CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

A campanha de multivacinação na zona rural de Ilhéus começou a ser deflagrada hoje (25), com a atuação de diversas equipes que se encontram trabalhando em mais de 50 roteiros, imunizando crianças com menos de cinco anos de idade que moram em localidades situadas em estradas vicinais, fazendas, povoados, vilas e distritos. Para isso, já estão disponíveis vacina tríplice ou DPT, contra difteria, tétano e coqueluche; dupla viral, contra sarampo e rubéola; BCG, contra tuberculose; tríplice viral, contra sarampo, rubéola e difteria; febre amarela; hepatite B, e tetravalente, contra tétano, coqueluche e meningite por Haemophilus tipo b.

Informa a coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ilhéus, que, para que os trabalhos alcancem pleno êxito na zona rural, equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e Agentes Comunitários de Saúde vão contribuir muito para o sucesso da campanha, divulgando sua importância junto à comunidade e ao mesmo tempo participando de forma efetiva durante sua execução. “É muito importante a interação entre essas duas equipes, para que haja um maior melhoramento no trabalho de rotina nesse processo de cobertura vacinal”, diz o secretário Paulo Medauar.

META – Na zona urbana, o início dos trabalhos vacinais nas escolas e creches está marcado para o dia 31 e no dia nacional de multivacinação – 5 de junho -, quando vão funcionar em toda a cidade 50 postos. A meta é imunizar 22 mil crianças de 0 a 5 anos de idade. Este ano, a campanha traz como slogan “A gotinha que vale ouro”, que tem a intenção de alcançar coberturas vacinais altas e homogêneas contra a poliomielite e continuar mantendo o trabalho de erradicação da doença no país, através de ação conjunta entre as secretarias estadual e municipal de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *