BATACLAN É O NOVO ESPAÇO DA CULTURA EM ILHÉUS

Depois de ficar décadas com suas portas fechadas e entrar em estado de ruína, o famoso prédio que abrigou o Bataclan de Maria Machadão e suas “meninas”, foi reaberto oficialmente na manhã de ontem, 28, pelo prefeito Jabes Ribeiro, como parte da programação alusiva ao Dia da Cidade, quando Ilhéus comemorou 470 anos de fundação e 123 de elevação a cidade. Com a inauguração, de famoso cabaré do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, imortalizado pelo escritor grapiúna Jorge Amado, o Bataclan passa a ser um novo espaço voltado para a cultura local e regional, numa ação conjunta da Prefeitura Municipal, Petrobrás e Prtojeto Fazcultura do Governo do Estado da Bahia.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

No ato de inauguração, que contou com a presença do bispo diocesano Dom Mauro Montagnolii e do diretor de Comunicação da Petrobras, o prefeito Jabes Ribeiro destacou que o Bataclan, a partir de agora, contará com ações culturais permanentes, transformando-se num “espaço vivo e dinâmico” para divulgar as potencialidades dos artistas regionais. Segundo o prefeito, lembrando da obra jorgeamadiana, o Bataclan “já foi uma casa de muitos prazeres, e hoje continua sendo de muitos prazeres, mas culturais”.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

O Bataclan, além de salas para exposições e apresentações artísticas, possui no seu segundo pavimento uma réplica do quarto de Maria Machadão, a famosa cafetína do livro “Gabriela”, protegida por muitos coronéis da época do apogeu do cacau. Já no térreo, abriga um moderno cyber-café, loja de artesanato, entre outros equipamentos culturais. Algumas de suas paredes foram mantidas intactas, mostrando a sua construção original, o mesmo correndo com a fachada do prédio que procurou preservar a arquitetura.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Ainda como parte da inauguração, à noite, o Bataclan promoveu um show inaugural com músicas instrumentais da década de 20 com grupo de chorinho de Lito Vieira, apresentação de performance teatral e de dança com as “menina” de Maria Machadão, sob a responsabilidade da bailarina Isabela kruschewsky, entre outras atrações.



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *