Uma nova oportunidade para quem pretende obter capacitação profissional, tendo em vista o ingresso num mercado de trabalho cada vez mais exigente ou no quadro de empreendedores, será oferecida em Ilhéus através de cursos promovidos pela Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, em parceria com Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) Ceplac, Senac, Senai, Sebrae, EBDA e secretaria estadual de Trabalho e Ação Social. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Zugaib, garante que os cursos serão voltados para as áreas de hotelaria, turismo, informática, agrícola e industrial, e fazem parte de um projeto integrado de capacitação do trabalhador.
Justificando a promoção, Antonio Zugaib disse que, “para o trabalhador exercer sua função com competência e eficiência é necessário que ele esteja bem capacitado. Nesse sentido, as instituições responsáveis pelo desenvolvimento em Ilhéus elaboraram uma programação envolvendo setores essenciais de nossa economia, e escolheram os cursos que são mais requisitados pelos trabalhadores”. Ele informou que os cursos serão ministrados em diversos locais, como Uesc e assentamentos agrários, entre outros.
Sobre a importância dos cursos, o prefeito Jabes Ribeiro falou que “a participação dos trabalhadores é um fator essencial para o sucesso do projeto, e só através da promoção de uma capacitação forte e atuante é que eles poderão desempenhar melhor suas funções, galgar postos mais elevados e contribuir para o desenvolvimento econômico de sua empresa e conseqüentemente do município de Ilhéus”.
Dentro do projeto de capacitação serão oferecidos cursos de garçom, barmen, cozinheiro, preparo de café da manhã, inglês e espanhol, espanhol aplicado ao turismo, qualidade no atendimento, recepcionista de hotel, camareira, fabricação de doces, montagem e microcomputador, informática básica, eletricidade predial, eletricidade industrial, recorte e estofamento, clonagem, apicultura e piscicultura. De 11 a 16 de maio será realizado no assentamento Frei Vantuir, curso de agricultura orgânica; de 18 a 19 deste mês, na sede regional da Ceplac, situada no quilômetro 22 da rodovia Jorge Amado, curso de clonagem de cacau; no dia 13 também de maio, curso de fabricação de doces. Informações através do e-mail farias@sedecon.com.br