Dentro do projeto de beneficiar os moradores de áreas carentes, que ocuparam terrenos irregularmente de domínio do município, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, promoveu mais uma reunião com a finalidade de entregar um novo lote de escrituras públicas. Desta vez, os beneficiados foram os moradores do alto da Esperança, no bairro do Malhado, na zona norte, que receberam 146 concessões de uso, o que garante o direito de posse dos terrenos, possibilitando a partir de agora, seus proprietários obter processos de empréstimos, visando ampliação de construções domiciliares.
A entrega de escrituras públicas atende proposta de regularização fundiária do Ministério das Cidades, e se volta para atender aquele que não possui nenhum outro imóvel, além de comprovar temporariedade no local, conforme afirma o secretário de Administração, Antônio Madureira. Segundo ele, o prefeito já realizou a entrega de mais de 2.400 escrituras no bairro do Nelson Costa, na zona sul da cidade, e também no alto do carvalho, zona norte.
Além do alto da Esperança, Nelson Costa e alto do Carvalho, os próximos moradores a ser beneficiados residem na rua da Horta e em Vila Freitas, com 250 escrituras, e ainda as comunidades dedo bairro de Banco da Vitória, zona oeste, e avenida Princesa Isabel, com um total de 2.000 regularizações fundiárias. “Esse é um projeto que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura e que continuará tendo plena continuidade, até que possamos beneficiar o maior número de pessoas, garantindo a posse de terra e do seu patrimônio”, salientou o prefeito Jabes Ribeiro durante o encontro na Associação dos Moradores do alto da Esperança.