Os trabalhos da campanha de vacinação contra a gripe em Ilhéus prosseguem até o dia 5 de maio, com a finalidade de despertar mais atenção da população com idade acima de 60 anos que ainda não teve tempo suficiente para receber a dose nas unidades de saúde do município e ao mesmo tempo sobre a importância de se vacinar. Conforme garante a Coordenação de Vigilância à Saúde, através do Programa Municipal de Imunização, a meta é chegar ao patamar de 21 mil e 513 pessoas tanto no perímetro urbano como na zona rural, sob a operacionalização da secretaria municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde.
Alerta a coordenação dos trabalhos que as pessoas responsáveis por idosos que se encontram acamados deverão procurar as unidades de saúde e solicitar a vacina. Mas para isso é necessário que deixem o endereço e a forma de contato para que um dos membros da equipe realize a imunização em domicílios. Lembra que a gripe é uma doença altamente infecciosa causada por um vírus muito instável. De forma rápida ele dissemina em todo o mundo surtos endêmicos sazonais, afetando de 5 a 30 por cento da população. Cada epidemia e seus índices de morbimortalidade corresponde a um problema para o setor de saúde pública. Apesar de ser considerada por muitos como uma doença benigna, a gripe é capaz de causar efeitos devastadores na população de um país.
ZONA RURAL – Na zona rural, até o dia 5 de maio todo pessoal que sempre atuou nos trabalhos de vacinação estará em contato com as pessoas que residem em localidades situadas em estradas vicinais do município, além das unidades de saúde que funcionarão normalmente, seguindo orientação da Secretaria de Saúde.