Segundo Jabes, “o êxodo rural decorrente da grave crise da cacauicultura, nos últimos dez anos, impôs ao município de Ilhéus um crescimento populacional desordenado, com agravamento da pobreza e todas as consequências sociais daí decorrentes, criando entre nós, uma realidade brutal: o drama da fome”.
E continua: “Como é sabido o desemprego ainda é o maior câncer do País. Enquanto não surge uma solução de curto prazo para essa realidade – apesar do esforço dos governos federal, estadual e municipal para minimizar esse problema -, os reflexos são inevitáveis para a população mais carente em situação de risco nutricional e para os que não fazem parte da rede de proteção social”.
Para enfrentar esses problemas, o prefeito Jabes Ribeiro diz que, “entre outras iniciativas pertinentes, vimos solicitar a instalação do restaurante Popular em Ilhéus, esperando contar com a devida compreensão e sensibilidade de Vossa Excelência, sentimentos estes que sempre estiveram presentes a ajudaram-no na tomada de decisões sábias como homem público”.
“Nesse sentido – continua o prefeito -, rogamos sejam disponibilizados os recursos necessários para, junto ao governo do estado e com a vontade política do governo municipal, instalarmos uma unidade em Ilhéus, oportunidade em que declaramos apoio incondicional ao empreendimento, inclusive o espaço físico necessário e outras ações que estejam ao alcance da administração local”.