OUTORGA DA COMENDA

O prefeito Jabes Ribeiro fez um balanço positivo das ações do governo municipal em termos de realização de obras e investimentos na área cultural ao participar da solenidade de entrega da Comenda e do Diploma de Honra ao Mérito São Jorge dos ilhéus, a 10 figuras de destaque nas diversas áreas de atuação. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal, que estava com as suas galerias tomadas por um público de mais de 500 pessoas e entre os homenageados, estavam o bispo D. Mauro Montagnolli, que agradeceu a homenagem lembrando a participação da igreja na sociedade ilheense desde o período colonial.

Uma ausência foi a do advogado e escritor Ariston Cardoso de Oliveira, que estava hospitalizado e foi representado pela sua mulher, a juiza Neuza Nascimento, que agradeceu a homenagem em seu nome e da família. Também foram contemplados com a outorga da comenda o pastor Arnaldo José de Carvalho, o historiador Carlos Arléo Barbosa, a educadora Neide Silveira Souza, o presidente da Santa Casa de Ilhéus José Lourenço Fonseca da Silva, a médica Lúcia Maria de Almeida Santana, os radialistas José Altamiro Viana, o Tiro Seco e Tony Neto, além do oficial de justiça e desportista Osvaldo Bispo da Silva, o Maninho.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

AGRADECIMENTO – O prefeito Jabes Ribeiro iniciou o seu discurso com um agradecimento a cada um dos homenageados, destacando que “nós é que agradecemos a todos vocês pela dedicação, doação e entrega de suas vidas à nossa cidade, sobretudo pela capacidade de amar Ilhéus, lutar para preservar o seu passado e construir o seu futuro”.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Ele também lembrou o esforço do governo para o resgate da historia ilheense, lembrando que em 1985, iniciou as obras de recuperação do Teatro Municipal, palco da outorga do titulo de comendador para pessoas que se destacaram nos diversos campos da sociedade, “prestando uma justa homenagem àqueles que prestaram relevantes serviços ao nosso município”.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Jabes Ribeiro também ressaltou que este ano, a homenagem ganha um sabor especial, quando a cidade completa 470 anos de história, e a administração municipal em que pese os desafios das dificuldades econômicas provocadas pela crise do cacau e pela queda da arrecadação, que caiu de um índice de 4.0 para 1,5 em termos de ICMS do estado, “mostrando que empobrecemos materialmente, mas não na capacidade de lutar e na definição de políticas públicas importantes”.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

REFERÊNCIA- Lembrando que Ilhéus é referência em educação através do Programa Escola Campeã, realizada em parceria com a Fundação Airton Sena e a Fundação Banco do Brasil, o prefeito destacou o avanços realizados nas diversas áreas de atuação do governo, com ênfase para as áreas da geração de emprego, renda e segurança. Ele falou ainda dos investimentos no turismo e na recuperação do patrimônio arquitetônico, citando entre outras obras a recuperação da Casa de Jorge Amado, do Palácio Paranaguá, que sonha transformado num museu da cidade e da reinauguração do Bataclan, além das intervenções realizadas no Quarteirão Jorge Amado.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Para o prefeito essa é uma luta difícil. O projeto Bataclan teve as negociações iniciadas com a Petrobrás iniciadas ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, e foi concluída agora, no governo do presidente Lula, “a quem apoiamos nas eleições de 2002 e esperamos que dê certo em termos de política econômica e de obras essenciais.” Destacou ainda a parceria com a Petrobrás para implantação do Porto Seco, já em fase de conclusão.” Ele destacou ainda os investimentos da prefeitura na educação e na cultura, “que aparecem como saídas para o nosso desenvolvimento,” finalizou.



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *