A Secretaria de Turismo montou em conjunto com a PM e a Polícia Civil um forte esquema de segurança que funcionará durante os quatro dias do “Ilhéus Forró”. De amanhã (23) até domingo (27), a festa contará com um efetivo de 700 policiais militares que promoverão a tranqüilidade do público. Para os dias de maior pique o circuito e toda a área de Olivença serão protegidas por um contingente de 200 homens, 50 integrantes a mais que no São João do ano passado. Além disso, a segurança contará também com a participação de mais 60 pessoas contratadas pela coordenação visando fortalecer o esquema que contará o apoio de agentes da Polícia Civil. Como nos eventos anteriores, serão realizadas abordagens dentro dos ônibus para inibir o uso de armas em todo o circuito.
Além do forte esquema de segurança que está sendo montado, o público de Ilhéus e dos vários municípios da região sul, e também turistas, vai contar, segundo o secretário Romualdo Pereira, com um serviço emergencial de transportes coletivos urbanos e interdistritais para atender especialmente os moradores de diversos bairros e distritos, com linhas especiais operando durante a madrugada. “Em toda a extensão da rodovia Ilhéus-Canavieiras as polícias Civil e Militar vão realizar abordagens nos ônibus através de postos montados em locais diferentes a cada dia da realização dos shows”, diz.
Segundo ele, para haja uma melhor segurança para os motoristas, cobradores e quem for prestigiar o evento, os ônibus farão o percurso sempre escoltados por viaturas militares. O esquema de segurança contará com reforço de integrantes do Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, Salva-Vidas, ambulâncias da secretaria municipal de Saúde e a presença durante todos os dias de equipes do Centro de Referência em DST/HIV/Aids, com o apoio de enfermeiros e auxiliares de enfermagem.