ILHÉUS ECO CINE

Através de parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus e a Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), e apoio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Semana do Meio Ambiente vai contar com mostra de vídeos sócio-ambientais, que integra a “Ilhéus Eco Cine 2004”. O evento reunirá 40 curtas-metragens de cinema e vídeos em cerca de 10 horas de exibição e uma mostra competitiva com diretores e produtores regionais. Na oportunidade, serão projetados documentários, reportagens, ficções, ensaios, vídeos experimentais e desenhos animados que tratam das questões ecológicas, de temas relacionados com a construção da cidadania e resgate da memória cultural no Brasil. A exibição será de 9 a 11 de junho, das 16 às 21 horas, no Cine-Teatro Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural.

Segundo o organizador, jornalista Paulo Paiva, muitas obras que serão exibidas na Ilhéus Eco Cine 2004 foram premiadas no Brasil e no exterior, a exemplo de “Ilha das flores” e “Essa não é a sua vida”, filmes de Jorge Furtado, considerados, respectivamente, um dos dez melhores curtas da década de 80 e 90. Diversos trabalhos enfocam o sul da Bahia como o recém-lançado documentário “APA da Lagoa Encantada”, do Centro de Recursos Ambientais (CRA), e o “Verde como o cacau da Bahia” da Ong Jupará, considerado pelo júri popular o melhor vídeo do Festival Internacional do Vídeo Ambiental de 2003.

Lembra Paiva que a mostra competitiva de curtas teve as inscrições prorrogadas até o dia 04 de junho e os vídeos deverão tratar da mesma temática da mostra principal e aceitará curtas metragens com até 30 minutos de duração. “As cópias podem ser em VHS, DVD ou em mini-DV, que deverão ser entregues junto com a inscrição, na sede da Fundação Cultural. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones 234-5158 e 634-8986 ou pelo e-mail ilheusecocine@yahoo.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *