Ao coordenar ontem (31) à noite a solenidade de entrega da primeira clínica oftalmológica para atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o secretário Paulo Medauar disse que a sua instalação representa um avanço muito grande para o setor de saúde de Ilhéus, “por se tratar de uma unidade de excelente qualidade, o que na realidade, mostra que, quando se quer, podemos ter um SUS digno e de respeito e que não humilhe quem os procura”. A Clínica de Olhos Eusínio Lavigne/Sus Municipal, que está situada na avenida Lomanto Júnior, 50, bairro do Pontal, funciona em convênio com a prefeitura, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, com uma equipe formada por sete especialistas, sendo três cirurgiões gerais e um de catarata.
Na oportunidade, o diretor da unidade, oftalmologista Eusínio Lavigne, considerou que a clínica representa o esforço concentrado do prefeito Jabes Ribeiro em melhorar ainda mais o atendimento no município. Segundo ele, “numa ação articulada, conseguimos aliar uma qualidade técnica que já tínhamos em condições condignas, de primeiro mundo, no que tange ao Sus. Isso se deve principalmente em ampliar o número de atendimentos em Ilhéus, com uma equipe formada por clínicos cirúrgicos altamente capacitados”. Garantiu que, com sua inauguração estão sendo ampliados os avanços nesse setor, visando melhorar mais o acesso dos pacientes da rede pública.
1,1 MIL ATENDIMENTOS MÊS – Construída numa área total de 310 metros quadrados, a clínica funciona com os oftalmologistas Eusínio Lavigne, Eduardo Beródia e Dilma Fernandes (cirurgiões), contando ainda com os serviços diários dos médicos Eduardo Patury, Carlos Frederico Suzart Argolo, Marco Aurélio e Yanina Del Pomo Pilar. Desde já, sua capacidade é proceder todo o mês um total de 1 mil e 100 atendimentos, inclusive com cirurgias em pterígio e catarata, através do médico Eusínio Lavigne, além de exames de mapeamento de retina, fotocoagulação a lazer, ionometria, dentre outros.