COMBATE À VIOLÊNCIA

O prefeito Jabes Ribeiro estará encaminhando ainda nos próximos dias à Câmara de Vereadores de Ilhéus, o projeto que cria o Conselho Municipal de Segurança Pública e o Fundo Municipal de Segurança Pública. O projeto deverá tramitar em regime de urgência no Legislativo e prevê dentre outras coisas a integração de organismos do governo municipal, do Estado e da União para garantir a segurança da população e ampliar o combate à violência.
Segundo o secretário de Governo, Soane Nazaré de Andrade, o projeto está concluído e foi elaborado através da Procuradoria Geral do Município. Ele também define a participação das diversas instituições públicas e não governamentais que vão integrar o conselho, o qual deverá também supervisionar a aplicação dos recursos do fundo de segurança pública.

O secretário destaca que o prefeito deu às últimas instruções para acelerar o encaminhamento do projeto e que o mais importante é a participação de órgãos da sociedade civil no conselho, que ganha em termos de representatividade e agrega ao mesmo tempo órgãos públicos de segurança (Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Polícia Rodoviária), além do Judiciário e do Ministério Público.
A proposta do conselho foi aprovada após uma série de reuniões do prefeito Jabes Ribeiro com representantes da área de segurança, do judiciário e da sociedade civil para discutir estratégias para o combate à violência. O projeto é considerado inovador e aparece como um desdobramento de uma experiência bem sucedida do Programa Prefeitura Cidadã, que implementou em diversos bairros onde foi implantado, os conselhos comunitários de segurança integrando com bons resultados a polícia e a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *