BIBLIOTECA FAZ EVENTO PARA COMEMORAR DIA DA CIDADE

Com uma declaração de amor a Ilhéus inspirada em versos do poeta Sosígenes Costa, a Biblioteca Pública Adonias Filho e o Arquivo João Mangabeira prestam sua homenagem ao município que estará completando 470 anos de história na segunda-feira, 28 de junho. Denominada da “Ode à Capitania”, a declaração será articulada através de performance teatral protagonizada pelo ator Rogério Mattos, às 17 horas do dia 28, nas escadarias externas dos equipamentos localizados na praça Castro Alves. A apresentação será prestigiada pelo prefeito Ribeiro e outras autoridades, além de secretários municipais e lideranças políticas.

A “Ode à Capitania”, adaptação que teve “Narciso” como um dos poemas de base do texto, é composto de diversos versos inspirados nas belezas da cidade . “Narciso” foi escrito por Sosígenes Costa na década de 40, e publicado pela Fundação Cultural de Ilhéus em 2002. A performance teatral, que tem a duração de quinze minutos, será acompanhada por um percussionista e se integra a programação de aniversário da cidade, segundo informação de Maria Luiza Heine, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, mantenedora da Biblioteca e do Arquivo.
EXPOSIÇÃO – Heine informou ainda que, além dessa atividade, os equipamentos – Biblioteca e Arquivo – realizam, depois da apresentação, uma exposição de obras raras – livros e revista dos séculos 17, 18 e 19. Na oportunidade, haverá também uma pequena mostra de livros em braille, método de leitura direcionados a deficientes que será implantado na biblioteca, com o objetivo de oferecer opção de leitura aos deficientes e possibilitar pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *