ILHÉUS VAI SEDIAR ASSEMBLÉIA DO FÓRUM DE CONSELHOS TUTELARES

Ilhéus vai sediar a Assembléia do Fórum Permanente dos Conselhos Tutelares do Estado da Bahia, evento que será realizado nos dias 29 e 30 de abril, e 1º de maio, na Fundação Cultural e no Centro de Treinamento de Líderes do Seminário de Ilhéus, localizado no quilômetro 0 da rodovia Jorge Amado. A solenidade de abertura do evento está prevista para às 9 horas do dia 29 de abril, na Fundação Cultural, e o principal objetivo da iniciativa se constitui na criação da Associação dos Conselheiros Tutelares da Bahia, além da discussão a respeito da necessidade desses instrumentos – conselhos – como ferramentas para a garantia do direito da criança e do adolescente.

O presidente do Conselho Tutelar de Ilhéus, Ednaldo Lopes de Araújo Filho, garante que durante a realização da assembléia haverá muitos debates sobre os mecanismos que devem ser adotados para o fortalecimento dos conselhos, tendo em vista a necessidade de adoção de medidas eficientes para uma atuação de qualidade dos membros. Segundo ainda o presidente, “o fórum é um organismo que foi pensado e criado pelos próprios conselheiros, portanto devemos articular com todos os municípios para a participação efetiva de todos eles, como forma de melhorar a atuação dos respectivos conselhos”.
Ednaldo Filho disse também que consta da solenidade de abertura do evento, palestras sobre o papel do fórum estadual dos Conselhos Tutelares, sistema de garantia de direito da criança e do adolescentes e atribuições do Ministério Público e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ainda no dia 29, acontece na Fundação, a apresentação do relatório da coordenação geral, regionais e informes do Congresso Nacional de conselhos Tutelares e oficinas dos Conselhos de Direitos e Tutelares.
Nos dias 30 de abril e 1º de maio as atividades do eventos serão desenvolvidas no Centro de Treinamento de Líderes do Seminário de Ilhéus. Ali serão realizadas diversas oficinas e demais atividades como capacitação para conselheiros tutelares, diretrizes do fórum de conselhos (plano de ação), além da criação da associação e eleição da coordenação do fórum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *