANA JORGE AMADO

A escritora Zélia Gattai, que ocupa a cadeira número 13 na Academia de Letras de Ilhéus, que pertenceu ao seu marido, confirmou presença na IV Semana Jorge Amado de Arte e Cultura. Autora de grandes sucessos literários, a exemplo de “A casa do Rio Vermelho” e “Anarquistas graças a Deus”, ela será alvo de várias homenagens na cidade. Acompanhada de filhos, Zélia Gattai será recebida pelo prefeito Jabes Ribeiro, por diversas autoridades políticas, lideranças comunitárias, além de inúmeras personalidades da região sul-baiana.

No seu roteiro de visita a Ilhéus, a escritora estará na Casa de Cultura Jorge Amado, onde o escritor de “Gabriela, cravo e canela” iniciou sua carreira literária, o Palácio Paranaguá, sede do governo municipal – onde será recebida pelo prefeito -, o campus da Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), onde a prefeitura desenvolve projetos de política ambiental e as obras de reurbanização do Quarteirão Jorge Amado.
TROFÉU – Durante a semana em homenagem ao escritor grapiúna, que acontece do dia 2 ao dia 10 de agosto, também será outorgado o Troféu Jorge Amado de Cultura e Arte, que tem a finalidade de prestigiar personalidades que contribuíram de forma significativa com a cultura de Ilhéus e da região sul-baiana.

CEPEDI ABRE EDITAL

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi), com a cooperação do Sebrae, lançou dia (30), edital que torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de empreendimentos inovadores de base tecnológica em Tecnologia de Informação (TI). O objetivo da incubadora é estimular a criação e desenvolvimento de empresas que se proponham a desenvolver tecnologias inovadoras ou que desejem agregar valor a seus produtos e serviços por meio de inovações tecnológicas com foco específico na área de TI.

Para isso, coloca à disposição dos empresários infra-estrutura que inclui espaço físico, serviço de apoio gerencial, logístico e tecnológico, computadores com acesso à Internet, telefone, fax, sala de reuniões e de treinamento, auditório, serviço de secretaria e recepção, segurança, limpeza das áreas, sanitários, facilidade de acesso a informações de mercado, tecnológicas, laboratórios, oficinas e biblioteca, participação em eventos relacionados ao seu negócio, apoio e orientação na obtenção de recursos nos órgãos de fomento, entre outros benefícios, por um prazo que pode variar de seis)a 24 meses, a partir do qual as empresas já devem estar maduras o suficiente para se auto-sustentar.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Cepedi, Antonio Zugaib, informa que este é um passo inovador e revolucionário na área de ciência e tecnologia no sul da Bahia, pois serão dadas todas as condições científicas e tecnológicas para se gerar produtos e processos e mais tarde serem transformadas em empresas por pessoas físicas ou jurídicas, gerando renda e emprego para o município de Ilhéus.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Cepedi, Diego Frias, serão apoiados tanto projetos inovadores, onde já foi identificada uma oportunidade de negócio, necessitando de apoio por um período para comprovar a viabilidade técnica e mercadológica do projeto, desenvolver o produto, processo ou serviço e buscar recursos para a formação do capital necessário para o efetivo início do negócio; quanto empresas regularmente constituídas.
O edital e a ficha de inscrição poderão ser retirados diretamente na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Ilhéus, avenida Petrobras, s/n – Cidade Nova, Ilhéus – Ba; pela Internet no endereço http://www.cepedi.org.br/ineti, ou solicitado via e-mail: ineti@cepedi.org.br, até o dia 20 de agosto.

CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA

Em reunião realizada no salão nobre do Palácio Paranaguá, no último dia 27, à convite da diretoria provisória, ocorreu a eleição e posse da primeira diretoria e conselho fiscal do Conselho Municipal de Segurança Pública de Ilhéus, tendo a sessão presidida pelo prefeito Jabes Ribeiro. Na oportunidade, o prefeito manifestou seu contentamento, após discussões pela instalação do conselho, criada pela lei municipal n.º 3.120/2004, afirmando que o desejo do governo era que a administração da entidade tivesse à frente pessoas da comunidade que teriam mais condições de representar os verdadeiros anseios dos cidadãos que exigem soluções para os problemas de violência, embora em Ilhéus os índices não tenham a proporção de outras cidades do mesmo porte.

Em seguida foi procedida a inscrição de chapas para a eleição da nova diretoria e conselho fiscal (titulares e suplentes), e como apenas uma chapa se inscreveu para diretoria, foram eleitos por aclamação Álvaro Evangelino dos Santos, presidente; Agenor do Carmo Menezes, vice; e José Humberto Ramo Martins, secretário. Já para a eleição de titulares e suplentes do conselho fiscal se inscreveram Terezinha Ludovico Santos Correia, Mário Silva Aleluia, Emerson Silva Gomes, José Wilson Arruda, Libério Menezes Filho e Paulo Ganem. Por consenso unânime, decidiu-se que os três primeiros mais votados seriam eleitos titulares, tendo sido escolhidos Terezinha Ludovico (11 votos), Libério Menezes (10) e Paulo Ganem (9).
Com a formação do grupo de titulares, os três eleitos resolveram escolher presidente, Libério Menezes; primeiro suplente, José Wilson Arruda, segundo suplente, Emerson Silva Gomes, e terceiro suplente, Mário Silva Aleluia. Com o término das eleições, o prefeito declarou empossados nos cargos, conclamando-os a assumir imediatamente suas responsabilidades em relação a missão que lhes foi outorgada pela comunidade, informando, ainda que o Conselho de Segurança será provisoriamente instalado na Casa dos Conselhos, administrada pela secretaria de Governo, a quem cabe as providências que se fizerem necessárias.

PREFEITURA E SENAC MINISTRAM CURSOS

A Secretaria de Assistência Social de Ilhéus ministra em parceria com o Serviço nacional do Comércio (Senac), cursos de corte/escova, colorimetria, diagnóstico e tratamento de cabelo, corte/costura, maquiagem e pintura em tecidos, todos dirigidos para pessoas que pretendem praticar essas atividades com a finalidade de ampliar a geração de renda e para quem já atua nessa atividade profissional, servido inclusive de reciclagem. As aulas estão sendo dadas na sede da secretaria, situada na rua Vereador Mário Alfredo, s/n, uma das transversais da avenida Itabuna. Ao final, os participantes vão receber certificados de freqüência fornecidos pelo Senac.

O secretário de Assistência Social, John Ribeiro, informa que os cursos têm carga variável de 70 a 140 horas e são orientados por professores qualificados. De acordo com o secretário as informações básicas pelos técnicos do Senac credenciam o profissional a trabalhar em qualquer parte do país, “abrindo a porta para o mercado, sendo que a grande maioria das pessoas que passou por nossos cursos já está em franca atividade profissional, gerando emprego não só em Ilhéus como em outros estados”, disse.

INSCRIÇÕES – Para o segundo semestre mais um lote de cursos será iniciado pela Secretaria de Assistência Social, conforme garantias de John Ribeiro. “Já estamos com inscrições abertas para os cursos de diagnóstico e tratamento de cabelo, maquiagem, colorimetria, corte/escova e pintura em tecidos, com 20 horas/aula, ao preço a partir de 15 reais”, afirma.

WORKSHOP SOBRE HISTÓRIA DE ILHÉUS

Nos dias 4 e 5 de agosto a Fundação Cultural de Ilhéus oferece um Workshop sobre a História de Ilhéus, como parte da IV Semana Jorge Amado de Cultura e Arte. Nos anos anteriores, explica a presidente da Fundação Cultural, Maria Luiza Heine, foram realizadas oficinas com a finalidade de oferecer materiais para o conhecimento da história do município. Na oportunidade, foram convidados professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), tendo o evento sido bem recebido pela comunidade que tem interesse no assunto.

Este ano – continua a presidente da Fundação Cultural -, foi mudada a forma de apresentação do curso com o objetivo de promover a renovação do evento. “Achou-se por bem fazer uma abordagem sobre os principais prédios do patrimônio histórico da cidade, pois foi constatado o pouco conhecimento que a população tem sobre o mesmo”, afirmou. O workshop será ministrado pela própria professora Maria Luiza Heine, que fez recentemente um amplo trabalho de pesquisa sobre o patrimônio histórico de Ilhéus, o qual faz parte da sua dissertação de mestrado.
PROGRAMAÇÃO – A programação da IV Semana Jorge Amado de Cultura e Arte está bastante diversificada, começando no dia 2 de agosto, com a abertura da Mostra de Livros de Escritores Regionais, na Biblioteca Pública Municipal. Além disso, serão realizados eventos na Fundação Cultural e na Academia de Letras; no dia 6, quando estará completando três anos de morte do famoso escritor, será inaugurado um memorial na Casa de Cultura Jorge Amado e contará com a presença de Zélia Gattai, sua viúva e de sua filha Paloma Amado.

SEMANA JORGE AMADO

Mais uma vez Ilhéus vai dedicar uma semana de agosto ao escritor mais popular do Brasil, Jorge Amado, que faz aniversário de vida no dia 10. A nova edição da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, promovida pela prefeitura, através da Fundação Cultural, começa segunda-feira (2) e estende-se até a data do aniversário do escritor. A viúva do romancista grapiúna, escritora Zélia Gattai, confirmou presença na semana de homenagens ao criador de “Gabriela, cravo e canela”. O evento será aberto às 14 horas, com mostra de livros de escritores regionais. A jornada cultural culmina com a entrega do Troféu Jorge Amado de
Cultura e Arte a personalidades que contribuíram de forma significativa com a cultura de Ilhéus e da região sul-baiana.

Instituída pelo prefeito de Ilhéus em 2001, tendo como principal objetivo incentivar as diversas manifestações culturais produzidas no município e região, a semana volta-se ainda a reverenciar àquele que melhor divulgou Ilhéus para o Brasil e o mundo, por meio de obras climatizadas na cidade e na zona cacaueira. Com o evento, Ilhéus procura retribuir as manifestações de carinho que Amado dedicou à cidade que escolheu como terra-mãe, como lembra a presidente da Fundação Cultural, Maria Luiz Heine.

A programação consta mostra das diversas expressões artísticas, com um apanhado contendo livros de escritores regionais que prossegue até o dia 10, na Biblioteca Pública Adonias Filho, localizada na praça Castro Alves. Também no primeiro dia dos trabalhos acontece oficina de teatro infantil, que será realizada às 14 horas, na Fundação Cultural, localizada na rua Jorge Amado. Para a mesma data está programada também a IV Mostra de Cinema Nacional, com a exibição do filme “O homem do ano”, no auditório Fernando Leite Mendes, da própria Fundação, às 19 horas.

O público que for prestigiar o evento na terça-feira (13) terá à disposição o lançamento do projeto “A escola do quarteirão”, que acontece a partir das 15 horas, e mais uma sessão da mostra de cinema com o filme “Lisbela e o prisioneiro”, às 19 horas. Para quarta-feira (4) o evento conta com o workshop “História de Ilhéus”, às 14 horas e a exibição do filme “cidade de Deus”, às 19, na sala da Fundação Cultural. No Bataclan será realizada a escrete teatral “De Jorge amado e os coronéis do cacau”.

As atividades constam na quinta-feira (5) a continuação do workshop, às 14 horas e a mostra de cinema com o filme “Deus é brasileiro”, às 19 horas, ambas na Fundação Cultural. No mesmo dia acontece o lançamento dos livros da Editora Via Litterarum, na Academia de Letras de Ilhéus. Para a sexta-feira (6) está programada mais uma exibição da mostra com o filme “O homem que copiava”, às 19 horas, na Fundação Cultural, e o “Baile dos coronéis”, às 22h30min, no Bataclan, localizado na praça José Marcelino. Do evento cultural consta ainda a continuação da mostra de cinema, lançamento do livro “Jorge Amado e os coronéis do cacau”, de Maria Luiza Heine, sarau lítero-musical, com homenagens a Sosígenes Costa, apresentação de coral e oficinas infantis.

OBELISCO EM HOMENAGEM AO 2 DE JULHO COMPLETOU 77 ANOS

De tão rica, a história de Ilhéus se confunde com a do Brasil e da Bahia. São 470 anos de história com relatos que remontam o passado que antecede a capitania de São Jorge dos Ilhéus, do donatário Jorge Figueiredo Correia. Dos fatos que fazem desta cidade secular um referencial memorável de informações que se cruzam dando uma idéia da dimensão desse legado de acontecimentos passados, existem alguns que continuam chamando a atenção por suas peculiaridades, como a construção do obelisco do belvedere, localizado na avenida 2 de Julho, em homenagem aos heróis da Independência da Bahia. A construção deste símbolo no local também originou o nome da via onde se situa o monumento que lembra um dos fatos mais marcantes da história da Bahia e que mobilizou voluntários de vários locais do estado em defesa de um só ideal.



Foto: Arquivo Instituto Histórico de Ilhéus

A obra, construída no governo do então prefeito Mário Pessoa, data de 1927 e tem enfoque especial pela abrangência do acontecimento, chama a atenção de pessoas interessadas no registro dos fatos passados e em história regional. Manuel Carlos Amorim, presidente do Instituto Histórico de Ilhéus, costuma se referir a construção do obelisco – monumento quadrangular, agulheado, feito originariamente de uma só pedra sobre um pedestal, lembrando das placas que existiam em suas laterais com os nomes de Joana Angélica, Ana Nery e Borges de Barros, entre outros que lutaram pela independência da Bahia. A participação de cidades como Ilhéus, Porto Seguro e Cachoeira e demais, na luta pela independência, também estava lembrada no único obelisco da cidade.
Entendendo que é necessário tornar o monumento mais visível aos olhos de quem passa pelo local e com isso mostrar a importância que Ilhéus dedica a seus patrimônios públicos, o presidente do Instituto Histórico de Ilhéus está pleiteando a demolição do restaurante “Os Velhos Marinheiros”. Na visão de Manuel Carlos, o contrataste provocado pelo restaurante não acrescenta nada ao monumento. Para recuperar a forma original do belvedere onde está localizado o obelisco, diz que conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, que já deu todo apoio à ação proposta pelo instituto ilheense, sob a intervenção da professora Consuelo Pondé de Sena, presidente do Instituto Geográfico da Bahia.
Além de representar um episódio de extrema importância para o Estado da Bahia, o obelisco, hoje pintado de branco e com espaços quadrangulares e pedestal em cor vinho, é sem dúvida uma obra de grande valor para o município, uma vez que foi erguido há 77 anos. O belvedere onde foi construído o obelisco em homenagem aos heróis e ao movimento que resultou em vitória para os idealistas, fica em frente à praia da avenida, na curva onde a pedra do morro do alto de São Sebastião foi cortada, como explica Manuel Carlos.

PRESIDENTE VETA ARTIGO EM LEI ATENDENDO PÓLOS DE INFORMÁTICA

Ao atender antiga reivindicação da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), assim como da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos de Ilhéus (Sinec) , o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou no último dia 23 de julho, a lei número 10.925/2004, que dentre outras providências, trata da incidência do Pis/Pasep e da Cofins nas importações e na comercialização no mercado interno. Na lei, o presidente vetou o dispositivo que tinha o objetivo de alterar a redação do artigo 5o-A, da lei 10.637/2002, que tornaria o preço dos produtos no Pólo de Informática de Manaus extremamente competitivo, e por conseguinte, ia inviabilizar os demais pólos de informática localizados no país, e inclusive o de Ilhéus.

Explica Antonio Zugaib, secretário de Desenvolvimento da Prefeitura, que as conseqüências disso seriam danosas porque as empresas que atualmente geram empregos em Ilhéus, São Paulo e em outros pólos de informática existentes no país iriam entrar na onda migratória para a Zona Franca de Manaus, provocando fechamento de postos de trabalho, sem nenhuma perspectiva para o programa de geração de empregos nesse setor em várias regiões do Brasil. Em paralelo a isso – afirma – poderia desbancar um desequilíbrio na balança comercial, agravando ainda mais a situação no que diz respeito à questão fiscal, comprometendo ainda a economia nacional. “Isso porque em Manaus eles encontrariam maior competitividade. Então, o veto do presidente Lula veio na hora certa”, disse.
Por sua vez, empresários ligados à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) consideram que caso não ocorresse o veto presidencial, o crédito previsto na nova redação do artigo 5o-A passaria a ser um verdadeiro subsídio aos produtos importados, o que contraria os objetivos e planos de formulação de uma política de desenvolvimento industrial para o país com ênfase no adensamento da cadeia produtiva local.
PARA MANAUS – Opinam os empresários que os setores industriais mais expostos à competição internacional no mercado interno seriam estimulados a transferir suas plantas e novos investimentos para a Zona Franca de Manaus, levando consigo a cadeia produtiva, uma vez que a vantagem competitiva estaria na compra do componente local que, dependente de insumos importados, acabaria provocando forte desnacionalização do bem final.

PREFEITO DE ILHÉUS NOTIFICA CRIMINALMENTE VALDERICO REIS

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, através do advogado Djalma Eutímio de Carvalho, deu entrada a uma notificação criminal na Vara dos Delitos de Imprensa da Comarca local, com fundamento no artigo 25 da Lei de Imprensa, contra o empresário e proprietário da emissora FM Gabriela, Valderico Reis, devido o mesmo ter tecido comentários que atentam contra a honra e a reputação do prefeito. O comentário do empresário foi realizado durante entrevista concedida ao programa Informe 102, daquela emissora, no dia 23 de junho, e posteriormente retransmitida sucessivas vezes nos dias 24, 25 e 29 do referido mês.

De acordo com o advogado, “inexplicavemente, o notificado (Valderico Reis), fazendo uso da palavra, afirmou, para todos os ouvintes, que o notificante (Jabes Ribeiro), vai ter que ir para as fazendas dele em Mato Grosso, Santa Maria da Vitória, Itaju e Goiás”. Ainda conforme Djalma Eutímio, a afirmação do empresário causou estranheza ao prefeito, “eis que não tem conhecimento de ser proprietário de nenhuma fazenda descrita por aquele e nenhuma outra”.
Na notificação criminal, o advogado lembra que Jabes Ribeiro “há mais de 20 anos vem gerindo a coisa pública e, antes disso, era apenas professor. Isto significa que as afirmações do notificado induzem, implicitamente, à conclusão de que o notificante é, atualmente, um rico agricultor ou pecuarista, a custo de enriquecimento ilícito, com os recursos públicos, o que constitui uma calúnia implícita”.
Diante das declarações do empresário, o advogado indaga: “O que o notificado quis dizer com a afirmação de que o notificante é proprietário de várias fazendas? Só mesmo com a sua resposta à presente notificação, é que o notificado poderá esclarecer suas afirmações levianas e infundadas acerca do patrimônio do notificante”. Com isso, após ser notificado pela Vara dos Delitos de Imprensa da Comarca de Ilhéus, o empresário Valderico Reis terá prazo de lei para explicar suas afirmações feitas no programa Informe 102, da FM Gabriela.

SEGURANÇA PÚBLICA EM INEMA

O distrito de Inema, localizado a 90 quilômetros da sede de Ilhéus, ganhou no último dia 24 uma viatura para reforçar o trabalho local de segurança pública. O veículo foi solicitado ao II Batalhão de Polícia Militar (II BPM) pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Zerinaldo Sena (Zerí). Além de dezenas de moradores, também participaram da solenidade o administrador de Inema, Valmir Freitas, e o representante do II BPM, tenente Leonardo Javiel.

Durante seu pronunciamento, Zerinaldo Sena destacou a importância da viatura para melhorar o trabalho do II BPM em Inema, localidade rural que já possui um posto policial e uma guarnição de três soldados. “Em mais de 160 anos de Polícia Militar, é a primeira vez que um distrito de Ilhéus passa a contar com uma viatura para garantir ainda mais a tranqüilidade de sua população”, lembrou Zerí. Na visão do parlamentar, que ressaltou na oportunidade o apoio do prefeito Jabes Ribeiro, é fundamental a união de todos para que a zona rural do município continue sendo beneficiada.

Por sua vez, o representante do II Batalhão de Polícia Militar, tenente Leonardo Javiel, teceu considerações sobre o funcionamento da viatura e elogiou a guarnição que trabalha em Inema. “Por ser o distrito mais distante da sede do município, sempre escolhemos de forma muito criteriosa os policiais que prestam serviços aqui. Afinal de contas, temos que conhecer bem aqueles que trabalham longe do comando”, disse. Já o administrador de Inema, Valmir Freitas, agradeceu a concessão da viatura em nome do povo de Inema, “que há muito tempo reivindicava este benefício”.

SEGURANÇA – Nos últimos anos, o vereador Zerinaldo Sena (Zerí) vem se notabilizando pelas suas freqüentes reivindicações na área de segurança pública. Em 2003, Zerí liderou o projeto de implantação de um pelotão comunitário no alto da Conquista. O aquartelamento, que funciona com dezenas de policiais e tem o apoio de uma patrulha motorizada, já conseguiu diminuir sensivelmente os índices de violência do bairro. Na seqüência, requereu do II Batalhão de Polícia Militar a instalação de células policiais em alguns bairros de Ilhéus, visando um combate mais efetivo à criminalidade.

Alex Malta

ILHÉUS, REFERÊNCIA EM REFORMA AGRÁRIA NA BAHIA

Com atendimento a quase duas dezenas de assentamentos rurais no município, a Prefeitura de Ilhéus vem realizando através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico um trabalho que é considerado referência na Bahia e até no país. O município tem a maior população rural do estado, com cerca 70 mil pessoas vivendo no campo. Esta semana, Fernando Muniz da Costa Vargens, chefe do Incra na Unidade do Sul da Bahia, informou oficialmente ao prefeito Jabes Ribeiro sobre a imissão de posse da fazenda Bonfim.

O imóvel de cerca de 800 hectares fica nas proximidades da rodovia Ilhéus-Uruçuca é ocupado pelo MLT. Segundo Antonio Zugaib, numa parceria com o governo do estado, Coordenadoria de Ações Regionais (Car), Incra e outros organismos governamentais federais foi possível garantir para os assentados na fazenda Bonfim o licenciamento ambiental, o qual foi conseguido com apoio da prefeitura e é considerado um passo decisivo para o projeto de imissão de posse anunciado agora, além de colaborar com a cessão de caminhão para o transporte de cestas básicas para atender as famílias assentadas.
Ainda segundo o secretário, entre as unidades regularizadas até agora pelo Incra em Ilhéus, três contam com energia elétrica, além de investimentos construção de habitações e melhoria da infra-estrutura. Ele ressalta que entre os outros 18 assentamentos, inclusive a fazenda Bonfim estão em fase de reconhecimento pelo governo federal ou instalados ao longo das principais rodovias de acesso a Ilhéus, na expectativa de desapropriação pelo governo federal.
Destaca Antonio Zugaib que uma das estratégias da atual administração municipal no apoio à reforma agrária de qualidade tem sido através do incentivo não só ao associativismo rural, como no apoio efetivo aos assentamentos, além de investir na capacitação de pequenos agricultores facilitando o acesso aos programas municipais e de crédito como o programa nacional, do Banco do Nordeste, com juros subsidiados, oferecendo um suporte à modernização da produção.

OLIMPÍADA DE RUA MOBILIZA COMUNIDADE DA CONQUISTA

A Secretaria de Esporte e Cidadania de Ilhéus e o Corpo de Bombeiros realizaram nos dias 24 e 25 deste mês, a I Olimpíada de Rua da Conquista, contando com a participação de atletas e de populares. No sábado (24), o futsal masculino teve como vencedor o time noturno, e como vice-campeão, o vespertino, ficando o matutino na terceira colocação. O futsal feminino, por sua vez, teve como vencedor o matutino, o noturno na vice, e em terceiro, o vespertino. No final aconteceu entrega de prêmios.

Na dupla de vôlei masculino, a formada por Eliseu e Lindolfo sagrou-se campeã, derrotando Marcos Paulo e Robson. Já no vôlei feminino, em outra partida bastante disputada, a dupla Marília e Márcia venceu Quite e Camila, conquistando a primeira colocação na competição.
No domingo (25) foi a vez do atletismo, tendo Robson se consagrado como campeão geral dos 200 metros, ficando Fleming em segundo e Tiago em terceiro lugares, e José na quarta posição. Nos 100 metros quem liderou foi Lílian, ficando Márcia e Taísa na segunda e terceira colocações, respectivamente.

ILHÉUS EMPOSSA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Os integrantes do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus – formado por representantes do poder público e de segmentos ligados ao ensino – foram empossados na manhã de hoje (27), em solenidade realizada na Secretaria de Educação. Eles exercerão mandato de três anos, no período de julho de 2004 até junho de 2007, com a função de normatizar sobre o ensino fundamental nas escolas municipais e fiscalizar a educação infantil nas redes pública e privada. Pela importância da atuação da entidade, os membros do conselho são capacitados em cursos e simpósios promovidos pelo Conselho Estadual de Educação, para realizar trabalho voltado para a melhoria da qualidade do ensino.

É também da responsabilidade do conselho a regularização e a autorização do funcionamento das escolas da rede municipal e a formulação de propostas de políticas públicas para a educação. Segundo Dinalva Mello, secretária de Educação de Ilhéus, que integra a comissão executiva do conselho, cabe os participantes da entidade promover mensalmente reunião na Casa dos Conselhos, localizada na rua Santos Dumont, s/n, centro, para avaliação de agenda setorial.
Como elemento imprescindível para o bom funcionamento do conselho, Dinalva Mello destacou a necessidade de participação dos integrantes nos encontros mensais da entidade. Salientou ainda que nesse mandato o Conselho Municipal de Educação vai priorizar o acompanhamento das escolas de educação infantil, tendo em vista que muitas delas apresentam estruturas inadequadas e ensino distante da necessidade do aluno.
Integram o conselho, Dinalva Melo (titular) e Célia Oliveira Miranda Daud (suplente), representantes do poder executivo; além de Antonio Pinto Madureira (titular) e Romeu D´Albuquerque (suplente); Marta Virgínia Nunes Serafim (titular) e Ricardo Teixeira Machado (suplente). A Direc 6 é representada por Raquel Nascimento de Matos Andrade (titular) e Ilza Maria Brito Dias (suplente). A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) é representada por Gilvânia da Conceição Nascimento (titular) e Sandra Cristina Souza Reis Abreu (suplente).
Os representantes das unidades escolares – pais – são Francisco Caldas Alves (titular) e Maria Pereira da Silva (supelnte), enquanto Elza Borges Ferreira (titular) e Edna Maria Sampaio Oliveira (suplente) representam os docentes. Já os discentes são representados por Elaine Geisa da Silva Cardoso (titular) e Patrícia Pereira da Silva (suplente). Gildelina Reis Nascimento (titular) e Neide silveira de Souza (suplente) representam as escolas privadas, enquanto Carmelita Ângela Souza Oliveira (titular) e Vilian Borges Souza (suplente) estão no conselho pela Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI) e APL-Sindicato. Dayane Cavalcante (titular) e Yolando Souza (suplente) são da Secretaria de Saúde e Eliana Cunha Rafael dos Santos e Meiry Glícia Silva Bomfim são da Fundação Cultural de Ilhéus.

LINDINÓPOLIS COMEMORA 46 ANOS COM CONGRESSO SOBRE A FAMÍLIA

“A família e os desafios de um novo tempo” é o tema central da 6ª edição do Interlind, congresso que a Igreja Batista Lindinópolis, sediada no alto da Conquista, em Ilhéus, realiza a cada dois anos. O evento, que ocorrerá no período de 6 a 8 de agosto, é comemorativo aos 46 anos da igreja. Segundo a coordenação geral, o VI Interlind será aberto às 19 horas pelo orador oficial do congresso, Pastor José Roberto Amorim Lima.

A proposta do Interlind é promover o crescimento espiritual das pessoas, bem como a integração de cristãos de todas as faixas etárias. “As mudanças na história exigem uma constante renovação de nossa fé, a fim de que o evangelho continue alcançando as necessidades do homem hodierno com toda a graça que Jesus Cristo é capaz de dar. O Interlind busca essa renovação e o aperfeiçoamento das relações humanas”, enfatiza o Pastor Pedro Chagas, presidente da Lindinópolis.

Além do tema central, o VI Interlind também apresentará os seguintes assuntos: “O relacionamento do casal e a sexualidade”, “divorciados, separados, mães e pais solteiros” e “O compromisso da espera: da paquera ao sim”. E mais: “Eu, Deus e minha sexualidade”, “O adolescente e seu relacionamento com os pais”, “Culto de louvor e adoração” e “Família, lugar de culpa e graça: o milagre do perdão”, entre outros.
Filiada à Convenção Batista Brasileira, a Lindinópolis foi fundada no dia 5 de agosto de 1958. Com 700 membros e dezenas de congregados, a igreja é presidida pelo Pastor Pedro Chagas desde junho de 99. Além de sua sede, localizada na avenida Luis Viana Filho, alto da Conquista, a Lindinópolis possui três congregações: uma instalada no Eixo Principal, 97, Hernani Sá (Urbis), zona sul; outra na avenida Princesa Isabel; e a terceira na rua da Horta, Nova Esperança, zona norte. O principal projeto da igreja é se aproximar mais da comunidade de Ilhéus e do Sul da Bahia, através do fortalecimento de sua vocação evangelista.

Alex Malta Raposo
Ministro de Comunicação

ILHÉUS IMPLANTA NOVO SISTEMA DE GESTÃO DO ISS

A Secretaria de Finanças de Ilhéus está implantando um novo modelo de gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS) com sistema totalmente informatizado, onde o contribuinte pode acessar seus débitos junto à prefeitura, efetuar a escrituração do livro fiscal e ainda gerar as guias de recolhimento. Tudo isso estará disponível a partir de 1º de agosto. Para chegar ao sistema via Internet basta entrar no site www.ilhéus.ba.gov.br onde o contribuinte poderá obter todas as informações necessárias, sendo preciso passar alguns dados a respeito das notas fiscais numeradas e seus valores para concretizar o processo rápido e eficiente do ISS.

O economista Jorge Cortez, da empresa Cetead/Gissonline, responsável pela implantação do sistema, informa que o novo modelo vai permitir crescimento substancial na arrecadação do imposto sem aumento da alíquota, tendo em vista a redução da sonegação, uma vez que permite o cruzamento de informações imprescindíveis para combater esse tipo de delito. Com isso, falou que o município passa a ter mais recursos para aplicação em investimentos da área de educação, infra-estrutura e saúde entre outros que beneficiam a população.

Explica o economista, além da redução da sonegação, a modernização de gestão do ISS, que utiliza o sistema Gissonline, possibilita a prefeitura fazer avaliações relacionadas ao nível de capacitação profissional. Outras vantagens atribuídas ao sistema por Jorge Cortez estão ligadas a avaliações econômicas do município e a informações sobre o ranking dos principais contribuintes e tomadores de serviços de Ilhéus. Disse que a partir da implantação os tomadores de serviço passam a fazer declaração mensal e o sistema cruza as informações, “onde será possível então combater a sonegação”.

Edmon Darwich, secretário de Finanças de Ilhéus diz que a GISS tomador é uma declaração obrigatória que deve ser preenchida mensalmente por toda e qualquer empresa ou profissional liberal que contrate serviços dentro ou fora do município. Também toda pessoa jurídica ou profissional liberal estabelecido em Ilhéus que contratar serviços fora do município deverá obrigatoriamente declarar a GISS tomador. Para isso a Secretaria de Finanças está enviando a identificação de usuário e a senha para acesso ao novo sistema, que serve tanto para a GISS contribuinte quanto para a GISS tomador.

FILMES NA BIBLIOTECA PÚBLICA

Difundir a atividade cinematográfica entre as camadas que não têm condições financeiras para freqüentar as salas de projeções é um dos principais objetivos da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho que exibe esta semana mais quatro filmes como parte da mostra de cinema direcionada a estudantes e população em geral. Amanhã (27) e quinta-feira (29), no auditório do equipamento, localizado na praça Castro Alves, acontecem sessões abertas ao público que começam às 9h30min, às 11 horas, às 14h30min e às 16 horas. Os filmes fazem parte da mostra semanal de cinema promovida pela biblioteca em parceria com a Cidade Ilhéus Vídeo Locadora.

Amanhã (27), das 9h30min às 11 horas e das 14h30min às 16 horas, estará em cartaz o filme “Anaconda”, terror que mostra a equipe de documentários que filma na selva e passa a correr risco de vida quando é seqüestrada por louco caçador, cujo objetivo é capturar a “Anaconda”, serpente gigante que habita o escuro rio Amazonas. E nos mesmos horários, em outra sala, o público de várias idades terá a oportunidade de assistir “Pequenos heróis – II”, comédia onde Charlie e sua tia Karen vão visitar os navios na base naval acompanhados de seus dois cachorros, Sansão e Hércules. Enquanto passeiam pela base, os cães salvam um homem que caiu acidentalmente no mar. Os repórteres de TV transmitem o ato heróico da dupla canina, chamando-os de “Pequenos heróis”.
Na quinta-feira (29), o auditório do equipamento volta a ser reaberto para a exibição dos filmes “O patriota” e “Dungeons & dragons”. O que estará em cartaz pela manhã, “O patriota”, é uma aventura que conta a história de um fazendeiro sulista, ex-herói de guerra, pai de sete filhos, e hoje, pacifista convicto, recusa-se a lutar novamente, dessa vez contra as tropas inglesas do rei George III pela independência dos Estados Unidos. Sua decisão provoca atrito com o filho mais velho, um idealista que resolve engrossar as fileiras do exército americano. E encerrando a série de filmes, a biblioteca apresenta uma aventura onde as forças do mal têm poderes mágicos e o povo é desprovido de magia, somente um grupo de jovens aventureiros pode salvar o reino.

NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS – A administração da biblioteca informa que o público infantil tem procurando desfrutar os serviços oferecidos pela sala direcionada para esse segmento. O espaço costuma reunir crianças que procuram a biblioteca para assistir filmes e ouvir as histórias narradas por profissionais qualificados. A narração faz parte da rotina do equipamento para criar o hábito da leitura.

PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA NO BATACLAN

Uma eclética programação acontece neste final mês, no novo centro cultural e ponto turístico de Ilhéus, o Bataclan, que inclui o espetáculo teatral de curta duração, com quinze minutos no máximo, “De como coronel Coriolano conheceu Glorinha”, encenação de espetáculo protagonizada por Janete Lainha, Takaro e Eli Izidro, o número “Do tango argentino ao cacan francês”, da Companhia Núcleo de Dança e o I Sarau Lítero-Musical “Do amor e da harmonia”, com base nos poemas de Fernando Pessoa ao som de violino, apresentado pelo português Fernando Candeias e o francês Claire Feuillet. O Bataclan, que funciona todos os dias, das 9 às 23 horas, está localizado na praça José Marcelino, centro.

Também no mesmo espaço o artista plástico ilheense Guilherme Albagli está expondo trabalhos em óleo sobre tela. As obras foram feitas exclusivamente para a galeria do equipamento que conta também com cyber-café. Além disso, o Bataclan tem exposição fotográfica permanente no espaço denominado de memorial, que mostra Ilhéus em duas épocas distintas, a partir do período vivido por coronéis do cacau até os dias de hoje. Entre tantos atrativos, permite conhecer outros aspectos da cidade que resgatam aspectos de extrema importância para a reconstrução de sua história.

GRANDE PÚBLICO – Desde que foi reinaugurado em junho tem atraído uma média diária de 200 visitantes e o espaço mais procurado é o quarto temático da Maria Machadão. O gerente do Bataclan, Pawlo Cidade, explica que apesar de se pautar nos romances de Jorge Amado, a programação é bastante eclética para agradar o público que procura conhecer o equipamento que estava em ruínas e se tornou um dos pontos mais visitados da cidade. O prédio foi totalmente reconstruído numa parceria celebrada entre a Prefeitura de Ilhéus, a Programa Fazcultura, do governo do estado e a Petrobras.

ESCRITOR GRAPIÚNA INAUGUROU GALERIA NO MUSEU DA CAPITANIA

O contista e escritor grapiúna Cyro de Mattos se emocionou na manhã de hoje (27), durante o ato de inauguração de um espaço no Museu do Mar e da Capitania destinado a exposição de seus trabalhos e dedicado à sua memória. O museu é mantido pela Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), no bairro de Nova Brasília, zona sul da cidade de Ilhéus. Na oportunidade, o escritor disse que pela primeira vez é alvo de homenagem como a que estava lhe prestando a instituição de defesa ambiental, e que a cidade é muito forte com sua presença histórica.

Para o escritor, Ilhéus exerce uma grande relação de afetividade no coração e na sua alma, tanto que escreve com profundidade sobre seus encantos. “Estou bastante emocionado e gratificado pelas homenagens”, disse, afirmando que viver sem a literatura é impossível e que em sua carreira literária já teve alguns prêmios significativos, a exemplo do Afonso Arinos, da Academia de Letras, da Associação Paulista de Críticos de Arte, dentre outros. “Existem prêmios e prêmios. E este que recebo agora é tão ou mais importante dos que os que citei. Alcança a afetividade”, destacou.

O professor Evilásio Cardoso, presidente da Maramata, afirmou que as homenagens foram feitas em reconhecimento ao trabalho literário. “Temos alguns escritores no museu e não poderíamos deixar de incluir o nome de Cyro de Mattos pela importância de sua literatura”. “Cancioneiro do cacau’, “No lado azul da canção”, “Histórias do mundo que se foi”, “O menino camelô” e “Vinte poemas do rio”, são obras do contista que podem ser encontradas no museu. Em termos de literatura, o equipamento possui ainda obras e fotos dos escritores grapiúnas Jorge Amado, Adonias Filho, Sosígenes Costa, Hélio Pólvora, Florisvaldo Mattos e Valdelice Soares Pinheiro.

PRAÇA SANTA RITA RECEBE EQUIPAMENTOS DE ENTRETENIMENTO

Bastante utilizada por jovens, adolescentes e por aposentados que aproveitam a sombra das árvores para jogar partidas de dominó, a praça Santa Rita, localizada no alto da Conquista, acaba de ganhar um novo visual e equipamentos de lazer, cujos serviços foram realizados pela prefeitura, atendendo reivindicação daquela comunidade. Nesse sentido, o prefeito Jabes Ribeiro esteve visitando a praça na manhã do último sábado (24), acompanhado pelos secretários de Planejamento, Antonio Vieira; de Serviços Públicos, Carlos Pereira, além de vereadores e populares, quando na oportunidade fez a entrega das melhorias.

Considerada a principal praça daquele alto, a Santa Rita foi beneficiada com a troca total do piso, recebendo ainda mesas em mármore para as partidas de dominó entre outros jogos, parque infantil e um novo ajardinamento. A reforma de praças vem sendo realizada pela prefeitura em diversas outras localidades, tendo sido entregues os serviços nas praças Barão de Rio Branco, no bairro Cidade Nova; no alto do Outeiro, e também no bairro Hernani Sá. Atualmente, a praça Coronel Pessoa, no centro da cidade, passa pelas mesmas reformas.