O agricultor Fausto Pinheiro, diretor do Sindicato Rural de Ilhéus, foi eleito por unanimidade hoje à tarde, em Brasília, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Agronegócio do Cacau e Sistemas Florestais Renovavéis, durante reunião presidida pelo Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, com a participação de representantes de instituições privadas ligadas à lavoura cacaueira e do setor público. A Câmara Setorial compõe a estrutura funcional do Conselho do Agronegócio do Ministério da Agricultura e foi instalada ontem mesmo pelo ministro. A próxima reunião da Câmara já está marcada para o dia 15 de junho, também em Brasília.
Dentre as entidades que compõem a Câmara Setorial do Cacau, estão a Associação dos Municípios das Regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia(Amurc), a Ceplac, CNPC, Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia(Faeb) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária(CNA). O presidente da Amurc e prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, que participou da reunião no Ministério da Agricultura, considerou da maior importância para a região e para Ilhéus a indicação do agricultor Fausto Pinheiro para a presidência da Câmara do Cacau, destacando o conhecimento e a militância de Pinheiro no movimento de recuperação da lavoura.
A Câmara Setorial terá caráter consultivo reunindo representantes da cadeia produtiva. Compete à entidade promover o diagnóstico sobre os múltiplos aspectos que envolvem a discussão e proposições referente à cadeia produtiva do cacau, seja em seus aspectos de curto, médio ou longo prazo, além de propor e encaminhar soluções ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que visem ao aprimoramento da Cadeia Produtiva, considerando a expansão dos mercados interno e externo, bem como a geração de empregos, renda e bem estar social por meio da ampliação e consolidação dos elos da Cadeia.