MUTIRÃO PARA PREVENIR CÂNCER DE MAMA

Uma ampla campanha visando detectar possíveis casos de câncer de mama na mulher e no homem, além de alertar a população sobre a importância de fazer exames preventivos, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Ilhéus, realiza dois dias – 16 e 17 deste mês -, um mutirão. Na oportunidade, será disponibilizado um trailler onde serão exibidos vídeos com temas ligados à promoção da saúde e palestras que serão ministradas por técnicos sobre a política nacional para o controle do câncer de mama, que reúne novas estratégias para detecção precoce e tratamento que pretendem reduzir em pelo menos 20% a taxa de mortalidade pela doença no Brasil. Os trabalhos terão início às 8 horas, no calçadão da rua Marquês de Paranaguá, ao lado da agência local do Banco do Brasil.

Tendo a saúde como uma das prioridades de sua administração, o prefeito Jabes Ribeiro destaca que a Secretaria de Saúde mantém em sua rede básica o Programa de Assistência à Saúde da Mulher que são assistidas por diversos técnicos, a exemplo de ginecologista e enfermeiras que são capacitadas para realizar exames de mama. Em função disso, segundo o secretário Paulo Medauar, todas as mulheres são orientadas a fazer o auto-exame e detectar sinais anormais, como presença de nódulos na mama, deformação ou alteração no contorno natural da mama, retração ou desvio do mamilo, saliência ou reentrância da pele da mama, irritação da pele em torno do mamilo ou da aréola, perda de sangue ou líquido escuro pelo mamilo ou caroço duro na axila. Uma semana após o início da menstruação é a época adequada para fazer o auto-exame.

Ao ser questionado sobre o assunto, o secretário considerou que é importante a participação da população no mutirão, “uma vez que Ilhéus precisa continuar mantendo esses programas, porque, na realidade, eles se constituem numa das prioridades dos órgãos de saúde do município, definidas pelo prefeito Jabes Ribeiro”, enfatizou. Explica ainda que um dos objetivos do mutirão é chamar a atenção das pessoas, já que a doença detectada o quanto antes se torna mais fácil evitar a morte do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *