PORTADORES DE CÂNCER

O prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado de uma comitiva formada por secretários e assessores municipais, vereadores, lideranças comunitárias, dentre outras autoridades locais, coordena amanhã (1), a solenidade de assinatura do convênio de cooperação entre o município e a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer. O ato está marcado para às 10 horas, na sede da secretaria de Saúde, situada na avenida Canavieiras, centro. A finalidade do convênio é prestar assistência psicológica, material e promover o convívio e a fraternidade humana aos pacientes carentes portadores de câncer, além de transportá-lo quando necessário da casa de apoio para o local do tratamento e manter uma casa de apoio para hospedagem de pacientes, conforme garantia da presidente da entidade, Wanda de Oliveira Campos Melo.

De acordo com o convênio, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, irá repassar mensalmente para a associação recursos financeiros que serão mantidos em conta bancária, “cujo conveniado deverá prestar contas ao setor financeiro do município, por meio de relatório com os seus respectivos comprovantes de pagamento, até 30 dias após o recebimento de cada parcela”. Para o secretário Paulo Medauar esse convênio é mais um passo na busca de prestar assistência mais eficiente e humanizada aos pacientes portadores de câncer, usuários do Sistema Único de Saúde (Sus). “O nosso relacionamento com a associação tem sido construtivo, pois só assim conseguiremos efetivar a assistência no dia-a-dia”, disse.
UTILIDADE PÚBLICA – Já Wanda de Oliveira Campos Melo considera que a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer foi fundada com o propósito de dar às pessoas carentes portadoras de câncer apoio e auto-estima, “no que diz respeito ao tratamento que é tão doloroso, traumático e longo, como por exemplo, quimioterapia. E através de uma equipe multidisciplinar”. Lembra que a idéia para ser criada a associação surgiu em 2001, e a partir daí novas pessoas foram incorporadas de forma voluntária, a exemplo de psicólogos, nutricionistas, dentre outros técnicos.
Segundo ela, “atualmente, estamos contribuindo para que as pessoas que se sentem ressentidas por causa da notícia ou em função do tratamento, mudam de comportamento, não se deixem se abater. É bom esclarecer que a doença não escolhe a pessoa e nem hora para aparecer. Quando surge ninguém está preparado para encará-la de frente. Quem passou por esta experiência sabe, e nesse aspecto entramos em ação passando lições de apoio e de solidariedade. Enfim, é um trabalho psicológico”, afirmou. Destaca ainda Wanda de Oliveira Campos Melo que a associação agradece inclusive ao vereador Francisco Sampaio, que teve aprovado seu requerimento reconhecendo como de utilidade pública.

ASSOCIAÇÃO DE MICROEMPRESAS ABRE AMANHÃ A I EXPOILHÉUS

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Associação de Microempresas do município, abre amanhã (1), a partir das 19 horas, na avenida Soares Lopes, a I Expoilhéus, nas proximidades da Catedral Dom Eduardo. No local serão montados estandes com os mais diversos produtos industrializados, a exemplo de artesanatos, serviços, bares, restaurantes, informática, jogos eletrônicos e shows de voz e violão, às sextas, sábados e domingos, aberto à comunidade. A finalidade, segundo os organizadores, é fazer com que os microempresários possam mostrar seus produtos, aproveitando este período de férias escolares. O evento irá funcionar sempre das 17 às 23 horas, inclusive nos finais de semana.

Além do prefeito Jabes Ribeiro, a solenidade de instalação da Expoilhéus será prestigiada por secretários e assessores municipais, vereadores, além de empresários dos mais diversos ramos de atividades. No local será utilizado um total de 26 estandes e a instalação de palco para a apresentação de shows diversos. No espaço onde a prefeitura mostrou as realizações da atual administração, dentro do VI Fórum Compromisso com Ilhéus, a comunidade terá a oportunidade de encontrar vários produtos que circulam no mercado de Ilhéus.

ILHÉUS SERÁ CONTEMPLADA COM O PETROBRAS DE MÚSICA

O prefeito Jabes Ribeiro reivindicou ao coordenador de comunicação da Petrobrás no Nordeste, Rosemberg Pinto, que participou da inauguração do Bataclan, a inclusão de Ilhéus no Projeto Petrobrás de Música, destacando que a cidade sempre esteve na agenda dos eventos culturais e dispõe de um espaço adequado, o Teatro Municipal, com cerca de 500 lugares.

O prefeito destacou ainda a parceria histórica da Petrobrás com Ilhéus, o que viabilizou obras como a recuperação da Casa de Jorge Amado, que funciona como um museu, além da implantação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Informática e Eletroeletrônica, no antigo centro de tancagem da empresa na Cidade Nova e ainda no projeto que resultou na restauração do Bataclan.
Rosenberg Pinto, que representava o presidente da Petrobrás na solenidade, se mostrou sensibilizado com a solicitação e anunciou que ela deverá ser atendida num prazo de 60 dias, em paralelo com a inauguração do Porto Seco de Ilhéus, que também está sendo construído pela Petrobrás, em parceria com a prefeitura que doou a área para implantação dos equipamentos nas margens do quilometro 13 da Br 415, trecho Ilhéus-Itabuna, estrada temática Jorge Amado.
Segundo Rosenberg, no mesmo dia que ocorrer a solenidade de inauguração do Porto Seco, equipamento vital para o Porto de Ilhéus, também estará estreando o Petrobrás de Música, no Teatro Municipal local, formalizando assim mais uma importante parceria entre a Prefeitura e a estatal.

PROJETO “SEIS E MEIA” REGRESSA AO TMI

O projeto musical “Seis e Meia”, iniciativa de valorização do artista local e de apoio aos novos talentos, recomeça na próxima quarta-feira (7) levando ao palco do Teatro Municipal de Ilhéus os cantores Herval Lemos e Odraúde Silva, duas gerações distintas de valores. A apresentação de valores de gerações diferentes no mesmo palco é uma das principais marcas da versão atual de um dos mais importantes projetos musicais da Bahia, que é voltado para o incentivo da produção no município e a formação de novas platéias. O ingresso para o espetáculo, que começa impreterivelmente às 6h30min, custa apenas R$ 2,50.

Promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus, o Seis e Meia já revelou muitos talentos, além de ser uma das principais ferramentas de difusão da música produzida pelos artistas locais. Para alguns artistas, o projeto representa o primeiro contato do músico com o público e pelo palco do Seis e Meia já passaram grandes talentos do cenário musical regional e baiano. Segundo o gerente de Espaços da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Pinheiro, a nova edição do projeto tem a preocupação de misturar estilos e gerações diferentes, tonando o panorama bem abrangente, tendo em vista a diversidade de valores.
O segundo show do Seis e Meia 2004 acontece no dia 14 de julho, quando estarão se apresentando no palco do Municipal os músicos Délio Santiago e Keketa. A iniciativa, que acontece semanalmente, trará na semana seguinte os artistas Itassucy e Amanda Andrade. Seguindo a programação, passarão também pelo palco do Seis e Meia, Márcia Alencar e Odilon Chaloub, e na semana depois Amanda Andrade e José Carlos Tavares são as atrações do Seis e Meia. Bebeto e Luana Oliveira, Lola e Robson Carvalho, são as última duplas a se apresentarem.
HERVAL LEMOS – Um músico versátil que se pautou na bossa nova e aproveitou bastante as composições de Chico Buarque e Caetano Veloso para compor um estilo próprio, reunindo a inteligência das composições que marcaram a MPB dos anos de ditadura militar e a versatilidade de músicos que necessitaram driblar a censura para atingir o público. As composições de Herval tem muito de romantismo moderno, sendo bastante respeitado pelo público e crítica especializada.

JOGOS ABERTOS DA MATA ATLÂNTICA

A nova edição dos Jogos Abertos da Mata Atlântica (Jama), cujo objetivo é difundir a preservação da floresta de maior diversidade do mundo e incentivar o esporte amador, começa às 7h30min desta sexta-feira, 2 de julho, com solenidade de abertura no Ginásio de Esporte Herval Soledade, Clube Social de Ilhéus e Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP). Em seguida, nesses locais. serão disputadas as primeiras partidas das categorias masculino e feminino de vôlei, basquete, handebol, basquete e futsal do VIII Jama, que terá a participação de 1.300 atletas de 16 delegações de cidades baianas e uma de Itabira, estado de Minas Gerais. Salvador participa dos jogos com equipes do Bahia e do Vitória.

Promovido pela Secretaria do Esporte e Cidadania de Ilhéus, o Jama deverá receber mais de 1.800 pessoas entre atletas e técnicos envolvidos com as delegações que participarão das competições, como informou o secretário Sizínio Barros. Disse ele que, entre os objetivos da realização do evento destaca-se ainda a finalidade de trazer visitantes a cidade e o melhor do que existe no cenário esportivo nacional. Dentro deste contexto, lembrou o secretário que, “também vamos conseguir revelar novos valores que atuam no nosso município e na Bahia”. As partidas acontecerão de sexta-feira (2) a domingo (4 de julho).
Na visão do secretário, o Jama se constitui no segundo maior evento esportivo do inteiro brasileiro, vindo atrás apenas do de esporte amador realizado no interior de São Paulo. Ele garante que durante a realização dos jogos, Ilhéus se transformará na capital brasileira do esporte amador. As cidades baianas que participarão da 8ª edição do Jama são: Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Porto Seguro, Maraú, Itamarajú, Teixeira de Freitas, Itabela, Santa cruz de Cabrália, Eunápolis, Camaçari, Simões Filho, Vitória da Conquista, Caravelas, Salvador e Prado.

BATACLAN É O NOVO ESPAÇO DA CULTURA EM ILHÉUS

Depois de ficar décadas com suas portas fechadas e entrar em estado de ruína, o famoso prédio que abrigou o Bataclan de Maria Machadão e suas “meninas”, foi reaberto oficialmente na manhã de ontem, 28, pelo prefeito Jabes Ribeiro, como parte da programação alusiva ao Dia da Cidade, quando Ilhéus comemorou 470 anos de fundação e 123 de elevação a cidade. Com a inauguração, de famoso cabaré do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, imortalizado pelo escritor grapiúna Jorge Amado, o Bataclan passa a ser um novo espaço voltado para a cultura local e regional, numa ação conjunta da Prefeitura Municipal, Petrobrás e Prtojeto Fazcultura do Governo do Estado da Bahia.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

No ato de inauguração, que contou com a presença do bispo diocesano Dom Mauro Montagnolii e do diretor de Comunicação da Petrobras, o prefeito Jabes Ribeiro destacou que o Bataclan, a partir de agora, contará com ações culturais permanentes, transformando-se num “espaço vivo e dinâmico” para divulgar as potencialidades dos artistas regionais. Segundo o prefeito, lembrando da obra jorgeamadiana, o Bataclan “já foi uma casa de muitos prazeres, e hoje continua sendo de muitos prazeres, mas culturais”.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

O Bataclan, além de salas para exposições e apresentações artísticas, possui no seu segundo pavimento uma réplica do quarto de Maria Machadão, a famosa cafetína do livro “Gabriela”, protegida por muitos coronéis da época do apogeu do cacau. Já no térreo, abriga um moderno cyber-café, loja de artesanato, entre outros equipamentos culturais. Algumas de suas paredes foram mantidas intactas, mostrando a sua construção original, o mesmo correndo com a fachada do prédio que procurou preservar a arquitetura.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Ainda como parte da inauguração, à noite, o Bataclan promoveu um show inaugural com músicas instrumentais da década de 20 com grupo de chorinho de Lito Vieira, apresentação de performance teatral e de dança com as “menina” de Maria Machadão, sob a responsabilidade da bailarina Isabela kruschewsky, entre outras atrações.



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro

OUTORGA DA COMENDA

O prefeito Jabes Ribeiro fez um balanço positivo das ações do governo municipal em termos de realização de obras e investimentos na área cultural ao participar da solenidade de entrega da Comenda e do Diploma de Honra ao Mérito São Jorge dos ilhéus, a 10 figuras de destaque nas diversas áreas de atuação. A solenidade foi realizada no Teatro Municipal, que estava com as suas galerias tomadas por um público de mais de 500 pessoas e entre os homenageados, estavam o bispo D. Mauro Montagnolli, que agradeceu a homenagem lembrando a participação da igreja na sociedade ilheense desde o período colonial.

Uma ausência foi a do advogado e escritor Ariston Cardoso de Oliveira, que estava hospitalizado e foi representado pela sua mulher, a juiza Neuza Nascimento, que agradeceu a homenagem em seu nome e da família. Também foram contemplados com a outorga da comenda o pastor Arnaldo José de Carvalho, o historiador Carlos Arléo Barbosa, a educadora Neide Silveira Souza, o presidente da Santa Casa de Ilhéus José Lourenço Fonseca da Silva, a médica Lúcia Maria de Almeida Santana, os radialistas José Altamiro Viana, o Tiro Seco e Tony Neto, além do oficial de justiça e desportista Osvaldo Bispo da Silva, o Maninho.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

AGRADECIMENTO – O prefeito Jabes Ribeiro iniciou o seu discurso com um agradecimento a cada um dos homenageados, destacando que “nós é que agradecemos a todos vocês pela dedicação, doação e entrega de suas vidas à nossa cidade, sobretudo pela capacidade de amar Ilhéus, lutar para preservar o seu passado e construir o seu futuro”.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Ele também lembrou o esforço do governo para o resgate da historia ilheense, lembrando que em 1985, iniciou as obras de recuperação do Teatro Municipal, palco da outorga do titulo de comendador para pessoas que se destacaram nos diversos campos da sociedade, “prestando uma justa homenagem àqueles que prestaram relevantes serviços ao nosso município”.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Jabes Ribeiro também ressaltou que este ano, a homenagem ganha um sabor especial, quando a cidade completa 470 anos de história, e a administração municipal em que pese os desafios das dificuldades econômicas provocadas pela crise do cacau e pela queda da arrecadação, que caiu de um índice de 4.0 para 1,5 em termos de ICMS do estado, “mostrando que empobrecemos materialmente, mas não na capacidade de lutar e na definição de políticas públicas importantes”.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

REFERÊNCIA- Lembrando que Ilhéus é referência em educação através do Programa Escola Campeã, realizada em parceria com a Fundação Airton Sena e a Fundação Banco do Brasil, o prefeito destacou o avanços realizados nas diversas áreas de atuação do governo, com ênfase para as áreas da geração de emprego, renda e segurança. Ele falou ainda dos investimentos no turismo e na recuperação do patrimônio arquitetônico, citando entre outras obras a recuperação da Casa de Jorge Amado, do Palácio Paranaguá, que sonha transformado num museu da cidade e da reinauguração do Bataclan, além das intervenções realizadas no Quarteirão Jorge Amado.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Para o prefeito essa é uma luta difícil. O projeto Bataclan teve as negociações iniciadas com a Petrobrás iniciadas ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, e foi concluída agora, no governo do presidente Lula, “a quem apoiamos nas eleições de 2002 e esperamos que dê certo em termos de política econômica e de obras essenciais.” Destacou ainda a parceria com a Petrobrás para implantação do Porto Seco, já em fase de conclusão.” Ele destacou ainda os investimentos da prefeitura na educação e na cultura, “que aparecem como saídas para o nosso desenvolvimento,” finalizou.



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro



Foto: Clodoaldo Ribeiro

MOSTRA FOTOGRÁFICA

Como parte da programação dos 470 anos de Ilhéus e do segundo aniversário de criação do Arquivo Público, a Fundação Cultural de Ilhéus e o Arquivo Público João Mangabeira, promovem, em conjunto com a Prefeitura Municipal e o Centro de Documentação e Memória Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz, uma exposição de ploters com fotografias da cidade. A mostra, começa amanhã, dia 30 de junho, às 17 horas, e termina 31 de julho, na sede do Arquivo Público, na praça Castro Alves, tendo como tema Ilhéus: imagens do passado e a abertura tem confirmadas as presenças do prefeito Jabes Ribeiro, da presidenta da Fundaci, Maria Luiza Heine e a coordenadora do Cedoc/Uesc, Janete Ruiz Macêdo .

O objetivo da mostra, segundo a administradora do arquivo público, Meiry Glycia da Silva Bomfim que integra a equipe de coordenação do evento, é despertar no cidadão a consciência de que nos últimos anos a fotografia deixou de ser um mero instrumento ilustrativo da pesquisa e assumiu o status de documento, uma matéria prima fundamental na produção do conhecimento sobre determinados períodos da história. Para ela “a fotografia foi e ainda é utilizada como uma janela para o passado.”
Além da mostra de fotos incluída no projeto arquivo e memória, será promovida em paralelo à abertura do evento, uma conferência do professor José Otávio Lobo, sobre a fotografia como documento, discutindo a importância da fotografia na preservação da memória documental, mostrando ao mesmo tempo, através de fotografias, a riqueza e a beleza do patrimônio histórico de Ilhéus.
Os dois eventos têm como público alvo pesquisadores, professores, estudantes, profissionais da área, formadores de opinião e é aberto a comunidade em geral, que pode visitar a exposição do conjunto de banners produzidos para a mostra e participar dos debates após a palestra.

SHOWS PÚBLICOS MARCAM O DIA DA CIDADE EM ILHÉUS

Para que a população pudesse comemorar os 470 anos de fundação de Ilhéus e 123 anos de elevação a cidade, a Prefeitura Municipal, além de promover uma grande festa de São João, na Estância Hidromineral de Olivença, também patrocinou duas noites de shows num palco armado na praça Dom Eduardo, ao lado da Catedral de São Sebastião. Nas duas noites de domingo e segunda-feira, dias 27 e 28, três grandes atrações lotaram a praça: banda Lordão, e os grupos Psirico e Harmonia do Samba.



Foto: Ed Ferreira

No domingo, 27, Lordão, Psirico, e ainda a atração local, banda Di Bali, contagiaram o público com muita música de forró, pagode e axé music, mantendo a multidão em estado de alegria até quase o dia amanhecer. Já na segunda-feira, 28, além do Harmonia do Samba, o público também contou com as participações da dupla Top Gun, um dos maiores sucessos do momento na região, e também da banda Circuito Fechado, uma das mais requisitadas no sul da Bahia.
Nos dois shows, o prefeito Jabes Ribeiro e a primeira dama, Adryana Ribeiro, se fizeram presentes, comemorando junto com o público o aniversário da cidade, permanecendo no local até o término das apresentações. Os eventos, tiveram o apoio de equipes do II Batalhão de Polícia Militar (II BPM), que garantiram a tranquilidade, permitindo que todos pudessem se divertir com segurança.

“ILHÉUS FORRÓ” CONSOLIDA SUCESSO EM OLIVENÇA

Foram quatro noites do mais puro forró pé-de-serra, de alegria, e também de muita tranquilidade. Este foi o resultado da terceira edição do “Ilhéus Forró”, realizado na Estância Hidromineral de Olivença, que levou milhares de pessoas, diariamente, a participar das festa junina, que este ano contou com a participação de excelentes atrações que conseguiram manter o ritmo da alegria, mesmo nos momentos em que a chuva caiu no arraiá.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

Além das atrações musicais, o concurso de quadrilhas juninas chamou a atenção pela criatividade e originalidade dos participantes, levando um grande público a acompanhar as apresentações, diariamente, cada um escolhendo a sua preferida para torcer. Também a infra-estrutura montada pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, permitiu todo o conforto necessário para o público, a exemplo de barracas de grande e pequeno porte para a comercialização de comidas e bebidas, baterias de sanitários públicos, sistema de segurança dentro do arraiá e nos acessos, assim como camarotes.
Entre as atrações musicais, destaque para as bandas Kaldo de Cana, Circuito Fechado, S4 & Cia, Kaldo de Cana, Circuito Fechado, Forró Tinguilingue, Lito e Banda, Top Gun, Ivan Moraes, Forró do Nengo, Cacete Armado e Márcia Alencar, Forró do Karoá, É só Filé, Açucena Cheirosa e Banda de Bali. Todas as bandas e grupos musicais se apresentaram em sistema de revezamento em dois palcos armados na praça Cláudio Magalhães, que, com a decoração junina, se transformou num dos principais arraiáis do interior da Bahia.
Durante as quatro noites de 23 a 27 de junho -, o prefeito Jabes Ribeiro esteve presente ao evento, acompanhado da primeira-dama Adryana Magalhães, secretários, assessores, vereadores e convidados. Para o prefeito, o São João em Olivença já está consolidado, pois a cada ano cresce a participação popular, possibilitando àquela Estância Hidromineral ganhar mais um importante evento turístico para o seu calendário.

QUADRILHAS DERAM UM SHOW À PARTE NO “ILHÉUS FORRÓ”

A apresentação das quadrilhas no São João de Ilhéus – “Ilhéus Forró” – voltou a manter a tradição e levou à praça Cláudio Magalhães, na Estância Hidromineral de Olivença, um público recorde, além de grande número de turistas. No show à parte que os grupos deram, o primeiro lugar ficou com Forró do Dinossauro, do bairro Nelson Costa – 140 pontos. Na segunda classificação ficou o grupo Cravo e Canela, da avenida Esperança, com 139 pontos, vindo em seguida a quadrilha Harmonia do Forró, do bairro do Malhado, com 136 pontos e em quarta posição, o grupo Explosão Esperança, da avenida Esperança – com 128 pontos. Com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus e Associação Ilheense de Quadrilhas, o concurso tem a finalidade de incentivar o resgate cultural popular no município.



Foto: Clodoaldo Ribeiro

No circuito do forró, em Olivença, onde o Ilhéus Forró aconteceu pela seu terceiro ano consecutivo, se apresentaram 10 quadrilhas representando vários bairros e localidades de Ilhéus que passaram pela avaliação da comissão julgadora através dos quesitos pontualidade, introdução, coreografia, originalidade, disciplina, criatividade e figurinos, todos de 0 a 5 pontos. De acordo com o regulamento as três primeiras quadrilhas colocadas receberam os prêmios definidos de 1 mil reais (primeiro lugar); 600 reais (a segunda quadrilha classificada) e 400 reais (terceiro grupo colocado).
De acordo com os coordenadores do concurso, as quadrilhas juninas de Ilhéus vem obtendo um crescimento vertiginoso, o que se pode verificar no resultado final, onde a Forró do Dinossauro vence a Cravo e Canela por apenas um ponto de diferença. O principal enfoque vem sendo dado á originalidade, criatividade e figurinos.

Projeto Pequeno Mestre de Capoeira

Ilhéus, será sede do 2º ENCONTRO REGIONAL DE CAPOEIRA, nos dias 24 e 25 de julho, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, evento promovido pelo Projeto Pequeno Mestre (PPM), que contará com a participação de várias academias baianas e de outros estados como: São Paulo e Vitória do Espírito Santo. A entidade não tem fins lucrativos, atua na área da infância e juventude na prática da capoeira como esporte, dando uma verdadeira aula de cidadania, proporcionando a criança e ao adolescente (principalmente em situação de risco social e pessoal) uma oportunidade de conhecer a centenária arte da capoeira, introduzida no Brasil pelos negros.

Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto, que conta com aproximadamente 400 jovens de 5 a 18 anos, ao longo dos seus quatro anos, vem ampliando suas atividades em toda a cidade, contando até agora, com oito unidades: Alto do Carvalho; Central de Abastecimento do Malhado I e II; Estádio Mário Pessoa e distritos: Sambaituba; Couto e Santo Antonio I e II. A única exigência para participar do projeto, os meninos e meninas tem que está na escola, e se não tiver, trataremos de matriculá-las em uma próxima de sua casa ou da unidade do projeto, que em muitas das vezes usa os espaços cedidos por escolas, clubes, associações e outros. Todos recebem do Projeto: documentação, uniformes, aula de direitos e deveres do cidadão (Constituição, Direito Civil e Estatuto da Criança e do Adolescente) tudo de forma voluntária e gratuita.
A atividade da capoeira é uma forma de ginástica, que trabalha todo o corpo e a mente, tendo ainda valor de educação física, a auto-estima dos alunos é trabalhada além de dá prazer aos mesmos, atuando na eficácia dos aspectos, afetivo, psicológico e psicomotor, contribuindo também para a formação e reestruturação da personalidade e do caráter.
A população ilheense, hoje, já pensa diferente em relação à capoeira, não mais discrimina o capoeirista, que cada vez mais vem obtendo a credibilidade e reconhecimento junto aos diversos segmentos da sociedade.

“A nossa maior dificuldade tem sido a falta de apoio por parte do empresariado e do Poder Público, que tem refletido muito na comunidade de baixa renda e conseqüentemente a toda a população que sofre com as infrações cometidas por crianças e adolescentes sem oportunidades…” disse Janildo Barbosa, presidente do PPM.

As academias e o público em geral, interessados em participar do evento, podem entrar em contato pelos telefones: 73 633-5247 / 3086-1881 ou nos e-mails: projetoppm@bol.com.br; vangomes27@hotmail.com e janildicera@yahoo.com.br.

ILHEENSES ESTÃO DANDO TRABALHO NO PAULISTA PRO

Os baianos Flávio Costa e Denis Tihara, ambos de Ilhéus, carimbaram o passaporte para sábado. Aos 25 anos, Flávio já carrega vários títulos, como o de campeão baiano amador e profissional. Vencedor da segunda etapa do Freesurf Pro no ano passado, ele espera repetir o feito em Itamambuca. “Tenho que manter a calma e esperar a onda boa”, fala com simplicidade o baiano.Flávio passou para a 4ª fase ao eliminar Rodrigo Silva e Andrew Serrano, pegando na sua próxima bateria, ainda hoje, Isaias Silva,James Santos e Jair de Oliveira.

Já Denis Tihara, 19 anos, está estreando no circuito profissional e já comemora. “Comecei bem, passei por duas fases e agora vou encontrar os tops paulistas no terceiro round. Espero ter um bom resultado”, planeja o brasiliense, que mora em Ilhéus há 11 anos.Denis, foi desclassificado na 3ª fase por James Santos e Jair de Oliveira.

O primeiro dia de disputas da etapa de abertura do Freesurf Pro 2004, válido pelo circuito paulista de surf profissional, começou nesta sexta-feira, com sol e boas ondas de até um metro no canto direito da praia de Itamambuca, em Ubatuba.

Com 128 competidores inscritos, as duas primeiras fases do dia foram marcadas por disputas acirradas, confirmando que o circuito é um dos mais fortes do país.

Valendo 1000 pontos para a disputa do título paulista, competidores de outros Estados também estão em busca dos R$ 15 mil que serão distribuídos em cada etapa, sendo R$ 4 mil para o campeão. Só no primeiro round, que contou com 64 atletas, 24 vieram de outros Estados. Destes, 17 avançaram para a fase seguinte.

Em uma das baterias mais emocionantes, o cearense radicado no Rio de Janeiro Claudemir Lima marcou nove pontos numa excelente direita, em que mandou várias batidas. Da quarta colocação, ele passou para a segunda, se classificando para a fase seguinte. Se não fosse a bela atuação do catarinense, Alon Campestrini, Claudemir teria a maior nota do dia.

O catarinense também encontrou uma direita abrindo e não poupou o seu repertório de manobras, garantindo 9,26 pontos. Além de Alon, James Santos, Willian Cardoso e Andreas Eduardo continuam na briga, dando chances de colocar Santa Catarina no alto do pódio.

Mas não foram somente os surfistas de outros Estados que se destacaram. Os atletas amadores também marcaram presença. Locais de Itamambuca, Wiggolly Dantas e Maicon Santos souberam administrar muito bem o conhecimento que têm das ondas. Nas duas fases que correram, os dois carimbaram os seus passaportes para o dia seguinte. Aos 14 anos, Wiggolly quer mais longe. “Estou feliz de ter passado nas duas fases e espero chegar na final”, diz o surfista.

Neste sábado, as disputas começam às 8:30 horas, com a continuação do segundo round. No domingo, as finais estão previstas para começar às 13:30 horas. O Freesurf Pro conta com três etapas e o campeão do circuito terá vaga no Super Surf de 2005.

DIA DA CIDADE

A programação relativa ao Dia da Cidade –470 anos de fundação de Ilhéus e 123 anos de elevação a cidade -, nesta segunda-feira, dia 28, terá início às 5 horas, com alvorada festiva, seguindo-se às 8h15min de hasteamento de bandeiras, na praça Dom Eduardo, antecedendo a missa solene que começa às 8h30min, na Catedral de São Sebastião. Após a missa, será realizada a entrega da Comenda da Ordem do Mérito São Jorge dos Ilhéus, e, posteriormente, a inauguração das obras de reforma e reconstrução do Bataclan.

À tarde, às 17 horas, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, acontecerá a encenação da peça teatral “Ode a Capitania, e às 18 horas o prefeito Jabes Ribeiro participa da solenidade de encerramento do VI Fórum Compromisso com Ilhéus, nos estandes da avenida Soares Lopes. Para às 19 horas, está confirmada a palestra da professora e historiadora Consuelo Pondé, na sede da Academia de Letras de Ilhéus, e, às 20 horas, acontece o show “A noite do Bataclan”. Encerrando a programação, a partir das 21 horas, o grupo de pagode Harmonia do Samba faz apresentação na praça Dom Eduardo.

COMENDA SÃO JORGE DOS ILHÉUS

Na próxima segunda-feira,28 – Dia da Cidade – às 10 horas, o prefeito Jabes Ribeiro irá fazer a outorga da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus para dez personalidades que contribuíram dentro de suas respectivas áreas de atuação para o desenvolvimento econômico e social do município. A solenidade, que acontece logo após o encerramento da missa em comemoração aos 470 anos de fundação de Ilhéus, será realizada no Teatro Municipal.

Este ano serão agraciados com a Comenda as seguintes personalidades: a médica pediatra Lúcia Maria Almeida de Santana; o oficial de Justiça e desportista, Osvaldo Bispo da Silva, Maninho; Altamiro Viana, radialista; Ariston Cardoso de Oliveira, advogado, ex-prefeito e presidente da Academia de Letras de Ilhéus; pastor Arnaldo José de Carvalho; professor e historiador Carlos Alberto Arléo Barbosa; provedor da Santa Casa de Misericórdia, José Lourenço da Fonseca Silva; professora Neide Silveira de Souza; bispo diocesano D. Mauro Montagnoli, e Antônio Bispo Neto (Tony Neto), radialista e empresário.

A Comenda do Mérito São Jorge dos Ilhéus foi criada pelo prefeito Jabes Ribeiro através da Lei n.º 2.191, de 21 de agosto de 1985, em seu primeiro mandato, tendo como principal proposta agraciar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento do município ou que, por mérito, conquistaram o reconhecimento do Poder Executivo Municipal.

Ilhéus cultua Jorge Amado e seus ricos personagens

nome de Jorge Amado está hoje ligado visceralmente a Ilhéus, onde o escritor deu nome ao aeroporto local, como também à rodovia Br 415, trecho Ilhéus-Itabuna, cujo projeto é o de transformar-se numa estrada temática e mesmo dando nome a uma rua, no coração da cidade, ou mesmo a uma casa de cultura, lugar aonde ele passou a juventude e onde escreveu o seu primeiro romance, Cacau, hoje transformada num museu e num importante espaço cultural. Ilhéus respira Jorge Amado até na Internet, e um exemplo, é o site www.ilheusamado.com, que oferece noticias e informações sobre a cidade em que o escritor viveu a infância e a adolescência.

Ilhéus também respira Jorge Amado no céu rico cenário onde aparecem o bar Vesúvio,o Bataclan, agora inteiramente restaurado e ainda em lugares como o Teatro Municipal, ou mesmo no casario que integra a paisagem urbana marcada pelo sol e pela brisa marinha. A presença do escritor é tão marcante e decisiva, que as obras de revitalização do centro da cidade integram o Projeto do Quarteirão Jorge Amado, que nas duas etapas realizadas até agora, teve incluídos o Circuito Cravo ( que englobou as ruas Jorge Amado, Artur Lavigne, Santos Dumont e a praça J.;J.Seabra) e Circuito Canela (o antigo porto, avenida Dois de Julho e a praia do Cristo), numa alusão ao romance Gabriela, que levou Ilhéus para o mundo não apenas através das páginas literárias, como também em filme e em novela de televisão.

O projeto foi viabilizado através de uma ampla parceria entre a prefeitura e o governo do estado, através da Bahiatursa e visa a revitalização do centro histórico da cidade, estimulando o comércio e o turismo, além de preservar o rico patrimônio arquitetônico da cidade, um trabalho que tem encontrado o apoio e a participação da iniciativa privada.

RESGATE- O resgate de Jorge Amado como o escritor que revelou a alma da cidade e a saga do cacau em mais de 50 idiomas, começou, em realidade, com o prefeito Jabes Ribeiro, que num reconhecimento à dimensão da obra do escritor e da sua importância literária, investiu no tombamento e na transformação da casa onde o escritor viveu a sua adolescência num museu. O projeto teve o apoio da Petrobrás e incluiu a instalação de um auditório no anexo ao imóvel.

O prefeito também cuidou do projeto que o agraciou com o titulo de cidadão ilheense, quando o escritor voltando à cidade, não apenas revelou o seu eterno amor por Ilhéus, como também a considerou uma fonte permanente de inspiração que o guiou durante a vida. O escritor também falou da sua admiração pelo povo e a gente ilheense, com sua garra, sua perseverança e coragem. Jabes Ribeiro também investiu e tornou uma tradição a Semana de Cultura e arte Jorge Amado, cujo ponto culminante é a justa homenagem aos escritores, músicos, atores e produtores culturais que contribuem para a cultura ilheense e da região cacaueira.

QUARTEIRÃO- Outro passo importante no resgate iniciado pelo prefeito Jabes Ribeiro, foi, sem dúvida, o ambicioso projeto do Quarteirão Jorge Amado, transformado num espaço temático e que ao mesmo tempo resgata os cenários da obra amadiana, com as ruas e becos onde transitaram os personagens reais e de ficção e que acabaram dando nomes a estabelecimentos comerciais.

Hoje, a cidade tem lojas de autopeças, farmácias, bares, restaurantes, emissoras de rádio, casas noturnas e pousadas que levam nomes de livros e personagens do escritor, cujo nome se confunde com o da cidade, a quem ajudou a divulgar e contribuiu para o fortalecimento do turismo, uma outra vocação de uma cidade que foi capitania hereditária, floresceu como a Rainha do Sul, embalada pela riqueza gerada pelo cacau e se consolidou como um importante centro de decisão econômico, comercial, político e cultural da região sulbaiana.

O projeto do quarteirão Jorge Amado tem o foco não apenas numa homenagem a mais de Ilhéus ao escritor, mas aparece como um projeto ambicioso e que vai permitir coordenar o crescimento e a expansão natural da cidade com a preservação do seu rico patrimônio arquitetônico e mais do que isto reconhece o trabalho de um homem que dedicou sua vida à liberdade através de personagens que ganharam vida e o mundo através de livros, filmes, peças, novelas televisivas e até mesmo de gibis.

Inauguração do Bataclan acontece no Dia da Cidade

Um dos principais patrimônios histórico-cultural de Ilhéus, o Bataclan, imortalizado na obra de Jorge Amado, no livro “Gabriela Cravo e Canela”, será inaugurado pelo prefeito Jabes Ribeiro e o governador do estado, Paulo Souto, às 11 horas da próxima segunda-feira, dia 28, quando Ilhéus comemora 470 anos de fundação e 123 de elevação a cidade. Localizado na avenida Dois de Julho, centro da cidade, o prédio do Bataclan passou por reforma geral nas suas partes interna e externa, transformando-se num espaço moderno e acolhedor, que será utilizado a partir de agora para a realização de eventos artísticos-culturais. A reforma é resultado de uma parceria envolvendo a Prefeitura, a Petrobrás e o Programa FazCultura.

Ainda como parte da programação festiva de inauguração, a partir das 20 horas do mesmo dia, acontecerá “A noite do Bataclan”, promovida pela Fundação Cultural. O evento será realizado em um dos salões, com apresentação de grupo de Chorinho recordando músicas instrumentais da década de 20; casal de dançarinos que vai se apresentar com músicas de tango, além de grupo de bailarinas do can-can. Os convidados para o evento serão recepcionados por Maria Machadão e suas “meninas”, bailarinas caracterizadas como os personagens da obra amadiana.
REFORMA – O prédio do Bataclan tem dois pavimentos, e com a reforma voltada para transformá-lo num centro cultural, o térreo se transformou num grande salão de eventos culturais diversos, inclusive exposições de artes plásticas e apresentações de teatro, com espaço para o cyber-café, cozinha, lojas de souvenirs e sanitários. No pavimento superior, além do terraço que vai ser utilizado como área para eventos culturais, será destinado um espaço temático para Maria Machadão, imortalizada na obra amadiana como a proprietária do bordel que ocupa até hoje, o imaginário dos turistas e visitantes mais curiosos.
Com as obras de restauração do Bataclan, o prefeito Jabes Ribeiro, a Petrobrás e o FazCultura devolvem ao patrimônio histórico e cultural da cidade, o antigo bordel, um dos principais pontos do desenvolvimento do enredo do livro “Gabriela, Cravo e Canela,” publicado no final dos anos 50, por Jorge Amado. A obra já foi editada em dezenas de idiomas e ganhou o mundo através da televisão e do cinema, e mesmo quando estava em ruínas, os milhares de turistas que visitam Ilhéus anualmente, faziam questão de serem fotografados em frente ao antigo prédio.
Com a inauguração do Bataclan, o circuito do Quarteirão Jorge Amado ganha mais um importante equipamento para revitalizar o centro histórico e comercial, sendo também mais um incremento para o turismo. No circuito do Quarteirão, se encontram ainda o bar e restaurante Vesúvio, a Casa de Cultura Jorge Amado, o Teatro Municipal, o Palácio Paranaguá, Palácio Misael Tavares, antigos casarões do época do coronelismo, entre outros.

TRÊS GRANDES SHOWS MARCAM O ANIVERSÁRIO DE ILHÉUS

Três grandes shows vão marcar o aniversário dos 470 anos de história de Ilhéus. As primeiras bandas que abrilhantarão o público regional serão Psirico e Lordão, com apresentação programada para as 21 horas do dia 27, na praça Dom Eduardo. E no dia seguinte – 28, também a partir das 21 horas – ponto alto das festividades, o chão da praça vai balançar com um megashow protagonizado pelo grupo considerado um sucesso nacional e um dos líderes de vendagem de CDs no país, Harmonia do Samba. A expectativa é que da participação nesses dois dias de um público estimado em 30 mil pessoas, que contará com um forte esquema de segurança montado em parceria pelas polícias Civil, Militar e prefeitura, com a mobilização inclusive de seguranças particulares.

De acordo com a programação oficial, no dia 28, às 5 horas da manhã, a população de Ilhéus poderá acompanhar na avenida Soares Lopes, uma alvorada-festiva. Às 8h15min, haverá o hasteamento de bandeiras, na praça Dom Eduardo, seguida de uma missa solene, às 8h30min, na catedral de São Sebastião. A agenda também inclui a solenidade de entrega de comendas do mérito de São Jorge dos Ilhéus, às 10 horas, no Teatro Municipal.
Um outro destaque na programação do 28 de junho é a inauguração do Bataclan, que foi inteiramente restaurado através de uma parceria com a Petrobrás, às 11 horas. Já na parte da tarde, às 17 horas, haverá a encenação da peça teatral “Ode à capitania”, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho; além da solenidade de encerramento do VI Fórum Compromisso de Ilhéus, às 18 horas, na avenida Soares Lopes.
Às 19 horas, está confirmada a palestra da professora e historiadora Consuelo Pondé, promovida pela Academia de Letras e Instituto Histórico de Ilhéus, às 19 horas, na sede da entidade. E encerrando as festividades, às 20 horas, no salão temático do Bataclan, apresentação do show “A noite do Bataclan” e às 21 horas, show com o grupo Harmonia do Samba, na praça Dom Eduardo, que promete atrair um grande público.
COMENDAS – A outorga da comenda da ordem do mérito São Jorge dos Ilhéus tem a finalidade de homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município, com um número limitado de pessoas. Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro condecora com prêmio personalidades que realmente se dedicam em elevar o nome da cidade, seja residindo no próprio município como também aqueles filhos que foram buscar oportunidades em outros locais.

BIBLIOTECA FAZ EVENTO PARA COMEMORAR DIA DA CIDADE

Com uma declaração de amor a Ilhéus inspirada em versos do poeta Sosígenes Costa, a Biblioteca Pública Adonias Filho e o Arquivo João Mangabeira prestam sua homenagem ao município que estará completando 470 anos de história na segunda-feira, 28 de junho. Denominada da “Ode à Capitania”, a declaração será articulada através de performance teatral protagonizada pelo ator Rogério Mattos, às 17 horas do dia 28, nas escadarias externas dos equipamentos localizados na praça Castro Alves. A apresentação será prestigiada pelo prefeito Ribeiro e outras autoridades, além de secretários municipais e lideranças políticas.

A “Ode à Capitania”, adaptação que teve “Narciso” como um dos poemas de base do texto, é composto de diversos versos inspirados nas belezas da cidade . “Narciso” foi escrito por Sosígenes Costa na década de 40, e publicado pela Fundação Cultural de Ilhéus em 2002. A performance teatral, que tem a duração de quinze minutos, será acompanhada por um percussionista e se integra a programação de aniversário da cidade, segundo informação de Maria Luiza Heine, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, mantenedora da Biblioteca e do Arquivo.
EXPOSIÇÃO – Heine informou ainda que, além dessa atividade, os equipamentos – Biblioteca e Arquivo – realizam, depois da apresentação, uma exposição de obras raras – livros e revista dos séculos 17, 18 e 19. Na oportunidade, haverá também uma pequena mostra de livros em braille, método de leitura direcionados a deficientes que será implantado na biblioteca, com o objetivo de oferecer opção de leitura aos deficientes e possibilitar pesquisa.

ATRAÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS NO ILHÉUS FORRÓ

O grande número de atrações é um dos principais destaques do Ilhéus Forró 2004, um dos maiores festejos juninos – São João- de todo interior baiano e que será realizado, de amanhã (23) até sábado (27), pelo terceiro ano consecutivo na Estância Hidromineral de Olivença, distante 14 quilômetros da sede do município. Nomes consagrados no cenário musical nacional e regional se reverão nos dois palcos armados na praça Cláudio Magalhães, para permitir rapidez no revezamentos das bandas e não deixar o clima esfriar.

As primeiras horas de arrasta pé serão animadas pela banda Zabumbahia, que abre às 23 horas de amanhã (23) as atrações do Ilhéus Forró. Em seguida, subirão aos palcos do circuito do forró ilheense as bandas Forró do Karaó, É Só Filé, Açucena Cheirosa e banda de Bali, mostrando como vai ser o clima que se prolongará até as primeiras horas de sábado, com o objetivo de não deixar ninguém parado. Os coordenadores garantem que não faltarão atrações durante os festejos de São João no município e que a temperatura se manterá alta a partir do início da festa.

No Dia de São João – 24 de junho – o arrasta pé começa mais cedo com a Fazendarte, que se apresenta a partir das 13 horas no circuito para alegria daqueles que gostam de forró pé-de-serra. Na quinta-feira, 24, a animação continua com nomes como Kaldo de Cana, Circuito Fechado, S4 & Cia. O forró segue prossegue com Stampa do Forró, Cacau com Leite, Forró Chinelado e Mel de Forro, itassucy e Banda, Silvano Júnior, Fetiche, Lordão, e Cláudio Bahia, fechando a madrugada de sexta-feira.

Na noite de sexta-feira, 27, o público poderá dançar ao som de bandas que tocarão até as primeiras horas da manhã de domingo, a exemplo de Forró Tinguilingue, Lito e Banda, Top Gun, ivan Moraes, Forró do Nengo, Cacete Armado e Márcia Alencar que fecha os atrações dos festejos juninos da Estância Hidromineral de Olivença.