TECNOLOGIA NO COMBATE A CRIMINALIDADE

A instalação de um importante instrumento de combate à criminalidade nas ruas e praças do centro comercial de Ilhéus foi indicada ao governo municipal pelo vereador Zerinaldo Sena (Zerí). A proposta do presidente da Câmara Municipal é que a área central da cidade passe a contar com um sistema de monitoramento eletrônico, realizado através de câmaras digitais de última geração. O principal objetivo é ajudar a polícia e a justiça no processo de identificação de marginais e ações delituosas.

Em sua proposição, Zerí solicita que a central de transmissão seja instalada na 1ª Companhia de Polícia Militar, sediada na avenida Soares Lopes, com o objetivo de unificar as informações e viabilizar o desencadeamento de ações de repressão rápidas e eficientes. “O monitoramento é mais um avanço da tecnologia capaz de trazer segurança e tranqüilidade para ilheenses, turistas e comerciantes”, avalia o parlamentar.

Diversas cidades do Brasil e do mundo já utilizam o serviço de monitoramento de ruas e avenidas com a finalidade de combater a violência. Pesquisas recentes afirmam que a instalação de câmeras filmadoras em locais estratégicos das principais vias das cidades ajuda a identificar criminosos, auxiliando, dessa forma, o trabalho da polícia e da Justiça. Em Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, após a instalação do sistema, o número de homicídios caiu 30% nos últimos 12 meses, sendo que o número de roubo de veículos, no mesmo período, foi reduzido de 61 para 29.

TRABALHO CONJUNTO – A proposta do vereador Zerinaldo Sena (Zerí) é que o monitoramento eletrônico seja o primeiro passo de um trabalho maior executado em conjunto pelas polícias, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, Projeto Sentinela e serviços de atendimentos emergenciais de saúde. Segundo ele, numa etapa posterior, o trabalho também poderá beneficiar escolas, visando oferecer mais segurança, “principalmente para os alunos que estudam no período da noite”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *