O tema central do VIII ERA- NE é “Agroecologia: Realidade, Potencialidades e Desafios”, e conta com a presença de referências nacionais nesta área, como Sebastião Pinheiro, do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Agricultura e Saúde — Gipas/RS, Carlos Jorge Rosseto, do Instituto Agronômico de Campinas/SP e João Pedro Stédile, Coordenador Nacional do Movimento dos Sem-Terra — MST que vai participar com representantes da CNPC, Ceplac e Incra, de uma mesa-redonda sobre “O Meio Agrário e Agricultura na Atualidade: uma questão sócio-econômica”, sexta-feira(28), às 8 horas.
O encontro pretende ampliar as discussões em torno das sementes crioulas e transgênicas e da sustentabilidade, contribuindo para o debate sobre desenvolvimento rural sustentável dentro e fora da universidade. O ERA, além de painéis e da mesa-redonda, promoverá mini-cursos sobre Princípios Agroecológicos, Latifúndios de Terra e Ar, Direito Ambiental, dentre outros.
História – Em 1954 Os estudantes de agronomia do País se organizam a nível nacional e criam o Diretório Central do Estudantes de Agronomia do Brasil. Apesar da repressão em 1972 fundam a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil.
O Encontro regional de Agroecologia é um espaço organizado pelas coordenações regionais em conjunto com a comissão organizadora da sede do evento. Participam estudantes de graduação, pós-graduação, doutorado e professores da área de agrárias, biologia, sociologia, comunicação, técnicos agrícolas, agricultores da região, entidades governamentais e não-governamentais, movimentos sociais populares e a sociedade como um todo.